Amapaense: Justiça Desportiva adia julgamento pela segunda vez e Santos segue suspenso

Assim, a partida diante do Independente, marcada para esta quinta-feira (15), foi suspensa e será reagendada em caso de liberação por parte de TJDAP e Federação

A Diretoria do Peixe buscou o Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá com provas para que tudo fosse resolvido

Justica adia julgamento e Santos segue suspenso do Amapaense
Foto: Divulgação / Santos

Macapá, AP, 16 (AFI) – O Santos segue suspenso do Campeonato Amapaense, pelo menos até o dia 20 de fevereiro. Após a Justiça Desportiva do Amapá adiar o julgamento, que seria realizado no dia 9 e foi remarcado para esta quinta-feira (15), o TJDAP novamente reagendou a reunião.

Assim, o Peixe da Amazônia, que jogaria diante do Independente, no Zerão, nesta sexta-feira, pela segunda rodada do estadual, segue sem fazer sua estreia no Amapaense.

ENTENDA O CASO

Tudo começou dias antes do pontapé inicial da competição estadual. Poucos dias antes de sua estreia oficial em 2024, a equipe foi suspensa de todas as competições esportivas após entrar com pedido de tutela provisória na Justiça, na 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública do Amapá, solicitando a anulação da eleição e afastamento do presidente da FAF, Netto Góes. O Tribunal de Justiça recusou veementemente a tentativa, alegando “precariedade nas provas apresentadas”.

Seguindo a recomendação da CBF, a Lei Geral do Esporte (14.597/2023) no Art. 26º, e o Art. 90º do seu Estatuto Social, a FAF suspendeu o clube de “qualquer competição organizada ou promovida” pelas duas entidades (FAF e CBF).

Buscando retomar suas atividades profissionais, a Diretoria do Peixe buscou o Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá com provas para que tudo fosse resolvido. Porém, a equipe vêm encontrando resistência do órgão, que reagendou a sessão duas vezes.

VAI VOLTAR?

Procurado pela reportagem do Portal Futebol Interior, o presidente do clube, Luciano Marba, comentou sobre o novo adiamento e se mostrou confiante quanto ao retorno do Santos à disputa do Amapaense, competição cujo o Peixe ostenta o status de maior campeão profissional.

“Uma auditora deu vistas e remarcou a reunião para o dia 20. Porém, dia 19, nós temos uma conciliação na Justiça Comum, e creio que tudo será resolvido por lá. Mesmo que não seja, vai ser resolvido de alguma maneira, não tem para onde correr. Pediram vista para atrasar o processo, possivelmente por quererem que nós desistamos da ação, que não iremos desistir. Se tudo der certo, a partir de terça-feira (20), já estaremos liberados”, disse o mandatário.

CENÁRIO

Com o novo adiamento, o Santos segue sem estrear no Campeonato Amapaense 2024. Assim, as partidas diante de Oratório, pela primeira rodada, e Independente, marcada para esta quinta-feira (15), foram suspensas e serão reagendadas em caso de liberação por parte do TJDAP e Federação.

Com a bola rolando, quem lidera o campeonato é o Trem, com seis pontos e 100% de aproveitamento. Em segundo vem o Independente, com três, seguido por Ypiranga e Santana, com um cada, fechando o G4. A segunda rodada segue no final de semana, com Macapá e Oratório, no sábado (17), às 16h, no Glicério Marques, e Ypiranga e São Paulo, no dia seguinte, no mesmo horário, no Zerão.

Confira também: