Palmeiras já é campeão brasileiro e só teve data adiada para carimbar o título

Chapecoense vai ser um jogo muito difícil para o Palmeiras, mas, jogando como está, poderá fazer sua festa do título

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

Verdão venceu o Botafogo carioca com muita dificuldade. Seu time correu muito, mas pareceu nervoso com o bom futebol do adversário. Até que Gabriel Jesus fez um cruzamento perfeito para o baixinho Dudu, que, de cabeça, marcou o gol que tranquilizou o time da casa. Vitória difícil mas justa.

Não houve erros graves de arbitragem e o Palmeiras jogou o necessário para justificar o resultado. Durante o jogo, vários jogadores se destacaram. A partir do goleiro Jailson, em grande forma. Na defesa o lateral Zé Roberto jogou muito. No meio campo Moisés esteve impecável. No ataque, Dudu e Gabriel Jesus criaram boas jogadas, inclusive a do gol.

Palmeiras está unido e pronto para ser campeão brasileiro, que não vem desde 1994
Palmeiras está unido e pronto para ser campeão brasileiro, que não vem desde 1994

O Palmeiras mostrou ser superior ao Botafogo e provou que, neste momento, é mesmo o melhor time do campeonato. Com a vitória chegou aos 74 pontos ganhos, contra 68 do Santos, que empatou com o Cruzeiro e ficou na vice-liderança. A diferença entre o líder e o vice-líder passou a ser de seis pontos. Para terminar o turno faltam apenas dois jogos, ou seus pontos em disputa.

No domingo que vem o Palmeiras encara a Chapecoense. um time forte, mas na Allianz Arena. Acho que vai ser um jogo muito difícil para o Palmeiras, mas, jogando como está, poderá fazer sua festa do título nesta partida.

O Santos até foi bem em BH onde chegou a virar o placar em cima do Cruzeiro. Mas acabou por ceder o empate o que prejudicou seus planos para chegar ao título. Fica implícito, portanto, que este título não escapa mais do Palmeiras. Um premio justo ao melhor time da temporada.

C *U * R * T * A * S

* QUASE quarenta mil pessoas estiveram na Arena palmeirense. Muita vibração, muita festa, muita emoção. O torcedor sofreu, porque o Palmeiras não jogou tudo o que pode e até levou alguns sustos provocados pelo bom time do Botafogo. No final, no entanto, deu Verdão. A torcida fez a festa. O grito de campeão já fez parte dela.

* FIQUEI bem impressionado com o time do Botafogo. Uma defesa segura, um ataque muito veloz. Há entrosamento entre os jogadores, o que dificulta muito para o adversário. Se o jogo fosse no Rio o Palmeiras poderia até perder. Mas em casa, o time da casa se impôs e conseguiu encerrar a partida com os três pontos no ativo.

Copete continua importante para o Santos
Copete continua importante para o Santos
* O SANTOS jogou decidido a ganhar do Cruzeiro. Nem o fator campo, inibiu os jogadores santistas. Eles correram muito, procuraram se impor mas deram o azar de levar um gol do Cruzeiro marcado pelo excelente Arrascaeta. O gol fez o Santos sentir mas, aos poucos, seus atletas começaram a reagir. E partiram para a grande virada.

* RICARDO Oliveira marcou o seu e empatou a partida. Depois, houve um pênalti que Ricardo cobrou e levou o Santos ao seu segundo gol. Imaginava-se à partir daí que o Santos conseguiria segurar o resultado. Não conseguiu. O zagueiro Manoel, aos 43 minutos do segundo tempo, igualou o placar. 2 a 2, péssimo resultado para o Peixe.

* AGORA o Santos tem 68 pontos. Está a seis do Palmeiras. Para ainda conquistar o título será preciso que vença os dois últimos jogos que terá pela frente e o Palmeiras perca os dois que também terá que fazer. Muito difícil. Particularmente não acredito nisso. Renato, ótimo jogador santista, disse no fim do jogão temos mais chance.

* O SÃO PAULO outra vez produziu um futebol abaixo da crítica. Nenhum dos seus setores mostrou serviço. Falhas na defesa (acho que Denis falhou no primeiro gol), incompetência no meio campo e fragilidade total no ataque. Chaves, suspenso, não jogou. O jovem Pedro ocupou a posição e foi totalmente anulado pela zaga local.

* AGORA restam dois jogos para o São Paulo. Um contra o Atlético em Minas onde o Galo é o grande favorito. O último será no Pacaembu contra o Santa Cruz, já rebaixado. Um jogo fácil, mas, do jeito que o time de Ricardo Gomes está jogando, pode até perder ara o Tricolor pernambucano que já foi rebaixado para a série B.

São Paulo levou 2 a 0 do bom time da Chapecoense
São Paulo levou 2 a 0 do bom time da Chapecoense
* A DIRETORIA do São Paulo, por sinal, precisa fazer completa reformulação no elenco. Há jogador ali que não pode ficar. É dinheiro jogado fora. Denis, é um deles. Carlinhos é outro. Chaves também deve ser devolvido ao Boca e Kelvin, ao Porto, de Portugal. É preciso contratar e relacionar jovens do sub 20 para compor elenco.

* OUTROS resultados da rodada pela Série A. Vitória 4 x Figueirense (rebaixado) 0. Grêmio 3 x América MG 0. Atlético Paranaense 2 x Sport 0. Ponte Preta 1 x Fluminense 0. Flamengo 2 x Coritiba 1. Santa Cruz 3 x Atlético Mineiro 3. Agora faltam apenas duas rodadas para que o Brasileirão 2016 chegue ao seu final.

