Paulista A2: Encerrada a 15ª rodada, confira os números gerais da 1ª fase

Protagonistas até aqui, os oito classificados de modo geral tiveram os maiores destaques em números na primeira fase, confira

As 15 rodadas iniciais do Campeonato Paulista da Série A2 se encerraram definitivamente neste final de semana

São José
Águia terminou na vice-liderança e com ótimos números (Foto: Rodrigo Lopes / São José EC)

Campinas, SP, 18 (AFI) – As 15 rodadas iniciais do Campeonato Paulista da Série A2 se encerraram definitivamente neste final de semana e as quartas de final já estão visadas, com início neste próximo sábado e domingo (23 e 24).

São Bento, São José, Ferroviária, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, Juventus, Velo Clube e Noroeste, nesta ordem, garantiram vaga e disputarão as quartas de final nas próximas semanas. Protagonistas até aqui, os oito de modo geral tiveram os maiores destaques em números na primeira fase, confira.

Noroeste Carlão A2
Carlão soma dez tentos pelo Noroeste (Foto: Bruno Freitas / Noroeste)

CONFIRA OS NÚMEROS DA 1ª FASE DA SÉRIE A2

VITÓRIAS

O São Bento também liderou entre os times com maior número de vitórias, levando os três pontos para casa em nove vezes, que representaram cerca de 84% de seus pontos conquistados. A Águia do Vale também destoou dos adversários, vencendo sete vezes. O destaque negativo ficou para o Comercial, que se despediu rebaixado e sem vencer sequer uma partida.

EMPATES

Impedir os adversários de ficarem com os três pontos e batalhar até o fim foi a tônica da Ferroviária na primeira fase, que empatou mais da metade de seus jogos. Foram oito durante as 15 rodadas, que também colaboraram para impedir que os rivais disparassem. A ideia do Capivariano foi parecida, com sete empates, no entanto os demais resultados não surtiram tanto efeito positivo.

DERROTAS

Desorganizado defensivamente e uma referência entre os pontos negativos no Paulista A2, o Comercial foi o time que mais perdeu, com nove derrotas, que impediram o Leão do Norte de serem mais competitivos na divisão paulista e também de lutarem contra o rebaixamento. A Locomotiva aparece empatada com o São Bento no quesito oposto, já que ambos só foram superados uma vez até agora.

Ferroviária A2
Locomotiva também está classificada (Foto: Thiago Toledo / AFE)

LIDERANÇA

Nadando de braçada no quesito, o São José foi líder durante nove das 15 rodadas disputadas nesta etapa, e apesar do favoritismo que convenceu a todos, sofreu com o resultados ruins na reta final e acabou perdendo a ponta mesmo comandando em 60% do torneio até aqui.

Quem terminou líder foi o São Bento, que em dois momentos distintos assumiu a posição e esteve cinco rodadas na ponta. Antes da dupla, o Rio Claro quem havia alcançado a posição após realizar a melhor estreia da Série A2.

MANDANTE

Com 21 pontos conquistados em 24 jogados, o São Bento também foi o melhor mandante até o momento, jogando no Walter Ribeiro, em Sorocaba. Quem apareceu logo atrás foi o São José, com 16 somados em 21, mas a diferença de aproveitamento ronda 12 pontos percentuais.

VISITANTE

O melhor visitante da A2 é o XV de Piracicaba, que venceu mais da metade de seus jogos nesta condição e alcançou 67% de aproveitamento em 21 pontos. Nas quartas de final, o Nhô Quim também estreará fora de seu mando, graças à colocação que permite a vantagem de decidir a classificação em casa.

São Bento
Bentão liderou diversos critérios (Foto: Neto Bonvino / São Bento)

ATAQUE

O melhor ataque da competição também é do líder São Bento, que marcou 27 vezes, e se aproximou de alcançar dois gols por partida. Matematicamente, o número exato seria 1,8 gol por jogo, resultado semelhante ao do Rio Claro, que aparece como menção honrosa por não ter se classificado mas marcado 26 tentos, mais do que qualquer um dos outros 14 concorrentes.

DEFESA

Um dos poucos critérios que terminaram empatados, São José e Ferroviária formam a dupla que sofreu apenas dez gols na A2, trazendo média aproximada de dois gols sofridos a cada três jogos. Os rebaixados Monte Azul e Comercial, juntos, foram os mais vazados, com 29 gols sofridos cada, quase três vezes o número dos recordistas de melhor defesa.

ARTILHEIRO

Artilheiro até o momento, o camisa 9 do Noroeste, Carlão, tem dez gols somados até aqui e supera outros nomes como João Gabriel, do São José, com oito, e Felipinho, do Velo Clube, que tem sete. O atacante da Maquininha balançou as redes em sete dos 14 jogos que participou, e inclusive marcou duas vezes na rodada derradeira, contribuindo para o saldo de gols que o Norusca precisava para avançar de fase.

Confira também: