Brasileirão: Flu perde, mas lidera. Verdão leva virada no Pacaembu

Guarani virou sobre o Flusão e Palmeiras sofreu virada da Raposa

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 5 (AFI) – O Fluminense continua na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos, mas parece emperrado e sem força para se distanciar do Corinthians, vice-líder, com 37 pontos. O time carioca foi barrado pelo Guarani, em Campinas, sofrendo a virada, por 2 a 1. Os dois gols bugrinos foram marcados em cobranças de falta, por Baiano e Fabão.

O Fluminense fica a um ponto (38 a 37) do Corinthians, que agora tem um jogo a menos. Teoricamente, o time paulista poderia liderar em caso de vitória. O Fluminense, portanto, deixou de confirmar, por antecipação, o título de campeão simbólico do primeiro turno.

O G4, então, tem Fluminense, Corinthians, Santos e Internacional. E um detalhe: quatro clubes estão com 31 pontos (Santos, Inter, Botafogo e Cruzeiro). Mas Inter, Santos e Corinthians (e o Vasco da Gama) têm um jogo a menos. Na zona de degola, nenhuma mudança. Hoje caíriam: Goiás, Grêmio Prudente, Atlético-GO e Atlético MIneiro.

Outros dois paulistas entraram em campo, neste domingo à tarde, pela 19.ª rodada. O Palmeiras sofreu a virada do Cruzeiro, no Pacaembu, por 3 a 2, depois de abrir 2 a 0, enquanto o Santos segurou o zero a zero com o Flamengo, no Maracanã.

Flu sofre a virada
O time carioca largou bem no Brinco de Ouro, abrindo o placar com Emerson, após ajeitada de cabeça de Washington. O Guarani empatou com Baiano, cobrando falta, ainda no primeiro tempo.

E no segundo tempo com Fabão, de falta, ficou na frente e manteve a série invicta contra os cariocas. Na semana passada, também de virada, o Guarani fez 2 a 1 sobre o Flamengo, também no Brinco de Ouro. O time de Campinas, com 26 pontos, ocupa a oitava posição.

Palmeiras vacila
No Pacaembu, o Palmeiras largou bem, abrindo 2 a 0, com gols de Kleber, de pênalti, e Maurício ramos, de cabeça, mas depois, no segundo tempo, cedeu o empate à Raposa, com gols de Roger e Montillo. E ainda sofreu o terceiro gol com Farias.

O resultado deixa o Palmeiras com 25 pontos, enquanto o Cruzeiro é quinto colocado, com 29 pontos.

Fla não embala
Mesmo com o comando do técnico Silas Pereira, o Flamengo ainda não engrenou. Fruto também de vários jogadores veteranos e da falta de força. E o empate sem gols com o Santos acabou sendo justo.

Melhor para o Peixe, com 31 pontos, em terceiro lugar – e com um jogo a menos. O Flamengo continua apenas regular, com 22 pontos, mais perto da zona de rebaixamento.

Empate sem graça
Em Florianópolis, ninguém quis se arriscar, por isso, e o empate sem gols entre Avaí e Atlético parecia ser justo e final. Mas num contra-ataque, aos 49 minutos do segundo tempo, Maikon Leite acertou um chute forte e marcou o gol da vitória do Atlético-PR, que chega aos 27 pontos, na aprte de cima da tabela. O Avaí, em queda, continua com 23 pontos, em posição intermediária.

São Paulo vence outra
O tricolor paulista conseguiu sua segunda vitória seguida sob o comando de Sérgio Baresi. E num jogo emocionante, onde virou em cima do Atlético Mineiro, por 3 a 2, em Ipatinga.

O São Paulo já soma 25 pontos, enquanto o Galo continua com 17 pontos, em 17.º lugar, na zona do rebaixamento. Os gols mineiros foram marcados por Obina, ambos de pênalti. Casemiro, Marcelinho e Fernandão anotaram para os paulistas.

Inter bate Prudente
Sabendo o momento certo para marcar seus gols, o Internacional venceu o Grêmio Prudente, por 2 a 0, no Beira Rio. Os dois gols foram de cabeça, marcados por Rafael Sóbis e Leandro Damião.

O Colorado, com um jogo a menos, já tem 31 pontos, em quarto lugar. O Prudente, que não vence há quatro rodadas, soma apenas 16 pontos, em penúltimo, na zona dor ebaixamento.

Dragão tem Elias
Com dois gols de Elias, o Atlético-GO mostrou evolução e goleou o Vitória, por 4 a 1, no Serra Dourada, em Goiânia. Elias fez sete gols em três jogos, e já tem nove na competição. Assim se iguala na artilharia da competição com Bruno César, meia do Corinthians.

Os outros gols goianos foram anotados por Juninho. Elkeson, de falta, anotou para os baianos, que ficam com 22 pontos, em 15.º lugar. O Atlético-GO, em alta, aparece com 17 pontos, e ainda 18.º lugar, na zona do rebaixamento.

Sábado de Timão
O destaque no sábado foi a goleada do Corinthians sobre o Goiás, por 5 a 1. No Engenhão, o Grêmio empatou com o Botafogo, por 2 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0. No Castelão, o Ceará continua em queda e perdeu para o ascendente Vasco da Gama, por 2 a 0.

Próxima rodada

A 20.ª rodada, a primeira do returno, será disputada no meio de semana.
Confira os horários e datas!

Confira os resultados da 19.ª rodada:

Sábado
Botafogo-RJ 2 x 2 Grêmio-RS
Ceará-CE 0 x 2 Vasco-RJ
Corinthians-SP 5 x 1 Goiás-GO

Domingo
16 horas

Avaí-SC 0 x 1 Atlético-PR
Flamengo-RJ 0 x 0 Santos-SP
Palmeiras-SP 2 x 3 Cruzeiro-MG
Guarani-SP 2 x 1 Fluminense-RJ

18h30
Atlético-GO 4 x 1 Vitória-BA
Internacional-RS 2 x 0 Grêmio Prudente-SP
Atlético-MG 2 x 3 São Paulo-SP

Confira a classificação completa!