Presidente da Ferroviária destaca benefícios da mudança para SAF

"A Ferroviária adotará uma estrutura societária ainda mais atual, robusta e segura, em acordo com as melhores práticas de governança praticadas no mundo"

Salmazo vê com bons olhos a mudança, que traz ainda mais modernização na gestão. E pronta para receber cada vez mais investimentos

salmazo e1656047505956
Carlos Salmazo, presidente da Ferroviária

Araraquara, SP, 23 (AFI) – Nesta semana, a Ferroviária aprovou a mudança para SAF, que deve ter seus trâmites burocráticos finalizados em até 90 dias. Atual presidente da Ferroviária, Carlos Salmazo vê com bons olhos a mudança, que traz ainda mais modernização na gestão.

“Com a transformação em SAF, a Ferroviária adotará uma estrutura societária ainda mais atual, robusta e segura, em acordo com as melhores práticas de governança praticadas no mundo do futebol, além de se tornar apta à vantagens fiscais”, comentou Salmazo.

Além disso, será possível investimentos de outras empresas.
“A Ferroviária estará pronta societariamente para receber investimentos de empresas interessadas no futebol do clube, podendo ainda financiar sua atividade através do mercado de capitais”, acrescentou.

Entre os benefícios da mudança, Salmazo destacou:

  • 1 – o regime de tributação diferenciado (5% nos cinco primeiros anos e 4% a partir do sexto ano);
  • 2 – possiblidade de emissão de títulos de dívida a serem negociadas no mercado de capitais (debêntures-fut);
  • 3 – estrutura societária atrativa à captação de investimentos e operacionalização dos mesmos;
  • 4 – membros da Administração da SAF obrigatoriamente não podem ter cargos no clube originário (melhor governança corporativa e Compliance);
  • 5 – proteção dos ativos intangíveis e desportivos do clube originário acionista da SAF (manutenção do vínculo com a cidade e perpetuação da história do clube).

MUDANÇA PARA SAF

A estimativa é que dentro de 90 dias esta transformação atenda a todos os trâmites burocráticos. As mudanças vão permitir uma maior participação da antiga Associação da Ferroviária, de 2% para algo perto dos 15%. Bem como a entrada na SAF de um novo investidor, que deve dar novo impulso à realidade do clube que representa a cidade de Araraquara.

Se não ocorrer nenhuma mudança, quem deve adquirir as ações da MS Sports, atual acionista majoritária, é uma holding espanhola chamada Elite Administracion y Gestion, que faz parte do grupo Hijos de Rivera. Este grupo pertence ao empresário Ignácio Rivera, que há alguns meses esteve no Brasil para anunciar a construção da primeira fábrica da cervejaria Estrella Galicia no Brasil, justamente, em Araraquara. Esta seria a primeira fábrica fora da Espanha.

Os valores desta venda de ações do clube não são conhecidos, mesmo porque são protegidos por cláusulas de confidencialidade. O certo, porém, é que a mudança visa dar ao clube uma abertura maior no mercado, dando um salto para se tornar um dos grandes do futebol, tanto no cenário estadual como nacional.

Confira também: