Assembleia Geral aprova e Ferroviária é 1.ª SAF de São Paulo

A Ferroviária S/A, um dos primeiros a ser clube-empresa do interior paulista, acaba de se transformar em SAF – Sociedade Anônima do Futebol.

A estimativa é que dentro de 90 dias esta transformação atenda a todos os trâmites burocráticos para se transformar em 1ª SAF paulista

Ferroviaria Serie D e1655872817659
Ferroviária: de clube-empresa a SAF

Araraquara, SP, 22 (AFI) – A Ferroviária S/A, um dos primeiros a ser clube-empresa do interior paulista, acaba de se transformar em SAF – Sociedade Anônima do Futebol. É o primeiro clube do futebol paulista a adotar a nova forma de administração, que foi aprovada, por unanimidade, na noite desta terça-feira (21) em Assembleia Geral Extraordinária. A estimativa é que dentro de 90 dias esta transformação atenda a todos os trâmites burocráticos.

Antes desta votação, já tinham aceitado a alteração a Associação Ferroviária de Esportes (AFE), no final de maio (25), e depois (dia 1.º de junho) a aprovação partiu do Conselho de Administração (CA), formado por acionistas. A Assembleia Geral, em princípio seria realizada no dia 15, porém, foi adiada para dia 21.

MAIS APROVAÇÕES
Na própria reunião foi aprovada a negociação de ações por parte de acionistas, inclusive, da MS Sports, que tem participação majoritária. Por votação também se aprovou o novo estatuto, que definiu a nova estrutura administrativa da SAF.

Ela é formada por 9 membros entre Diretoria, Conselho Fiscal e o Conselho Administrativo (CA).

Três deles já eleitos, sendo um indicado pelo acionista majoritário e outros dois pela Associação, destinado à AFE.


A mesa da reunião também colocou em votação e teve aprovação unânime do novo capital social do clube, que ficará entre o montante de R$ 1 milhão até R$ 70 milhões.

AÇÕES E INVESTIDOR
As mudanças vão permitir uma maior participação da antiga Associação da Ferroviária, de 2% para algo perto dos 15%. Bem como a entrada na SAF de um novo investidor, que deve dar novo impulso à realidade do clube que representa a cidade de Araraquara.

Se não ocorrer nenhuma mudança, quem deve adquirir as ações da MS Sport é uma holding espanhola chamada Elite Administracion y Gestion, que faz parte do grupo Hijos de Rivera. Este grupo pertence ao empresário Ignácio Rivera, que há alguns meses esteve no Brasil para anunciar a construção da primeira fábrica da cervejaria Estrella Galicia no Brasil, justamente, em Araraquara. Esta seria a primeira fábrica fora da Espanha.

Os valores desta venda de ações do clube não são conhecidos, mesmo porque são protegidos por cláusulas de confidencialidade. O certo, porém, é que a mudança visa dar ao clube uma abertura maior no mercado, dando um salto para se tornar um dos grandes do futebol, tanto no cenário estadual como nacional.

Além da aprovação de todas as partes envolvidas diretamente com o clube, esta transformação também contou com a atuação marcante do prefeito de Araraquara, Edinho Silva. Ele é um dos poucos políticos filiados ao Partido dos Trabalhadores no país que conta com alto índice de aprovação por parte da população.

Confira também: