Copa Paulista: Juventus pode se tornar a mais nova SAF de São Paulo

O tradicional Clube Atlético Juventus, fundado em 20 de abril de 1924, e que em 2024 completa seu centenário, será a próxima agremiação do estado de São Paulo a adotar o sistema de gestão através da SAF

A Juventus da Mooca pode se tornar a mais nova SAF do estado de São Paulo. O time paulista fará uma reunião no dia 30 de maio para a decisão

Categorias: Futebol Interior

Por: Rivail Oliveira, 23/05/2022

Jogador do Juventus-SP
Jogador do Juventus-SP. (Foto: Ale Vianna/ Juventus)

São Paulo, SP, 22 (AFI)  – O tradicional Clube Atlético Juventus, fundado em 20 de abril de 1924, e que em 2024 completa seu centenário, será a próxima agremiação do estado de São Paulo a adotar o sistema de gestão através da SAF, (Sociedade Anônima do Futebol).

Para isso, foram convocados os conselheiros do clube, com direitos associativos para reunião no próximo dia 30 de maio, às 18h30, na sede do clube, na Mooca. Eles votarão a respeito da mudança do regime.

VÃO ASSINAR OS DOCUMENTOS

Conforme edital assinado pelo presidente do Conselho Deliberativo do clube grená, Ivan Antipov, os conselheiros votarão para autorizar a Diretoria Executiva do clube, a formalizar e firmar documento com o “Estatuto Social Clube Atlético Juventus SAF”.

De acordo com o documento, o “Clube Atlético Juventus SAF”, deve ser constituído para a transferências devidas e sucederá o clube nas relações com todas as entidades do futebol, tais como Federação Paulista de Futebol, CBF e outras ligas que coordenam e organizam as competições profissionais de futebol.

Segundo o edital, deve ocorrer na prática, se aprovado pelos dirigentes, ocorre a oficialização da passagem do futebol do Juventus para a nova SAF. Devem também ser tratados na reunião de outros itens relacionados à nova forma de gestão.

Jogador do Juventus-SP
Jogador do Juventus-SP. (Foto: Ale Vianna/ Juventus)

OUTROS CLUBES-EMPRESA

Lembrando que nos últimos meses vários clubes paulistas já adotaram a mudança no regime de gerenciamento do futebol para SAF. São os casos de Santo André e XV de Piracicaba entre outros. Já adoraram, também, Ferroviária, São Bernardo FC, Bragantino Red Bul, Botafogo de Ribeirão Preto, Votuporanguense, Desportivo Brasil  (Porto Feliz) Grêmio Barueri, São Caetano.

Segundo um dos últimos levantamentos sobre o tema, o Brasil já tem 136 clubes-empresas, dos quais 37 no estado de São Paulo. Além dos clubes citados acima, outros mudaram sua forma de gestão e são hoje clube-empresa em São Paulo, entre eles: Mantiqueira,  Américo Esporte,  Barcelona Capela do Socorro (capital), Brasa (Mirassol),Brasilis (Águas de Lindóia), CA Lençoense, CA Mogi das Cruzes,  Caieiras FC,  E& Esportes (Santos),Grêmio Osasco, FC Primeira Camisa (São José dos Campos), Grêmio São Carlense, Guaratinguetá Futebol, Academy (Ribeirão Preto, base).

E ainda:  Ibrachina (São Paulo),  Jaguariúna FC, Mauá Futebol e Treinamentos, Monte Alegre Futebol (São Paulo), Olé Brasil (Ribeirão Preto), SKA (Santana de Parnaíba), Paulista (Jundiaí), Red Bull Futebol (Campinas), São Carlos FC, SC Brasil (Embu das Artes), Salto FC, Votoraty FC (Votorantim, parado atualmente), União Iacanga (Iacanga) etc.

JUVENTUS NA COPA PAULISTA

Segundo informou o Juventus, somente depois desta reunião,  o clube deverá discutir o planejamento e novo treinador para a Copa Paulista. O certo é que o treinador Tuca Guimarães, que dirigiu o time na Série A2, onde o time paulistano não conseguiu passar para a segunda fase, não deve ficar e um outro nome deve ser definido. Assim como o plantel que será utilizado na Copa Paulista de 2022. 

O Juventus estreia na competição  no dia 3 de julho às 10h diante do Esporte Clube São Bernardo, no Estádio Primeiro de Maio, no ABC paulista.

Confira também: