BLOG DO ARI

ARIOVALDO IZAC

Blog do Ari - Até que enfim, Noroeste!

Que vitória sofrida, mas saborosa aos seus fiéis torcedores, e conquistada no 'fortim' adversário, palavra obsoleta que significava local do jogo.

A valorosa torcida do Noroeste, que viajou cerca de 400 quilômetros de Bauru a Santos, pôde vibrar com a volta do clube à elite do futebol paulista

Paulista A2 - 2024
Torcedores do Noroeste fazem festa em Santos. Foto: Bruno Freitas - ECN

BLOG DO ARI


Campinas, SP, 7 (AFI) – A valorosa torcida do Noroeste, que viajou cerca de 400 quilômetros de Bauru a Santos, pôde vibrar com a volta do clube à elite do futebol paulista, na vitória sobre a Portuguesa Santista, na manhã/tarde deste domingo. Foi doído, com aflição, e houve necessidade do encaminhamento da partida à definição através de cobranças de pênaltis. Aí deu ‘Norusca’, apelido carinhosamente dado a ele.

O empate por 1 a 1 no tempo normal, no Estádio Ulrico Mursa, transferiu a definição aos pênaltis, com vitória noroestina por 4 a 3.

Que vitória sofrida, mas saborosa aos seus fiéis torcedores, e conquistada no ‘fortim’ adversário, palavra obsoleta que significava local do jogo.

A Briosa ficou em desvantagem no placar após pênalti estúpido cometido por Kaio Cristian sobre o centroavante Carlão, já no segundo tempo, convertido por Pedro Felipe.

E que enfraquecida deu o Noroeste após mudanças forçadas e corriqueiras de jogadores na segunda metade do segundo tempo!

E no tal ‘bololô’ na área noroestina, o zagueiro Vavá deu uma sola na bola – em lance normal – e empatou para a Briosa, após cobrança de escanteio.

DIEGO MAIA

No jogo anterior entre esses concorrentes, sinalizei para que observassem o lateral-esquerdo do Noroeste, Diego Maia, e quem se fixou nele deve ter se decepcionado.

Foram apenas raros lances em que mostrou capacidade de drible e profundidade. No mais, ficou preso à marcação, poupando-se visivelmente, para evitar desgastes.

Assim, nada se conferiu em relação às primeiras observações.

TONINHO E JAIRZINHO

Quanta tradição tem esse Noroeste, clube de onde saiu o saudoso artilheiro e centroavante Toninho Guerreiro, nos anos 60, com posterior transferência ao Santos e São Paulo.

Clube que surpreendeu os meios futebolísticos em 1978 ao levar a Bauru o atacante Jairzinho, ‘furacão da Copa do Mundo de 1970’.

CONCEIÇÃO

Citações de jogos em Bauru nos remete aos anos 70, em confronto da Ponte Preta contra o Noroeste, no Estádio Alfredo Castilho.

E você acha que a saudosa e fanática torcedora símbolo da Ponte Preta, Maria Conceição Rodrigues, ficaria de fora?

Sem espaço nas caravanas e dinheiro para viagem em ônibus de carreira, ela levou a sério a brincadeira de pontepretanos que propuseram levá-la a Bauru em porta-mala de veículo Opala.


E como demovê-la de que a conversa era de brincadeira?

Por exigência, foi se enfiando no porta-mala e lá foi ela para Bauru.

Se a Ponte ganhou ou perdeu, a história não foi completada, mas que o fato é real, não faltam testemunhas.

Confira também: