Relembre última participação de Velo Clube e Noroeste no Paulistão

Galo Vermelho está longe da Série A1 desde 1979; Norusca, desde 2011

Velo Clube, afastado desde 1979, e Noroeste, longe desde 2011, estão de volta à Série A1 do Campeonato Paulista

Foto: Fernanda Luz/Ag. Paulistão
Foto: Fernanda Luz/Ag. Paulistão

Campinas, SP, 07 (AFI) – O final de semana foi histórico para Velo Clube e Noroeste. Afastados há um longo período, as equipes garantiram o retorno ao Paulistão com a ida à final da Série A2 do Campeonato Paulista.

O Galo Vermelho tem apenas uma participação na Série A1, em 1979. O Norusca, por outro lado, jogou pela última vez em 2011, mas está entre os times do interior com mais participações na Elite — com a disputa em 2025, serão 38.

Por isso, vale a pena relembrar como era o futebol paulista na última participação de cada um deles no Paulistão.

PAULISTÃO 1979

O Campeonato Paulista ocupava uma porção muito maior do calendário. Em 1979, os 20 participantes foram divididos em quatro grupos de cinco, mas todos se enfrentavam em turno e returno. Após 38 rodadas, apenas o lanterna foi rebaixado.

O Velo Clube fez apenas 21 pontos (a vitória ainda dava apenas dois, não três como atualmente): foram cinco vitórias, 11 empates e 22 derrotas, 22 gols marcados, 52 sofridos e -30 de saldo.

O Marília, com 28 pontos, foi o vice-lanterna ao somar 28 pontos e precisou enfrentar uma repescagem contra o Santo André, vice-campeão da Divisão Intermediária (antigo nome da Série A2 do Paulista).

O Tigre venceu o primeiro jogo contra o Ramalhão por 2 a 0, depois perdeu por 2 a 1 e fechou a disputa goleando por 4 a 1 para seguir no Paulistão.

Por outro lado, os três melhores de cada chave da primeira fase avançaram à segunda fase, com dois grupos de seis. Os times jogaram dentro dos grupos, em turno único, e os dois primeiros de cada lado avançaram às semifinais.

O Corinthians eliminou o Palmeiras com uma vitória e um empate, enquanto a Ponte Preta bateu o Guarani duas vezes.

A final, disputada já em fevereiro de 1980, teve o Timão vencendo a Macaca por 1 a 0 no primeiro jogo; depois, empate por 1 a 1; e terminou com novo triunfo corintiano por 2 a 0.

O Noroeste, curiosamente, esteve naquele Paulistão de 1979. Foi até a segunda fase, mas terminou na sexta e última colocação do Grupo 2.

Campeão da Intermediária, o Taubaté ocupou a vaga do Velo Clube.

PAULISTÃO 2011

O Campeonato Paulista já preenchia um espaço menor do calendário no começo da década passada, mas era mais longo do que atualmente. Em 2011, os 20 clubes se enfrentaram em turno único na primeira fase. Após 19 rodadas, os oito melhores foram para as quartas de final, com os quatro piores sendo rebaixados.

O Noroeste chegou à última rodada precisando de um bom resultado em Itu contra o Ituano. Entretanto, o Norusca acabou perdendo por 2 a 0 e terminou na 19ª e penúltima colocação, com 17 pontos.

Os outros rebaixados foram: Santo André, com 15, Grêmio Prudente (que foi Grêmio Barueri anteriormente, nome que voltaria a ostentar pouco depois), com 17, e São Bernardo FC, com 18.

Nas quartas de final, o Santos eliminou a Ponte Preta; o Corinthians, o Oeste; o São Paulo, a Portuguesa; e o Palmeiras, o Mirassol.

Já na semifinal, o Peixe fez 2 a 0 no Tricolor, enquanto o Timão passou pelo Verdão com 6 a 5 nos pênaltis após 1 a 1 no tempo normal.

A final alvinegra teve um empate sem gols e uma vitória santista por 2 a 1.

XV de Piracicaba, Catanduvense, Guarani e Comercial garantiram o acesso na Série A2 do Paulista. O Velo Clube, por outro lado, foi um dos times a subir da Série A3 para a Série A2 do Paulista.

Confira também: