Bahia conclui venda da SAF e se junta a Grupo City

O investimento prometido é de R$ 1 bilhão nos próximos anos para fazer do Esquadrão um clube ainda maior

O Esporte Clube Bahia concluiu a venda de 90% da SAF para o Grupo City, tornando-se o 13º clube do grupo e o terceiro na América do Sul

Bahia conclui venda da SAF e se junta a Grupo City

Salvador, BA, 04 (AFI) – O Esporte Clube Bahia, um dos maiores clubes de futebol do Nordeste brasileiro, anunciou oficialmente sua entrada para o Grupo City nesta quinta-feira (4). O acordo de venda de 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) para o conglomerado foi aprovado há cinco meses e agora, com a assinatura do contrato, o Bahia se torna o terceiro clube na América do Sul a fazer parte do maior grupo de investidores do futebol mundial.

Durante a cerimônia de apresentação, o presidente do clube, Guilherme Bellintani, e o CEO do City Football Group, Ferran Soriano, enfatizaram a importância do time no cenário do futebol mundial, destacando seu futuro promissor e o desejo de construir um clube ainda maior. O grupo prometeu investir R$ 1 bilhão nos próximos anos no clube brasileiro.

Bellintani afirmou que a dimensão do que foi feito naquela cerimônia pode não ser totalmente compreendida por muitos nos próximos 10 ou 15 anos. No entanto, ele destacou a grandeza do clube tricolor e sua capacidade de construir um belíssimo projeto em parceria com o Grupo, afirmando que juntos eles poderão levar o clube a novos patamares.

Em pronunciamento, Soriano destacou o impacto do clube na área social e o tamanho de sua torcida para apontá-lo como o segundo na hierarquia de prioridades do grupo liderada pelo Manchester City. “É excepcional pelo tamanho, pelo tamanho da torcida, e assim vai ser o segundo clube maior do grupo, também pela sua função social. A gente entende muito bem que o Bahia faz parte do tecido social de Salvador e da Bahia. Entendemos isso muito bem. Entendemos a responsabilidade que o clube tem, que as pessoas que vão gerenciar o clube nos próximos anos, as pessoas que serão os guardiões da história”, disse.

PROCESSO LONGO

O processo de estabelecimento da SAF durou mais de um ano de trabalho conjunto entre o clube e o City Football Group. Durante o período, desenvolveram parcerias e estabeleceram a SAF, aprovada com 99% dos votos dos sócios do clube em dezembro do ano passado. De acordo com comunicado emitido nesta quinta, as prioridades sob a nova administração serão o fortalecimento do futebol masculino e feminino, a modernização dos níveis de operação do clube, o investimento na base, a sustentabilidade financeira e colocar o time entre os melhores da Serie A, com classificações para competições continentais.

“Hoje celebramos o primeiro dia de um novo e empolgante relacionamento de longo prazo entre o Esporte Clube Bahia Bahia e o City Football Group. Sinto-me honrado de receber um clube com uma história tão bonita e uma torcida tão apaixonada em nossa família global. A herança do Bahia como time de futebol e suas raízes na comunidade baiana são uma base incrível para uma construirmos algo grande juntos”, afirmou Ferran Soriano.

“Começamos a partir de agora uma jornada para ajudar o Bahia a atingir todo o seu potencial, enquanto permanecemos fiéis ao seu povo, à sua origem e à energia que torna esta terra abençoada e faz do futebol brasileiro um dos mais empolgantes do mundo. O City Football Group trará toda a sua experiência, conhecimento, tecnologia e paixão para apoiar o Bahia nessa trajetória”, concluiu.

A venda da SAF teve 99% de aprovação entre os torcedores sócios por votação em dezembro do ano passado. O Esporte Clube Bahia continuará com 10% da SAF em suas mãos, mas agora fará parte de um grupo de elite do futebol mundial, juntando-se a outros 12 clubes que já fazem parte do City Football Group.

Confira também: