Duílio dirige perigosamente e o Corinthians pode entrar em parafuso

O presidente Duílio parece não estar preocupado com os gastos mesmo com dívida atual do Timão confirmada em mais de 960 milhões de reais.

Os sonhos delirantes que ele tem de querer contratar Cristiano Ronaldo, Felipe Coutinho e outros passa a ser um verdadeiro estelionato

Presidente do Corinthians elogia o técnico Fernando Lázaro: 'Pronto para assumir'
Duílio Monteiro Alves numa situação delicada. Foto: Reprodução - Onefootball

São Paulo, SP, 9 (AFI) – Entre os quatro grandes clubes do futebol paulista, o Corinthians me parece o que vem sendo administrado de forma mais perigosa. O presidente Duílio parece não estar preocupado com os gastos mesmo com dívida atual confirmada em mais de 960 milhões de reais.

Os sonhos delirantes que ele tem de querer contratar Cristiano Ronaldo, Felipe Coutinho e outros atletas que defendem ou defendiam clubes europeus passa a ser um verdadeiro estelionato. Nem o primeiro mês de salário o Corinthians teria condições de pagar a CR7 (ele ganha mais de 13 milhões por mês) e, em pouco tempo, o clube ficaria com uma dívida impagável que, fatalmente, iria levá-lo a encarar uma difícil fase pré-falimentar.

FLAMENGO É MODELO
O que o presidente corintiano deveria fazer era, isto sim, procurar os dirigentes do Flamengo e saber deles como em curto espaço de tempo o rubro negro carioca recuperou-se das pesadas dívidas que tinha e se transformou no clube de futebol melhor administrado do futebol brasileiro.

Mas como Duílio não pretende seguir o projeto do rubro negro carioca, a única maneira dele começar a sair das dívidas seria reduzir drasticamente a folha de pagamento do futebol do clube e priorizar o pagamento das dívidas mais altas que o clube possui.

Mas, pela sua forma irresponsável de trabalhar eu duvido que Duílio escolha esse caminho e, no final de sua gestão deixará com certeza mais de um bilhão de reais em dívidas para o futuro presidente pagar. 

Willian não é mais jogador do Corinthians
Willian virou fiasco no Corinthians (Foto: Divulgação – Corinthians)

TRICOLOR MAL DAS PERNAS
Outro clube que está com déficit financeiro astronômico é o São Paulo. São mais de 600 milhões de reais em dívidas. Para sorte do clube, o presidente Julio Casares entendeu que deveria dar atenção redobrada aos gastos que estavam bem acima do aceitável, e, nos últimos meses, pagou várias dívidas (em especial aquela que envolvia jogadores) e, neste início de temporada e conseguiu melhorar sensivelmente a situação financeira do clube. 

Ainda assim, o time de futebol não foi esquecido. Várias contratações foram feitas e o time que vai começar a temporada dia 15, tem a possibilidade de produzir bem mais do que aquele que defendeu o clube na última temporada.

Pelo que pude sentir, o São Paulo terá um time cascudo, que vai dividir bola em todos os setores do campo e terá um ataque bastante veloz para chegar mais depressa ao gol adversário. Aliás, ao dar a Rogério Ceni todo o departamento de futebol para administrar. a diretoria acertou em cheio. Tem tudo para dar certo.

SANTOS QUEBRADO

O Santos é outro clube paulista que passa por sérios problemas financeiros. Por isso, sua diretoria através do presidente Andrés Rueda, procurou evitar gastos desnecessários neste início de temporada e apostou na dupla Odair Helmann e Paulo Roberto Falcão para cuidar do futebol do clube.

Odair é um bom técnico, tem ideias novas e pode fazer um bom trabalho. Falcão tem muita experiência em futebol, conhece seus bastidores e poderá ser o conselheiro ideal para Odair dar certo. Paralelamente a diretoria procurou renovar os contratos dos jogadores mais importantes de seu elenco e dispensou alguns jogadores que não vinham produzindo nada e ganhavam alto salário.

É o caso do uruguaio Sanchez, que é um meio campista bem dotado mas que nunca estava em boas condições físicas para ser titular. No final de 2022 ele foi procurado e, de comum acordo, teve seu contrato rescindido.

Enquanto isso, jovens valores que serão aproveitados por Helmann tiveram seus contratos renovados e poderão se firmar como titulares do novo time de futebol do Peixe. As dívidas, que também são altas, foram revisadas e todo mês são amortizadas. Com folha de pagamento em dia, o.Santos poderá sim ser uma das forças do Campeonato Paulista 2023. É o que esperamos.

VERDÃO AINDA MELHOR

Para terminar, vamos falar do Palmeiras. Não é segredo para ninguém que o Verdão é um dos dois clubes mais equilibrados do futebol brasileiro tanto no futebol quanto nas finanças. No futebol o Verdão tem um elenco forte, que é pago em dia e não tem em seu elenco deficiências técnicas.

Com isso, o técnico Abel Ferreira pode trabalhar tranquilo porque tem em mãos um grupo de jogadores de qualidade que lhe permite jogar dentro de um esquema tático que ele considerar ideal o que deixa o Palmeiras numa situação bem tranquila no que se refere a elenco. preparo físico e técnico.

Do outro lado, há a Crefisa, uma financeira de alto nível que, sempre que o clube precisar, investirá no que for preciso para as finanças do clube continuarem estabilizadas. Com esse trabalho, o Verdão terá tranquilidade para manter seu time sempre em alto nível e em condições de ganhar títulos importantes.

CARTOLA OBJETIVA
Leila Pereira, a presidente,  é objetiva no momento de administrar o dinheiro que entra e que sai e, por isso,  o clube está sempre no azul. Além disso, alguns jogadores tem sido negociados a bom preço para deixar o caixa do clube ainda mais robusto.

Maior exemplo disso foi a venda de Endrick para o Real Madrid. O Palmeiras terá mais de 300 milhões a receber, o que lhe dá garantias para jamais ter problemas nesta área e de ainda poder fazer investimentos sempre que necessário sem perder soa independência financeira.

Como consequência, o Palmeiras é hoje o melhor clube de futebol do Estado e um dos dois melhores do País. Não precisava mais.

Confira também: