Bahia 2 x 0 Botafogo - Tricolor vence e encerra tabu de 12 anos

O ex-botafoguense Fahel abriu o placar para o Bahia ainda no primeiro tempo

por Agência Futebol Interior

Salvador, BA, 30 (AFI) – O Bahia comprovou a boa fase no segundo turno do Brasileirão e, jogando pela 27.ª rodada, venceu o Botafogo, por 2 a 0, no Estádio Pituaçu, em Salvador (BA). Vitória dos baianos encerra um tabu de 12 anos diante do rival carioca. O Placar Ao Vivo FI acompanhou o resultado do confronto.

O último resultado positivo do Bahia frente ao Botafogo em Campeonato Brasileiro havia acontecido em 2000, também num 2 a 0, só que na Fonte Nova. De lá pra cá os times ainda se enfrentaram em outras cinco oportunidades, sendo três vitórias do Glorioso e mais dois empates.

Com os três pontos, agora o Bahia ocupa a 12.ª posição, com 34 pontos – mesma pontuação que Náutico (10.º), Flamengo (11.º) e Ponte Preta (13.ª). Já o Botafogo, com o revés permanece com 40 pontos, só que agora na sétima posição – a sete do Vasco (4.º colocado).

Bahia na frente
Com uma das melhores campanhas do segundo turno, o Bahia entrou em campo motivado e criando a primeira chance logo aos dois minutos diante do Botafogo. Neto cobrou escanteio e o volante Fahel cabeceou; no centro do gol, Jefferson não teve trabalho para fazer a defesa. O Botafogo não demorou a responder e, tocando bem a bola, aos sete assustou em bom cruzamento do lateral Lucas.

A partida em Pituaçu era equilibrada, quando aos 18 minutos o Bahia abriu o placar. Em novo escanteio de Neto, desta vez Fahel cabeceou forte e não deu chances para o goleiro do Botafogo. A vantagem animou os donos da casa, que passaram a dominar e ter maior posse de bola. A prova disso é que minutos depois Jussandro quase ampliou, mas tropeçou na entrada da área e não conseguiu finalizar.

O Bahia já não tinha a mesma força e com isso o Botafogo voltou a assustar. Aos 30 minutos, Elkesson recebeu cruzamento, mas não conseguiu dominar na área e finalizar. Ainda antes do intervalo, aos 43 o meia Andrezinho recebeu passe de Lodeiro; jogador cruzou na área, porém, ninguém conseguiu completar para o gol de Marcelo Lomba.

Mais três pontos
O Botafogo voltou do vestiário errando muitos passes e distante de empatar. Apesar da posse de bola, os cariocas estavam nervosos, tanto que quase perderam o meia Seedorf por expulsão – jogador se desentendeu com o zagueiro Danny Morais e foi advertido verbalmente pelo árbitro.

Assim como no primeiro tempo, o Bahia era melhor e usava as laterais para chegar ao segundo gol. Foi o que aconteceu aos 15 minutos, quando Elias cruzou na área e Lulinha ajeitou para Gabriel; ele bateu de primeira, mas para fora. E tinha mais Tricolor: Aos 19, Helder cobrou falta e exigiu boa defesa de Jeferson.

A partida já não estava movimentada, quando aos 40 minutos o Bahia fez o segundo e garantiu os três pontos diante do Botafogo. Helder recebeu passe de Kleberson e cortou um adversário; ele chutou forte, no canto de Jeferson que nada pode fazer. Os baianos toaram a bola e só esperaram o apito final.

Próximos jogos!
Devido às eleições do próximo final de semana, o Bahia volta a campo pelo Brasileirão na quinta-feira, para encarar o Flamengo, às 21 horas, no Engenhão. Já o Botafogo, no sábado enfrenta o Fluminense, às 16 horas, também no estádio carioca.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
27ª rodada
Data
30/09/2012
Horário
16h00
Local
Estádio Pituaçu, em - Salvador (BA) (BA)
Árbitro
Heber Roberto Lopes

Assistentes
Fábio Pereira e Bruno Boschilia

Bahia-BA
Marcelo Lomba;
Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro;
Fahel (Fabinho), Hélder, Diones e Zé Roberto (Lulinha);
Gabriel (Kleberson) e Elias.
Técnico: Jorginho
Botafogo-RJ
Jefferson;
Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo;
Gabriel, Jadson (Vitor Junior), Seedorf (Bruno Mendes) e Andrezinho;
Rafael Marques (Lodeiro) e Elkesson.
Técnico: Oswaldo de Oliveira