Amazonas-AM 2 x 0 Manaus-AM - Bote da onça
Onça cria poucos lances, mas mostra melhor aproveitamento das chances criadas e leva a melhor em clássico com Gavião
Amazonas se mostra mais eficiente nas finalizações que rival, leva a melhor em clássico e permanece no G-8 da Terceirona
Manaus, AM, 11 (AFI) – O Amazonas mediu forças contra o Manaus no primeiro confronto entre si nacionalmente. Mais eficiente, a Onça foi letal e levou a melhor no clássico disputado neste domingo, pela 8ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, por 2 a 0 com gols de Sassá.
Com o resultado positivo, os aurinegros chegam a 15 pontos e assumem a vice-liderança, encarando agora o Altos no Lindolfo Monteiro, às 16h, no próximo sábado (17). O Gavião, por outro lado, fica estagnado nos nove pontos e na 13ª posição, enfrentando o São José-RS no mesmo horário, mas do domingo (18).
ONÇA EFICIENTE
O primeiro clássico do Amazonas a nível nacional iniciou movimentado e quente. Logo aos dois minutos, Sassá e Gabriel Lima se desentenderam após marcação de uma falta, que fez ambos serem advertidos com cartão amarelo. Ainda assim, quem levou perigo primeiro foi o Manaus, quando Lucas Mota pegou a sobra na entrada da área e mandou a pancada, parando em defesa de Edson Mardden.
Apesar da leve superioridade do Gavião, o Amazonas demonstrou que estava disposto a buscar sair em vantagem. Sem criatividade, a Onça tentou apostar na bola parada como alternativa de perigo: Thiago Spice cabeceou duas vezes depois de escanteios dentro da pequena área, mas ambas para fora. Numa saída atrapalhada do goleiro Reynaldo, porém, Sassá recuperou a posse de frente para o gol escancarado e estufou a rede.
A desvantagem no marcador fez os alviverdes buscarem reação imediata, pois a derrota o deixaria próximo à zona de rebaixamento. A resposta até veio rápido, quando Renan bateu escanteio na cabeça de Luís Fernando, contudo o cabeceio foi para fora; pouco depois, a tentativa foi de Gilson, que pegou rebote e a marcação bloqueou; bola saiu assustando a meta aurinegra.
SASSÁ DECIDE
Apesar de estar vencendo, o Amazonas voltou com duas novidades para o segundo tempo: PH e Luan Santos saíram para as entradas de SG e Vini Locatelli, respectivamente. O Manaus, mesmo em desvantagem, não realizou mudanças, mas o embate seguiu truncado e sem muitas emoções ofensivas dos dois lados.
A primeira boa oportunidade da etapa final foi criada pela Onça. Yuri Ferraz recebeu na direita e fez o cruzamento para a área em busca de um companheiro livre e DG tentou completar, entretanto direto para fora. Assim, o Manaus fez três substituições: João Lucas, Capa e Lucas Carvalho ganharam os espaços de Gabriel Lima, Renan Luís e Gustavinho, na ordem.
O Amazonas viu o rival crescer em campo e, dessa maneira, o Manaus assustou em alguns momentos e desperdiçou outros mais claros. Como quem não faz, leva, os felinos sacramentaram o triunfo no fim do duelo: Gustavo Ermel, acionado no decorrer, recebeu bom passe na direita, cortou para o meio e bateu cruzado rasteiro, mas Reynaldo espalmou; na sobra, Sassá tirou do alcance e deu números finais.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 1ª
- Rodada:
- 8ª
- Data:
- 11/06/2023
- Horário:
- 16:00
- Árbitro:
- Rodrigo Batista Raposo (DF)
- Assistentes:
- José Reinaldo Nascimento Júnior (DF) Lehi Sousa Silva (DF)
- Cartões Amarelos:
- Amazonas-AM: Sassá, PH, Yuri Ferraz, DG, Thiago Spice, Jiménez e Edson Mardden
- Manaus-AM: Gabriel Lima, Tonini, Lucas Mota, Douglas e Lucas Carvalho
- GOLS:
- Amazonas-AM: Sassá (2)
- Público:
- 1.843 (553 pagantes)
- Renda:
- R$ 14.660,00
- Estádio:
- Carlos Zamith
- Local:
- Manaus (AM)