Bahia Sport
Bahia 2 x 1 Sport - Ratão salva no apagar das luzes

Esquadrão de Aço até teve as melhores oportunidades, porém demorou a fazer gol que confirmou resultado positivo diante dos rubro-negros

Bahia faz clássico como partida de abertura no Nordestão e sai vitorioso contra Leão da Ilha ao marcar gol heroico já durante os acréscimos

Bahia saiu em vantagem contra o Sport
Thaciano fez primeiro gol do Esquadrão na Copa do Nordeste (Foto: Tiago Caldas - ECB)

Salvador, BA, 04 (AFI) – O Bahia sofreu, mas largou com o pé direito na Copa do Nordeste. Neste domingo, o Esquadrão levou a melhor ao vencer o Sport no primeiro clássico regional por 2 a 1, tendo um gol marcado em cada tempo na Arena Fonte Nova: Thaciano e Rafael Ratão balançaram as redes, este já nos acréscimos; Gustavo Coutinho descontou.

O triunfo faz o Tricolor de Aço ficar na liderança do Grupo B, igualado ao Fortaleza, enquanto o Leão ocupa a 6ª posição do Grupo A. Os times voltam a campo, pela 2ª rodada do Nordestão, no próximo final de semana, mas ambos possuem compromissos pelos estaduais na quarta-feira (07): o Bahia enfrenta o Itabuna, às 21h30, novamente na Fonte Nova antes de visitar o River no Albertão, em Teresina, às 16h do sábado (10). Os rubro-negros, por sua vez, encaram o Central às 20h na Arena de Pernambuco, tendo o Treze, no mesmo estádio, às 19h da sexta-feira (09) pela Copa do Nordeste.

GOLAÇO ABRE VANTAGEM

A partida começou bastante movimentada, mas com o Bahia buscando impor o forte ritmo por ter apenas sua torcida na arquibancada. Incentivado, conseguiu criar a primeira grande chance antes mesmo dos 10 minutos de bola rolando: após boa troca de passes pelo lado direito, Gilberto deixou rasteiro na pequena área para Biel, que chutou forte e obrigou Caíque França a fazer boa intervenção. Logo depois, Cauly lançou na medida para Jean Lucas; o meia tentou encobrir o goleiro rubro-negro, porém a defesa afastou em cima da linha.

O Esquadrão de Aço continuou persistindo e o sistema defensivo do Sport mostrou certa consistência para controlar o ritmo. De tanto insistir, enfim tirou o zero do placar com um golaço. Em bom passe infiltrado na marcação adversária, Thaciano saiu de frente ao camisa 1 adversário e, demonstrando tranquilidade, deu de cobertura e mandou para o fundo do barbante. Ainda que tivesse em desvantagem, o Leão não abdicou de atacar e quase chegou ao empate: após Pedro Vilhena levantar falta na área, Gustavo Coutinho cabeceou e acertou a trave.

Bahia Sport Copa do Nordeste
Jogo teve segundo etapa com maior equilíbrio (Foto: Tiago Caldas – ECB)

Na reta final, o confronto teve maior equilíbrio, mesmo tendo leve superioridade dos baianos. Foi numa dessas presenças no ataque que o Tricolor de Aço ficou perto de fazer o segundo gol: Everton Ribeiro recebeu na intermediária e trocou passes com Jean Lucas, todavia a bola sobrou no pé de Jean Lucas; o meia não titubeou e arrematou de longe, parando em intervenção de Caíque.

RATÃO SALVA NO FIM

Para a segunda etapa, Mariano Soso fez duas mudanças buscando corrigir problemas no meio-campo: Fábio Matheus e Felipe saíram, dando espaço a Fabinho e Ítalo, respectivamente. Ainda assim, o primeiro lance quem criou foram os soteropolitanos: David Duarte encheu o pé numa falta e o camisa 1 leonino afastou. Não demorou e Pedro Lima respondeu, ao ser lançado pelo lado direito, contudo o chute parou em Marcos Felipe. Depois, Romarinho foi servido pela esquerda e bateu cruzado e ninguém completou.

Os sustos fizeram o Bahia ressurgir em campo, conseguindo boas oportunidades pela direita ofensiva. Gilberto deixou na medida para Cauly, que chegou arriscando de primeira e acertou na trave. Logo na sequência, Thaciano tocou rasteiro e Biel completou, no entanto o arqueiro dos pernambucanos fez nova defesa; visando aumentar a pressão, Rogério Ceni promoveu entradas de Ademir e Everaldo, sacando Thaciano e Biel.

Depois de empilhar desperdício de lances no campo de ataque, o Esquadrão foi castigado pelo Sport do meio para o final. Gustavo Coutinho teve faro de gol ao receber passe preciso de Zé Roberto e tocou na saída do goleiro tricolor. No fim, Caíque França voltou a ser herói ao fazer brilhante intervenção, porém insuficiente para evitar o complemento de Rafael Ratão numa bola cruzada na área.

FICHA TÉCNICA

Bahia
Bahia
2 1
Sport
Sport
Fase Fase:
Grupos
Fase Rodada:
Fase Data:
04/02/2024
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Paulo José Souza Mourão (MA)
Fase Assistentes:
Antônio Adriano de Oliveira (MA)
Elson Araújo da Silva (MA)
Fase Cartões Amarelos:
Bahia: Biel e Caio Alexandre
Sport: Fabricio Domínguez
Fase GOLS:
Bahia: Thaciano e Rafael Ratão
Sport: Gustavo Coutinho
Fase Público:
47.133 (46.105 pagantes)
Fase Renda:
R$ 1.538.595,00
Fase Estádio:
Arena Fonte Nova
Fase Local:
Salvador (BA)

Confira também: