São Bento poderá jogar a Copa do Brasil em 2017

O Bentão depende do desempenho dos clubes paulistas na briga pela Libertadores no Campeonato Brasileiro

por Rivail Oliveira

Sorocaba, SP, 10 (AFI) - O ano de 2017 promete para o São Bento. Quinto melhor time no Campeonato Paulista de 2016, com uma grande campanha no Brasileiro da Série D, o Azulão terá uma temporada cheia no ano que vem, com duas competições já asseguradas: Paulistão, de janeiro a abril, e Brasileiro da Série C, competição que não disputa desde 1992. E poderá ainda disputar uma terceira e inédita competição em sua história: A Copa do Brasil.

Por conta da quinta colocação no estadual deste ano, o Azulão torce que dois times de São Paulo – entre Palmeiras, Santos e Corinthians, assegurem vaga para a Libertadores, que neste ano dará vaga para os seis melhores colocados do Brasileiro e um clube da Copa do Brasil e um da Copa Sul Americana.
São Bento poderá jogar a Copa do Brasil em 2017
São Bento poderá jogar a Copa do Brasil em 2017

No Brasileirão, com 29 das 38 rodadas já realizadas próximos da vaga para a Libertadores: Palmeiras (60), Flamengo (57), Atlético-MG (53), Santos (51), Fluminense (46), Atletico-PR (45), brigando ainda, Botafogo (44), Grêmio (43), Corinthians (42), e Ponte Preta (39 pontos). Na Copa Sul Americana, está nas oitava e ainda brigado pelo título a Chapecoense.

Segundo o regulamento, para a Copa do Brasil de 2017, como base na temporada 2016, serão três vagas oriundas do Paulistão; além de vagas vindas da Libertadores, onde não foi definida a quantidade; uma vaga da Série A2, uma vaga da Copa Paulista e mais duas vagas do ranking nacional.

Recordando que na Copa do Brasil de 2016, dez paulistas se habilitaram. do Paulistão: Santos Red Bull e Ponte Preta; da Libertadores: Corinthians, São Paulo e Palmeiras; da Série A2, a Ferrovária; da Copa Paulista, o Linense; e via ranking nacional, Portuguesa e Bragantino.