Amapaense: Após 10 anos, estádio em Macapá é liberado para jogos profissionais

A volta do Complexo está marcada para este sábado (17), no duelo entre Macapá e Oratório

O estádio Glicério de Souza Marques, conhecido como 'Gigante da Favela', está liberado para receber jogos profissionais

Estadio Glicerio Marques e liberado Easy Resize.com
Foto: Divulgação / Davi Alcolumbre

Macapá, AP, 12 (AFI) – O Campeonato Amapaense terá mais um palco em 2024. Após aproximadamente 10 anos sem receber partidas oficiais, o estádio Glicério de Souza Marques, conhecido como ‘Gigante da Favela’, passou por vistorias e está liberado para receber jogos profissionais, com uma capacidade máxima de 998 pessoas.

A liberação abre mais uma oportunidade de divisão dos jogos para a Federação Amapaense de Futebol, que antes tinha apenas o Zerão para sediar as partidas do estadual. A volta do Complexo está marcada para este sábado (17), no duelo entre Macapá e Oratório.

DE VOLTA

Fundado em 15 de janeiro de 1950, o Gigante da Favela é um dos mais históricos estádios do Amapá. Além de ser um patrimônio histórico de Macapá, o novo palco do Campeonato Amapaense passou por um longo tempo no abandono, até ser reformado e ampliado, em uma obra que chegou a R$ 12 milhões e ainda terá novas arquibancadas.

O último jogo oficial disputado no Glicério, que agora tem gramado sintético, foi na final do estadual de 2014, no dia 17 de maio, quando o Santos bateu o São Paulo e se sagrou campeão. Desde 2016, o estádio estava suspenso pelo Ministério Público, por não atender as normas do Estatuto do torcedor.

A liberação foi muito bem recebida pelos clubes e torcedores de Macapá. Isso porque o local facilita o acesso dos fãs ao futebol do estado, pois o Gigante da Favela é localizado na região central da capital.

SITUAÇÃO SANTOS

Último campeão do Glicério de Souza Marques, o Santos segue sem saber se poderá disputar a sequência do Amapaense 2024. Suspenso pela Federação Amapaense de Futebol de todas as competições profissionais, a equipe teria uma audiência com o Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá na última sexta-feira (09), mas a sessão foi transferida para esta quinta-feira (15), às 18h, onde a decisão final será deferida.

Assim, a partida entre o Peixe da Amazônia e Independente segue agendada para esta sexta-feira (16), às 20h, no Zerão. Caso o Santos seja liberado para retornar ao estadual, o jogo válido pela primeira rodada, diante do Oratório, será reagendado.

Confira também: