Croácia e Marrocos lutam para ser a 3º melhor seleção do mundo

Ambos sabem que ganhar o jogo vai supervalorizar sua imagem e colocará o vencedor como a terceira força do futebol mundial

A Copa do Catar prevê para este sábado a disputa do terceiro lugar, entre Croácia e Marrocos

Croácia decide terceiro lugar com Marrocos
Croácia decide terceiro lugar com Marrocos. Foto: Divulgação - FIFA

Campinas, SP, 16 (AFI) – A Copa do Catar prevê para este sábado, às 12 horas, a disputa do terceiro lugar. Croácia e Marrocos serão os personagens principais deste confronto, que coloca frente à frente, dois times bem armados, que brigam o tempo todo pela posse da bola e possuem em seu elenco jogadores de bom nível técnico como provaram nos seis jogos que disputaram deste importante torneio organizado pela Fifa. 

VALORIZAR IMAGEM

Lógico que ambos prefeririam estar classificados para disputar a grande final da Copa, programada para este domingo, entre França e Argentina, mas ambos sabem que ganhar o jogo deste sábado também vai super valorizar em muito sua imagem atual e colocará o vencedor deste confronto, como a terceira força do futebol mundial à partir de agora. 

LIGEIRO FAVORITISMO

A princípio, diria que os marroquinos entram em campo com ligeiro favoritismo, porque fizeram melhor campanha que seu adversário nas fases anteriores desta Copa. 

A Croácia só tem um pouco mais de experiência que Marrocos porque na Copa passada chegou em segundo lugar, o que, certamente, lhe dá uma certa confiança a mais no jogo deste sábado. 

Mas, time por time, neste momento, o Marrocos está jogando muito melhor e me parece mais perto da vitória.

INFORMAÇÕES DO JOGO

Jogo entre Croácia e Marrocos será disputado do estádio Khalifa Internacional, um dos mais bonitos e confortáveis desta Copa. O árbitro será Abdurahman Al-Jassim, de ascendência árabe. (ele foi bem nos jogos que apitou até agora). 

BRASILEIROS NA ARBITRAGEM

Entre os árbitros indicados para esse jogo estão Raphael Claus, como quarto árbitro; Neuza Back como árbitra assistente e Bruno Pires, como um dos responsáveis pelo VAR (todos brasileiros). 

CAMPANHAS

Lembro ainda que a Croácia disputou três jogos na fase de grupos. Venceu um e empatou dois. Nas oitavas de final empatou com o Japão 1×1 (venceu nos pênaltis 3×1). Nas quartas, empatou com o Brasil em 1×1 (nos pênaltis venceu por 4×2). Nas semifinais perdeu para a Argentina 3×0.

Marrocos, por sua vez, venceu duas e empatou uma na fase de grupos. Nas oitavas empatou com a Espanha 0x0 (venceu nos pênaltis 3×0). Nas quartas, venceu Portugal 1×0 no tempo normal. Depois perdeu para a França 2×0.Como se percebe, Marrocos foi melhor até agora e, por isso, entra em campo neste sábado, com ligeiro favoritismo diante da Croácia.

CLIMA NOS ESTADOS UNIDOS

Como disse desde que comecei a escrever sobre a Copa, estou nos Estados Unidos em visita a minha filha mais nova. Passarei Natal e Fim de Ano por aqui. Durante esses dias percebi que o norte-americano não gosta mesmo de futebol. A preferência aqui é o futebol americano, o basquete e o rugby. 

As emissoras locais que trabalham com esportes, transmitiram os jogos da seleção americana. Mas sem muito alarde. Nas lojas, e Parques (Orlando é a cidade que mais tem parques no mundo), pouco se falou na Copa do Mundo. E depois que os Estados Unidos foi desclassificado então, ninguém mais se preocupou com a Copa do Catar. 

Nos programas esportivos, na internet ou mesmo nas páginas esportivas locais, o espaço era sempre muito maior para os esportes que citamos acima do que para o futebol. Eu, por isso mesmo, preferi acompanhar o Mundial através de uma emissora mexicana. 

Nesta emissora, havia um brasileiro, o volante Mauro Silva, que foi campeão mundial com o Brasil em 94. Só que o espanhol dele era ridículo. Ele comentava mais em português, do que em espanhol. Mas dava para entender. 

De qualquer maneira já se fala aqui que a próxima Copa do Mundo da FIFA que será disputada daqui a quatro anos, na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá). Aí, eu acredito, o impacto deste evento será bem maior. É o que espero.

Confira também: