Atlético-GO 4 x 1 Ceará - Goleada em tarde de atacantes "afiados" do Dragão

Jogo aconteceu na tarde deste sábado, no Serra Dourada, em Goiânia.

por Agência Futebol Interior

Goiânia, GO, (AFI) – Apontados como clubes candidatos ao rebaixamento para a Série B de 2012, Atlético-GO e Ceará se enfrentaram na tarde deste domingo, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, e deu Dragão. Numa tarde inspirada dos atacantes Marcão e Anselmo, o último que fez dois gols, o rubro-negro bateu o Vozão por 4 a 1 e se afastou das últimas colocações do Brasileirão.

Com essa importante vitória no Nacional, o Atlético-GO agora soma seis pontos e está em sexto lugar na tabela de classificação. Já o Ceará, comandado pelo fraco técnico Vágner Mancini, prova mais uma vez dentro de campo que lutará contra o descenso. Ocupa apenas a 15ª posição, com quatro pontos. Na foto ao lado, Anselmo (dois gols) e Bido (um gol).

Primeiro tempo com virada
O duelo entre as equipes começou com muitos passes errados no Estádio Serra Dourada, porém, apostando nas jogadas em velocidade pelo lado esquerdo, foi o Ceará que chegou pela primeira vez com perigo na partida. Logo aos cinco minutos, após troca de passe entre ex-jogadores da Ponte Preta – Joã Marcos e Vicente -, o ala arriscou chute forte de fora da área e obrigou o goleiro Márcio a se esticar todo e mandar a bola para a linha de fundo.

O jogo era traquilo e tanto Atlético, como Ceará, priorisavam a posse de bola para aos poucos ir criando jogadas ofensivas. Jogando em casa, o Dragão assustou o time cearense somente aos 12 minutos. Thiago Feltri aproveitou bola rebatida da defesa e chutou rasteiro, rente a trave do arqueiro Fernando Henrique que só olhou a bola tomar o rumo da linha de fundo.

Sem muita técnica, porém, com mais vontade, o gol do Ceará não demorou a sair. Aos 21 minutos, após cruzamento de Vicente, Thiago Humberto apareceu livre na área para estufar as redes do rubro-negro goiano. Sem dar tempo ao Vozão para comemorar a vantagem no marcador, o Atlético, após a saída de bola, conseguiu uma bela tringulação e empatou o jogo. Aos 24, o atacante Marcão, escalado de última hora entre os titulares, cruzou na cabeça de Anselmo, que sem trabalho tirou do goleiro: 1 a 1.

Minuto arrasador
Aos 38 minutos dois lances que poderiam ter dado outro parâmetro na partida. No primeiro lance, Osvaldo chegou à direita do campo e tocou para Iarley, que de frente para o gol demorou demais para finalizar e deixou o zagueiro Gilson encostar na marcação e travar o chute que teria como destino o fundo do gol do Atlético.

No lance seguinte, no contra-ataque, o time da casa aproveitou desatenção dos sistema defensivo do Ceará e virou o placar. Adriano recebeu bom passe, arriscou chute cruzado e contou com uma falha do goleiro Fernando Henrique (que não segurou chute defensável), para dançar o vira no Serra Dourada.

Mais gols
Os primeiros 10 minutos do segundo tempo em Goiânia merecem ser esquecidos por parte dos torcedores que estiveram presentes no estádio. Os dois times, mesmo fazendo alterações no intervalo, erravam muitos passes e também pouco faziam para tentar marcar os seus gols. Para se ter uma idéia, o lance mais perigoso foi num cruzamento onde o goleiro do Ceará saiu bem do gol e praticou defesa em dois tempos.

Aos 15 minutos o Atlético-GO voltou a comandar todas as ações da partida. E, aproveitando o bom momento, novamente conseguiu balançar as redes. O artilheiro Marcão fez boa jogada individual e tocou para Bida, que na saída de Fernando Henrique só teve o trabalho de chutar colocado: 3 a 1.

O domínio era todo do Atlético-GO e assim a vitória que já era boa se transformou em goleada 29 minuto. Sempre ele no comando de ataque, Marcão invadiu a área e mandou bola forte para o gol do Ceará, que obrigou Fernando Henrique espalmar. No rebote, Anselmo, pela seguda vez, teve tranquilidade e fez o quarto. No final do jogo, aos 44 minutos, o Dragão perdeu uma grande chance com Felipe Brisola, que acabou falhando na finalização e facilitou a vida do jogador cearense.

Próximos jogos!
O Atlético-GO volta a campo pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A no próximo sábado, às 18h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, diante do Atlético-MG. Já o Ceará, no mesmo horário, só que no domingo, recebe no Estádio Presidente Vargas o líder invicto do Brasileirão, São Paulo.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
4ª rodada
Data
12/06/2011
Horário
16h00
Local
Estádio Serra Dourada, em - Goiânia-GO (GO)
Árbitro
Paulo Cesar Oliveira-SP

Renda
R$ 32.815,00
Assistentes
Marcio Eustaqui Santiago-MG e Marcelo Carvalho Van Gesse-SP

Público
2.140 pagantes
Atlético-GO
Márcio;
Adriano, Gilson (Paulo Henrique), Leonardo e Thiago Feltri;
Agenor, Pituca, Bida (Felipe Brisola) e Vitor Júnior;
Marcão e Anselmo (Felipe).
Técnico: PC Gusmão
Ceará-CE
Fernando Henrique;
Murilo (Marcelo Nicácio), Anderson Luis, Erivélton e Vicente;
Michel, João Marcos, Eusébio e Thiago Humberto;
Iarley (Heleno) e Osvaldo (Preto).
Técnico: Vágner Mancini