França x Marrocos é muito mais do que um jogo de futebol

Marrocos representa todo o continente africana e pega, justamente, seu ex-colonizador. Por trás do jogo, há muita história, cultura e costumes.

Confronto de hoje decide o segundo finalista da Copa do Mundo do Catar. Que vencer vai enfrentar a Argentina, de Messi, no domingo.

França x Marrocos - Catar
Um duelo entre Colonizador e Colonizado

Por LUCIANO LUIZ
Enviado especial – FUTEBOL INTERIOR

Doha, Catar, 14 (AFI) – Não é só futebol e muito menos mais uma partida, quando entrarem em campo hoje para decidirem a segunda vaga na final da Copa do Catar, franceses e marroquinos estarão representando nações e histórias que vão muito além de noventa minutos de futebol.

Marrocos hoje é o grito de sobrevivência de um continente, é o carimbo de resistência de uma região acostumada a ser coadjuvante do mundo. Países que construíram suas histórias em meio a saques de suas riquezas e de sua gente através dos anos.

O COLONIZADOR
Do outro lado, uma França que a história deixa lacunas abertas de interpretação em relação à sua importância como colonizador ou explorador.

De uma nação que buscou recursos na mesma África, tanto que, até hoje, é cobrada por ter sua identidade desfocada. Sem originalidade, que repudio abstrata.

E posso garantir que isso não é piração da cabeça de jornalista historiador não, mas é o que vemos nas ruas e nas abertas redes sociais.

DENTRO DE CAMPO
Mas como cobrar tudo isso dos pés do craque Mbappé ou das mãos do goleiro Bounou de Marrocos quando a bola começar a rolar?

Aí terão que cumprir orientações técnicas, se apegarem a seus esquemas táticos onde o grande líder não tem votos e nem dotes reais, mas sim uma prancheta e a patente de treinador.

Que pelo menos todos se empenhem e entreguem ao mundo um grande espetáculo, digno da grandeza de ambas campanhas que colocaram essas equipes para viverem este momento.

Quando acabar o jogo a história terá mais um capítulo para a eternidade e aqui estaremos para conta-la.

Siga a Copa !!!

Confira também: