CEARENSE: Ceará passa pelo Ferroviário e faz final contra o Fortaleza

As datas dos jogos decisivos ainda serão definidos pela Federação Cearense de Futebol (FCF)

por Rivail Oliveira

Fortaleza, CE, 19 (AFI) - Em um jogo muito complicado, o Ceará venceu o Ferroviário neste domingo, por 1 a 0, no Castelão, e se garantiu na grande final do Campeonato Cearense. O gol foi marcado por Felipe Silva aos 37 minutos do primeiro tempo.

O adversário da final será o Fortaleza, que no último sábado se classificou com uma vitória sobre o Guarany de Sobral, também por 1 a 0, no Castelão.

A Federação Cearense de Futebol (FCF) ainda vai marcar as datas das finais. Mas tanto Ceará quanto Fortaleza estarão envolvidos na Copa do Nordeste, que será realizada em Salvador.

VOZÃO ABRE O PLACAR
Logo aos cinco minutos Rick pela esquerda fez boa jogada, mas o ataque alvinegro não aproveitou. A resposta do Ferroviário veio com Elves, que bateu mal. Depois, Marthã e Rafael Sóbis desperdiçaram para o Ceará.

Ceará sofreu, mas conseguiu a classificação diante do Ferroviário (Foto: Xandy Rodrigues/FAC)
Ceará sofreu, mas conseguiu a classificação diante do Ferroviário (Foto: Xandy Rodrigues/FAC)

Depois de Nicolas defender chute de Charles, o Vozão abriu o placar aos 37 minutos. Rafael Sóbis cruzou e Felipe Baxola desviou para o gol. Na sequência, Charles só não ampliou porque a bola raspou o travessão antes de sair.

Na melhor oportunidade do Ferroviário, aos 45 minutos, Wellington Rato cobrou falta, Fernando Prass soltou e Vitão, com o gol aberto, conseguiu mandar nas mãos do goleiro.

FERRÃO VAI PARA O "TUDO OU NADA"
O Ferroviário saiu mais para o jogo no segundo tempo, enquanto o Ceará tentou administrar a posse da bola e acertar o contra-ataque. Logo no primeiro minuto, Rogério pegou o rebote e a bola saiu. Depois foi a vez de Rick desperdiçar duas chances.

Após os sustos, o Ferroviário melhorou e começou a criar lances de perigo. Fernando Prass defendeu chutes de Madson e Caíque. Aos 21 minutos, Dedé cabeceou pela linha de fundo. A resposta do Ceará veio em falta cobrada por Ricardinho na trave.

O Ferroviário partiu com tudo para cima do Ceará nos minutos finais (Foto: Xandy Rodrigues/FAC)
O Ferroviário partiu com tudo para cima do Ceará nos minutos finais (Foto: Xandy Rodrigues/FAC)

Nos 15 minutos finais, o Ferroviário se lançou para o tudo ou nada. Aos 40, a defesa alvinegra bateu a cabeça, Dedé arrematou e Prass salvou. Dois minutos depois, o Ferrão reclamou de um toeque na mão de Tiago, mas o árbitro nada marcou.

"SÃO PRASS" EVITA A PRORROGAÇÃO
Já nos acréscimos, Fernando Prass salvou o Ceará em três oportunidades. Primeiro em cobrança de falta de Wellington Rato. No rebote, o goleiro fez duas grandes defesas evitando o gol que levaria a partida para a prorrogação.

PRÓXIMOS JOGOS
Na quarta-feira, o Ceará enfrenta o CRB, às 20 horas, em Salvador, valendo vaga na segunda fase da Copa do Brasil. O Ferroviário volta suas atenções para o Brasileiro da Série C, onde estreia dia 8 ou 9 de agosto, em Fortaleza, contra o Botafogo-PB.

Confira os resultados da 1ª rodada
Fortaleza
1
x
0
Guarany de Sobral-CE
Ceará
1
x
0
Ferroviário-CE