* DEPOIS da trigésima sexta rodada disputada no último final de semana, o G6 tem o Palmeiras com 74 pontos ganhos. Santos, 68. Flamengo, 67. Atlético Mineiro 62. Atlético PR, 55 e Botafogo carioca, 55. Na Z4 estão Inter com 39. Figueirense com 34. Santa Cruz com 28 e América MG com 27. Os três últimos já foram rebaixados.

* JOGOS programados pela trigésima sétima rodada. Sabadi - Botafogo x Ponte Preta, América MG x Sport e Corinthians x Atlético PR. Domingo = Flamengo x Santos. Palmeiras x Chapecoense, Atlético MG x São Paulo. Inter x Cruzeiro. Figueirense x Fluminense. Santa Cruz x Grêmio e Coritiba x Vitória na segunda feira à noite.

*LEMBRAMOS que faltou um jogo a ser disputado pela rodada de final de semana. Esse jogo colocará frente a frente Corinthians x Internacional. O Timão precisa da vitória para ainda tentar uma vaga na Libertadores. O Colorado gaúcho precisa da vitória para tentar escapar do rebaixamento. Jogo difícil. Previsão de muita tensão e violência.

* ESSE JOGO será disputado no Itaquerão a partir das 20 horas. Não se espera grande público porque o time de Oswaldo de Oliveira atravessa péssima fase. Por falar no técnico, ele é execrado pela fiel torcida. Maioria quer ver o treinador pelas costas. Acredito que se perder do Inter esta noite, Oswaldo será demitido pela diretoria.

* ATENÇÃO companheiros da crônica esportiva do interior de São Paulo. A ACEISP - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo é uma entidade que foi criada para atende-lo. Para cuidar de seus problemas. Para defende-lo até em Juízo, se necessário. Prestigia sua associação. Faça seu credenciamento via ACEISP.

* A CREDENCIAL para entrar em estádios ano 2017 já começa a ser distribuída. Até 30 de dezembro custa apenas 90 reais. Digo "apenas" porque qualquer outra entidade do País estará cobrando muito mais. O dobro ou o triplo. Além disso, a FPF oficializou nossa credencial. Ela é válida em qualquer estádio do futebol de São Paulo.

* AQUI ESTÃO os endereços virtuais para pedir sua credencial: www.aceisp.com.br (o site da associação) ou e mail para [email protected]. O pessoal do FUTEBOL INTERIOR nos está ajudando muito na divulgação de nossa entidade.Qualquer informação à mais, procure o Elcio no FI. Ele tem todas as informações que você precisa.

* IMPORTANTE lembrar que a credencial 2017 custará 90 reais até dia 30 de dezembro. Depois disso, até 31 de janeiro, vai custar 120 reais. Em fevereiro já vai custar 150 reais. As diferenças visam valorizar aqueles que pedirem suas credenciais por antecipação. Daí o valor de 90 reais. Providencie desde já seu credenciamento.

Vasco só deve confirmar o acesso na última rodada da Série B
Vasco só deve confirmar o acesso na última rodada da Série B
* AO PERDER para o Criciúma por 1 a 0 no sábado, o Vasco da Gama ficou ameaçado de não subir para a primeira divisão neste ano. Agora ele vai precisar vencer o Ceará em seu campo no próximo final de semana, se não quiser voltar a disputar a série B no ano que vem. Situação do time de Jorginho é bem complicada neste final.

* AQUI TODOS os resultados da trigésima sétima rodada da série B do Brasileirão. Oeste 0 x Joinville 2. Luverdense 1 x Goiás 0. Tupi 1 x Náutico 4, Criciúma 1 x Vasco 0, Londrina 0 x Avaí 1, Vila Nova 2 x Paysandu 2, Bahia 3 x Bragantino 2, Sampaio Correa 0 x Atlético GO 1, Brasil 1 x CRB 0 e Ceará 1 x Paraná Clube 1.

* COM ESSES resultados o G4 ficou com Atlético GO que tem 73 pontos, Avaí com 65 (já subiu), Bahia com 63 e Vasco com 52. O Náutico tem 60 e ainda pode subir. Na zona de rebaixamento estão Joinville (que ainda pode se salvar se ganhar do Vila Nova) com 37 pontos. Bragantino com 32, Tupi com 30 e Sampaio Correa com 27.

* OS TRES últimos colocados da segundona já caíram. Nem dependem mais da última rodada do campeonato. O Braga, segundo nos informam, deverá reduzir investimentos e terá um time meia boca no campeonato do ano que vem da série C. Parece que o presidente Marquinho Chedid está desmotivado com o futebol.

* JOGOS da última rodada do Brasileirão Série B. Sexta feira, Paraná x Tupi e Paysandu x Criciúma. No sábado, Vasco da Gama x Ceará, Atlético GO x Bahia, Náutico x Oeste, Goiás x Sampaio Correa, Joinville x Vila Nova, CRB x Luverdense, Avaí x Brasil e Bragantino x Londrina. Encerrada essa rodada os clubes entram em férias.

Depois de eliminar o Inter, o Galo pega o Grêmio na decisão
Depois de eliminar o Inter, o Galo pega o Grêmio na decisão
* NA PRÓXIMA quarta feira, dia 23, Grêmio e Atlético Mineiro iniciam a briga para saber quem será o campeão da Copa do Brasil de 2016. Jogo será em Porto Alegre mas não existe favoritismo de nenhum dos lados. O segundo jogo desta decisão será disputado no dia 30 de novembro, também uma quarta feira, no estádio Mineirão, em BH.

* TAMBEM no dia 23, quarta feira próxima, a Chapecoense recebe o San Lorenzo, da Argentina, pelas semifinais da Copa Sul Americana. Se vencer, time de Chapecó chegará pela primeira vez a final deste torneio organizado pela Conmebol. No dia 24, quinta feira, Cerro e Atlético Nacional decidem a segunda vaga nas finais desta Copa.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos