Brasil derruba Peru, mas esquema de Diniz não funciona desta vez

Desta vez o esquema tático não funcionou, o time errou muitos passes e só venceu co um gol no final. Muito pouco contra o fraco Peru.

O futebol exibido não agradou. Aliás, nunca vi Neymar, nosso melhor jogador, errar tantos passes como errou nesta partida.

Eliminatórias Sul-Americana
Brasil derrota o Peru em Lima, com gol no final

Por SÉRGIO CARVALHO

Campinas, SP, 13 (AFI) – No jogo de estreia nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026 o Brasil pelo menos goleou a incompetente Bolívia em Belém do Pará, por 5 a 1. Muitos de meus colegas enalteceram o futebol apresentado pela seleção fazendo largos elogios ao técnico Fernando Diniz ao final daquele jogo.

Já na segunda partida deste torneio promovido pela FIFA, o time brasileiro negou fogo, jogou um futebol discreto e só conseguiu fazer o gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo, numa cobrança de escanteio feita por Neymar que o zagueiro Marquinhos soube colocar para dentro do gol peruano.

Brasil 1 x Peru 0, valeu apenas pelos três pontos conquistados fora de casa, mas que o futebol exibido pelo time brasileiro não agradou, não há nenhuma dúvida. Aliás, nunca vi Neymar, nosso melhor jogador, errar tantos passes como errou nesta partida. O único jogador que fez bem sua parte, foi o goleiro Ederson, que provou que merece ser titular da seleção neste momento.

Os demais, oscilaram muito, erraram muito, e, por pouco não deixaram o gramado no final do jogo, lamentando um empate diante da também limitada seleção peruana. A verdade é que, o esquema Diniz, não deu certo no Peru.  Faltou muito para que o futebol da Seleção fluísse como Diniz esperava. Agora, ele terá tempo para verificar onde o time falhou para, na terceira rodada das Eliminatórias, a seleção apresente um futebol à altura do seu prestígio do futebol brasileiro.

COMO FORAM OS JOGADORES

O placar final do jogo de terça-feira , como disse, foi 1 a 0, pró Brasil, gol de cabeça feito por Marquinhos no último minuto do jogo. Ederson, como disse, foi o único jogador que não decepcionou. Na linha de zaga, todos oscilaram, até Marquinhos que é o mais experiente e o jogador tecnicamente melhor dotado. Danilo errou mais que acertou.  Gabriel Magalhães falhou várias vezes e não passou confiança. Do lado esquerdo da defesa, Renan Lodi fez o feijão com arroz.

No meio campo destaque maior para Neymar, que fez ótimas jogadas e tentou organizar o setor, mas, talvez por cansaço, fez um péssimo segundo tempo e cansou de errar passes e dribles, o que é anormal em suas atuações. Mesmo assim, fez o passe do gol que deu a vitória ao Brasil. Casemiro está em baixa. Não entendeu até agora o esquema de jogo do Diniz e não será novidade se ele perder sua vaga no time. Bruno Guimarães não jogou como contra a Bolívia.

Raphinha até fez um gol que foi anulado mas não mostrou futebol para ser titular. Rodrygo foi o mais lúcido do ataque, mas chutou pouco a gol. Richarlison provou mais uma vez, que não é o centro- avante ideal para a Seleção Brasileira. Quanto ao técnico Diniz, demorou muito para fazer alterações e, por isso, não deu chance de seu time melhorar de produção e fazer mais gols. 

JOGO POR JOGO
Aqui os resultados da segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Bolívia 0 x Argentina 3. E olha que Messi nem jogou. Time boliviano provou que não tem futebol para se classificar. Equador 2 x Uruguai 0.  Vitória justa do time equatoriano que em casa é muito difícil de ser batido.
Venezuela 1 x Paraguai 0. Prá mim, uma surpresa. Acreditava mais numa vitória paraguaia.
Chile 0 x Colômbia 0. Faltou força ofensiva ao time chileno. Colômbia se segurou atrás e ganhou um ponto com mérito.

BRASIL E ARGENTINA
Classificação- Em primeiro está o Brasil com 6 pontos ganhos. A Argentina também tem seis mas perde no número de gols. A Colômbia tem 4. Uruguai e Venezuela, 3. Paraguai, Peru e Chile, 1. Equador (iniciou com menos 3 pontos) e Bolívia, 0. Melhores ataques – Brasil 6 gols.  Argentina e Uruguai tem 4. Defesa menos vazada – Colômbia -nenhum gol contra. 

Confira também: