Prefeito Edinho Silva relembra relação de parceria com a Ferroviária e elogia mudança para SAF

"Como todo torcedor da Ferroviária, também torço muito para que o time chegue às divisões superiores do futebol brasileiro e se mantenha na elite do Paulistão"

Lembrou relação de parceria que a prefeitura tem com o clube. Segundo ele, a Ferroviária é um dos grandes símbolos da cidade.

edinho silva e1656047800505
Edinho Silva, prefeito de Araraquara. (Foto: Rodrigo Corsi / FPF)

Araraquara, SP, 23 (AFI) – Nesta semana, a Ferroviária aprovou a mudança para SAF, que contou com a atuação marcante do prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT). Aliás, sua ajuda não é recente. Em 2003, por exemplo, a prefeitura, sob sua gestão, mobilizou empresários para a criação da S/A. Também teve papel importante para viabilizar a Arena Fonte Nova e apoiar o futebol feminino.

O Portal Futebol Interior entrevistou Edinho Silva para saber quais são as impressões e expectativas nesse passo tão importante.

RELAÇÃO DE PARCERIA

Edinho começou relembrando a relação de parceria que a prefeitura tem com o clube. Segundo ele, a Ferroviária é um dos grandes símbolos da cidade.

“A Prefeitura possui diálogo muito bom com o presidente Carlos Salmazo e com toda a diretoria da Ferroviária, que é um dos maiores símbolos de Araraquara e parte importante de nossa história.

A Prefeitura, na minha gestão de 2001 a 2008, foi a responsável pela mobilização dos empresários da cidade para a criação da Ferroviária S/A, primeira S/A de capital fechado do futebol brasileiro, isso em 2003″, lembrou.

AJUDA NA ARENA FONTE NOVA

A Arena Fonte Luminosa também teve importante participação de Edinho. A prefeitura vendeu um antigo estádio e usou o dinheiro para municipalizar a Fonte Luminosa, que também é um patrimônio da cidade.

“O próprio estádio da Fonte Luminosa pertence à Prefeitura após uma negociação feita em meu primeiro mandato, em 2004, quando o clube estava endividado e o estádio quase foi a leilão.

Vendemos o antigo Estádio Municipal para o Clube Araraquarense e utilizamos esse dinheiro para municipalizar a Fonte Luminosa e salvar o patrimônio histórico da cidade”, contou.

REFORMA NO ESTÁDIO

Além de salvar a Arena Fonte Luminosa, Edinho ainda buscou recursos junto ao Governo Federal para reformar o local.

“Também busquei recursos junto ao Ministério do Esporte durante o governo Lula e transformamos o estádio na Arena da Fonte Luminosa no final do meu segundo mandato, com obras iniciadas em 2008 e concluídas em 2009 na gestão do ex-prefeito Marcelo Barbieri. É a arena mais moderna do interior e uma das mais modernas do Brasil”, frisou.

edinho
Edinho Silva em visita às instalações da Ferroviária. (Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA)

FUTEBOL FEMININO

Edinho também lembrou da importância do futebol feminino, que já foi campeão da Libertadores. “Criamos em 2001 o projeto do futebol feminino em Araraquara, projeto que alguns anos depois firmou parceria com a Ferroviária e hoje leva o nome da cidade para o Brasil e a América do Sul”, acrescentou.

ELOGIOU PIONEIRISMO DA FERROVIÁRIA

Ao ser perguntado sobre a transformação em SAF, Edinho viu com bons olhos e valorizou o espírito pioneiro da Ferroviária no que se refere à gestão.

“A Ferroviária é pioneira no modelo de gestão, como ocorreu na transformação para S/A, em 2003, tornando-a clube empresa.

A alteração para SAF, utilizando a nova legislação do futebol brasileiro, traz benefícios tributários em relação ao modelo S/A tradicional e possibilita mais investimentos no esporte”, destacou.

MAIS INVESTIDORES

Para ele, a SAF também possibilita atração de mais investidores. “A Ferroviária é um dos primeiros clubes do Brasil a migrarem para SAF, seguindo exemplos de times grandes do futebol brasileiro, como Cruzeiro e Botafogo.

Espero que o clube continue fortalecendo sua gestão e se torne referência nacional. A SAF só potencializa essa capacidade de atrair investidores”, projetou, antes de reafirmar sua torcida pelo time.

“Como todo torcedor da Ferroviária, também torço muito para que o time chegue às divisões superiores do futebol brasileiro e se mantenha na elite do Paulistão”, revelou.

Pensando no futuro, Edinho Silva garantiu que continuará ajudando a Ferroviária no que estiver ao seu alcance.

“Enquanto prefeito, vou sempre trabalhar para atrair investidores e patrocinadores, colaborando com o fortalecimento da Ferroviária enquanto instituição para que ela tenha condições de montar times competitivos e disputar os principais campeonatos. A Ferroviária é um patrimônio da população de Araraquara”, finalizou.

MUDANÇA PARA SAF

A estimativa é que dentro de 90 dias esta transformação atenda a todos os trâmites burocráticos. As mudanças vão permitir uma maior participação da antiga Associação da Ferroviária, de 2% para algo perto dos 15%. Bem como a entrada na SAF de um novo investidor, que deve dar novo impulso à realidade do clube que representa a cidade de Araraquara.

Se não ocorrer nenhuma mudança, quem deve adquirir as ações da MS Sports, atual acionista majoritária, é uma holding espanhola chamada Elite Administracion y Gestion, que faz parte do grupo Hijos de Rivera. Este grupo pertence ao empresário Ignácio Rivera, que há alguns meses esteve no Brasil para anunciar a construção da primeira fábrica da cervejaria Estrella Galicia no Brasil, justamente, em Araraquara. Esta seria a primeira fábrica fora da Espanha.

Os valores desta venda de ações do clube não são conhecidos, mesmo porque são protegidos por cláusulas de confidencialidade. O certo, porém, é que a mudança visa dar ao clube uma abertura maior no mercado, dando um salto para se tornar um dos grandes do futebol, tanto no cenário estadual como nacional.

Confira também: