Série D: São Paulo pleiteia outra vaga com desistência do Marcílio Dias-SC

Time catarinense jogou a toalha oficialmente, neste sexta-feira

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 22 (AFI) - Após uma longa novela judicial, que ainda deixou resquícios, o Campeonato Brasileiro da Série D finalmente terá inicio depois de 22 dias de adiamento. Apesar da ansiedade dos 40 clubes, os primeiros a entrarem em campo são Mixto-MT e Sampaio Corrêa-MA, que se enfrentam neste sábado, às 16h (horário de Brasília), em Cuiabá-MT.

Sendo assim, as 12 partidas restantes acontecem neste domingo, em horários diferentes com Vilhena-RO e Remo-BA encerrando a primeira rodada, às 18h, em Rondônia. Ao todo, serão 16 partidas por rodada, mas a briga judicial iniciada pelo Brasil de Pelotas-RS, que travou o adiamento da competição, deixou alguns resquícios, que devem durar por alguns dias.

Sem recursos financeiros, Gurupi-TO, Resende-RJ e Marcílio Dias-SC desistiram da disputa por entenderem que a competição se tornou inviável depois dos prejuízos acumulados com o adiamento. Para suprir as ausências, o Sobradinho ocupará a vaga deixada pelo Gurupi e o Volta Redonda-RJ entrará na vaga do Resende. Mas a vaga deixada pelo Marcílio Dias-SC ainda é uma incógnita.

Vem mais paulista por aí...
Pela segunda melhor campanha na Copa Catarinense, o Concórdia tem a prioridade na vaga, mas dificilmente disputará a competição. Sendo assim, o Linense-SP deve ocupar a vaga, já que a Federação Paulista de Futebol (FPF) tem uma das melhores pontuações na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e deve conquistar mais uma vaga para os paulistas.

Para isso, a FPF precisa solicitar a vaga junto a CBF, o que deve acontecer nos próximos dias. Se tudo for confirmado, São Paulo pode se tornar o estado com o maior número de representantes com Mirassol, Mogi Mirim e Marília, além no Linense, desbancando Rio Grande do Sul, que contam com três clubes.

Regulamento
Em 2012, os 40 clubes serão divididos em oito grupos de cinco times. Depois de jogos de turno e returno, apenas os dois primeiros de cada chave avançam. A partir disso, a Série D começa a ser disputada em sistema de mata-mata, com partidas de ida e volta.

Os times que se classificarem para as semifinais estarão garantidos na Série C de 2013. E as decisões da quarta divisão do futebol brasileiro serão disputadas nos dias 23 e 30 de setembro.

Confira os jogos da 1ª rodada:

Sábado
16 horas

Mixto-MT x Sampaio Correa-MA

Domingo
15 horas

Guarani-MG x Friburguense-RJ
Resende-RJ x Nacional-MG*

15h30
Cianorte-PR x Marília-SP

16 horas
Ypiranga-PE x Horizonte-CE
Campinense-PB x Petrolina-PE
CSA-AL x Vitória da Conquista-BA
Feirense-BA x Sousa-PB
Gurupi-TO x CRAC-GO*
Aparecidense-GO x Ceilândia-DF
Brasil-RS x Arapongas-PR
Metropolitano-SC x Juventude-RS

17 horas
Penarol-AM x Atlético Acreano-AC
Comercial-PI x Araguaína-TO
Mogi Mirim-SP x Cerâmica-RS

18 horas
Vilhena-RO x Remo-PA

*Partida de times que desistiram da competição