ELIMINATÓRIAS EURO: Bélgica goleia Escócia por 4 a 0 em Glasgow

Com o triunfo fora de casa, os belgas também se garantiram na liderança isolada do Grupo I das Eliminatórias, com 18 pontos

por Agência Estado

Campinas, SP, 09 - A Bélgica continua arrasadora nas Eliminatórias da Eurocopa de 2020. A seleção do país conquistou nesta segunda-feira a sua sexta vitória em seis jogos no qualificatório para a competição continental ao golear a Escócia por 4 a 0, em Glasgow, e assim se manteve com 100% de aproveitamento em sua campanha.

Com o triunfo fora de casa, os belgas também se garantiram na liderança isolada do Grupo I das Eliminatórias, com 18 pontos, três à frente da Rússia, que se consolidou ainda mais na segunda posição ao bater o Casaquistão por 1 a 0, em Kaliningrado, graças a um gol marcado pelo brasileiro naturalizado russo Mário Fernandes aos 44 minutos do segundo tempo.

O JOGO

No confronto em solo escocês, a Bélgica atropelou a seleção da casa já no primeiro tempo, no qual abriu 3 a 0 em apenas 32 minutos com gols de Romelu Lukaku, Thomas Vermaelen e Toby Alderweireld.

Com o placar confortável, a equipe Roberto Martinez pôde diminuiu o seu ritmo na etapa final, mas isso não a impediu de selar o 4 a 0 com um gol de Kevin De Bruyne, aos 37. E De Bruyne, jogador do Manchester City, foi o grande nome desta partida, pois ele ainda deu assistências para os outros três gols marcados pela sua equipe.

A seleção belga goleou a Escócia por 4 a 0 (Foto: Divulgação/UEFA)
A seleção belga goleou a Escócia por 4 a 0 (Foto: Divulgação/UEFA)

Vale lembrar também que a Bélgica goleou a Escócia mesmo sem poder contar com Eden Hazard, o seu principal craque, que acabou sendo cortado destes últimos dois confrontos da seleção nas Eliminatórias por motivo de lesão.

Ele também ficou fora do duelo diante de San Marino, na sexta-feira, quando os belgas golearam pelo mesmo placar de 4 a 0 em outra partida em que atuaram como visitantes.

CLASSIFICAÇÃO

Com um poderoso setor ofensivo, a seleção do país agora acumula 19 gols marcados em seis partidas, sendo que a sua defesa foi vazada apenas uma vez até agora. Por outro lado, os escoceses balançaram as redes em somente cinco ocasiões no qualificatório europeu e ainda caíram para a penúltima posição deste Grupo I, no qual somam seis pontos.

Eles foram ultrapassados pelo Chipre, que goleou San Marino por 4 a 0, fora de casa, em outro jogo desta segunda, e assumiu a quarta colocação, com sete pontos.

Com a mesma pontuação dos cipriotas estão os casaques, que ocupam o terceiro lugar pelos critérios de desempate, mas que ficaram ainda mais distantes da Rússia, que chegou aos 15 pontos e fecha a zona de classificação à próxima fase das Eliminatórias.

No duelo na Arena Kaliningrado, que foi um dos palcos da Copa do Mundo de 2018, os russos sofreram para superar a defesa do Casaquistão, mas o lateral-direito Mario Fernandes garantiu o triunfo no fim ao completar para as redes um passe de Aleksandr Golovin.

GRUPO G

Outras três partidas, válidas pelo Grupo G das Eliminatórias da Eurocopa, foram disputadas nesta segunda-feira. Em uma delas, a Polônia decepcionou a sua torcida ao não passar de um 0 a 0 com a Áustria, em Varsóvia. Os poloneses lideram a chave, com 13 pontos, mas agora estão apenas dois à frente da Eslovênia, que assumiu a vice-liderança ao bater Israel por 3 a 2, em casa, com dois gols de Benjamin Verbic, sendo o último deles aos 45 minutos dos segundo tempo.

Os austríacos, com 10 pontos, caíram para o terceiro lugar. Já os israelenses são os vice-lanternas, com oito, mesma pontuação da Macedônia do Norte, que subiu para o quarto lugar ao superar a Letônia por 2 a 0, fora de casa, em outro duelo do dia. Os letões, com seis derrotas em seis jogos, ainda não pontuaram.