Associação de Cronistas Esportivos adquire direitos do 'Candangão de 2022'

A ABCD assinou contrato de cessão de direitos de transmissão do “Candangão 2022” com a Federação de Futebol do Distrito Federal e com os clubes que disputarão o torneio neste ano

Categorias: Estaduais

Por: Agência Futebol Interior, 19/01/2022

image 4
Jânio Gomes, presidente da ABCD

Brasília, DF, 19 (AFI) – Um fato inédito na história das transmissões de futebol no Brasil. Pela primeira vez, uma associação de cronistas esportivos adquire os direitos de uma competição. Isto está acontecendo no Distrito Federal onde a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD) passa a ter direitos de televisão, aberta e fechada, sobre o Campeonato Estadual do Distrito Federal de 2022.

A ABCD assinou contrato de cessão de direitos de transmissão do “Candangão 2022” com a Federação de Futebol do Distrito Federal e com os clubes que disputarão o torneio neste ano.

O contrato tem duração de dois anos e terá início com transmissão da partida entre Ceilândia x Gama, no dia 22 de janeiro.

Ficou acertado que a ABCD terá exclusividade em um jogo por rodada em TV aberta, fechada e na internet. As transmissões poderão ser transmitidas apenas pelos veículos oficiais credenciados dos clubes e pela plataforma Eleven Sports. 

Inicialmente, serão dez partidas transmitidas ao longo do torneio, sendo que a FFDF ficou responsável pela contratação da produtora que vai gerar as imagens. 

TV CÂMARA DISTRITAL FARÁ AS TRANSMISSÕES EM CANAL ABERTO

A transmissão das partidas será da TV Câmara Distrital, que está em TV aberta pelo canal 9.3. O canal da CLDF firmou Termo de Cooperação Técnica por cinco anos com a ABCD.

Além das transmissões do campeonato, está garantido um espaço semanal na grade da televisão, com um programa esportivo. A exibição será sempre às segundas-feiras, das 21h às 22h, ao vivo.

Durante o “Candangão 2022”, a TV Câmara Distrital transmitirá, semanalmente, uma partida do torneio aos sábados, entre 15:15 horas e 17:45 horas. Não haverá custos nem para a ABCD, nem para a TV Câmara Distrital nesse acordo de cooperação. 

A TV Câmara ficará responsável por levar até a casa dos amantes do esporte local o programa de debates e os jogos, enquanto a ABCD cuidará do conteúdo e dos profissionais envolvidos com o projeto.

CONFIRA A EQUIPE QUE FARÁ AS TRANSMISSÕES

A Coordenação do Termo de Cooperação entre a ABCD e a TV Câmara Distrital, bem como do projeto ficará a cargo do jornalista Jânio Gomes, atual presidente da ABCD, e da diretora da TV Câmara Distrital, Gláucia Simões. Três associados da ABCD também estão no projeto: Rener Lopes, diretor de conteúdo; Bruno Henrique de Moura, diretor comercial; e Ramon Villar, diretor administrativo. Vitor Leitão coordenará as operações de transmissão.

“Essa conquista é algo histórico na crônica esportiva brasileira. Além de adquirir os direitos de transmissão de uma competição tão importante, a ABCD abre espaço na grade de programação de uma tv pública de sinal aberto para a promoção do nosso esporte. Estou muito feliz com essa parceria que, além de divulgar ainda mais o esporte local, valoriza os cronistas esportivos do DF e fortalece a relação da nossa Entidade com a Federação, com os clubes e, nesse particular, com o Poder Legislativo”, resumiu o presidente Jânio Gomes, presidente da ABCD, com posição similar de Rafael Prudente, presidente da Câmara legislativa do Distrito Federal:- 

“Podem ter certeza que eu estou tão ou mais feliz que vocês com a concretização dessa parceria com a ABCD. Além de transmitir o “Candangão”, estamos dispostos a abrir espaço para a divulgação de outros eventos esportivos. Vai ser muito bom para o Distrito Federal ver o Candangão na TV Câmara Distrital”

DIRETORIA DA ABRACE ENALTECE ABCD

A inédita conquista da associação do Distrito Federal é um marco na história dos direitos de transmissão no futebol brasileiro. Parabéns ao presidente Jânio e toda diretoria da ABCD. Esse fato serve para demonstrar a importância do cronista esportivo na divulgação do esporte”, parabenizou Artur Eugênio Mathias, presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE).

Jair Oliveira, vice-presidente da ABRACE, lembra outro ponto importante desta conquista da ABCD:-

“Além de cumprimentar a diretoria da ABCD, esta conquista pode servir de inspiração para muitos outros Estados”.

Confira também: