Mogi das Cruzes está confirmada como cidade-sede da Copa SP de 2020

Município de quase 500 anos -completa 460 em 2020-, os mogianos têm um dos clubes mais antigos do estado de São Paulo

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 31 - Mogi das Cruzes está confirmada como cidade-sede da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Município de quase 500 anos -completa 460 em 2020-, os mogianos têm um dos clubes mais antigos do estado de São Paulo e um estádio bastante estruturado após reforma na época da Copa do Mundo de 2014 no Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão. Entre as revelações da cidade, destaque para o zagueiro Felipe.

HISTÓRIA DA CIDADE LIGADA AO FUTEBOL
Fundada em 1560 por exploradores portugueses que usavam a região como ponto de parada entre São Paulo e Rio de Janeiro, a cidade faz divisa com a Zona Leste da capital paulista e tem aproximadamente 450 mil habitantes. Como consequência, tem também um dos clubes com a data de fundação mais antiga do estado, já que o União Futebol Clube surgiu em 1913.

Mogi das Cruzes está confirmada como cidade-sede da Copa SP de 2020
Mogi das Cruzes está confirmada como cidade-sede da Copa SP de 2020
Sua participação em torneios da FPF, porém, acontece apenas a partir de 1951 e depois entre 1955 e 1959, sempre na segunda divisão. Nessa época teve a companhia do Vila Santista Futebol Clube, que oscilou entre segunda e quarta divisões entre 1957 e 1961. Em 1964, o Clube Atlético Ypiranga disputou a quarta divisão de forma isolada. Após anos sem um clube nas competições profissionais, o União retorna às disputas em 1979, de onde nunca mais saiu, atingindo o ápice entre 1982 e 1993, atuando pelo equivalente à Série A2 atual.

Nessa última temporada, um dos atacantes do time era Neymar, pai do atacante do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira, natural da cidade de Mogi das Cruzes. Campeão da Segunda Divisão paulista em 2006, o clube, porém, tem como grande revelação o zagueiro Felipe, atualmente no Atlético de Madrid, da Espanha e com convocações para a seleção. Também mogiano, disputou a Segunda Divisão pelo clube, antes de se destacar no Bragantino e ir para o Corinthians. Do Parque São Jorge passou pelo Porto antes de chegar ao futebol espanhol.

Recentemente, em 2004, o União ganhou um rival: o Clube Atlético Mogi das Cruzes Futebol Ltda que desde então disputa apenas a Segunda Divisão, o equivalente ao quarto escalão. O histórico do confronto entre os rivais aponta vantagem ao time mais tradicional, apesar de haver equilíbrio. Desde 2005 foram 22 jogos com nove vitórias do União, contra seis do Atlético e outros sete empates.

DATA MARCADA
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.