XV de Piracicaba incorpora psicólogo esportivo na comissão

"É um profissional que vai acrescentar muito para o desenvolvimento do trabalho como um todo" - gestor de futebol, Douglas Pimenta

De forma inédita, o XV de Piracicaba terá um psicólogo trabalhando juntamente com a comissão técnica. Trata-se do piracicabano Igor Leone

Categorias: Futebol Interior

Por: Agência Futebol Interior, 09/06/2022

vx piracicaba
Igor Leone (Foto: Divulgação / XV de Piracicaba)

Piracicaba, SP, 09 (AFI) – De forma inédita, o XV de Piracicaba terá um psicólogo trabalhando juntamente com a comissão técnica. Trata-se do piracicabano Igor Leone, que tem formação acadêmica em psicologia e educação física. Ele também fez especialização em psicologia esportiva e é Mestre em Futebol formado pela Universidade Lusófona de Lisboa.

Igor já trabalha diariamente no clube, acompanhando os treinamentos e demais atividades do futebol profissional. “Se estou em uma sala ou vindo pontualmente, eu tenho um vínculo menor com os atletas e comissão. Acompanhando o dia a dia consigo ver a evolução comportamental a cada treino, a cada dia. Quanto mais presente, melhor para a percepção da variação de comportamento ou potencializar o que já está ocorrendo bem”, explica.

“A base do nosso trabalho é em cima do comportamento. Tentar perceber alguns padrões em relação às emoções e sentimentos dos atletas e passar para a comissão técnica para que possamos trabalhar. Acompanhar diariamente os treinos junto com a comissão técnica e fazer o trabalho do pilar mental. Algo que agrega no físico, no técnico e no tático. De repente dar uma perspectiva diferente e poder colaborar com o todo”, explica o psicólogo que já jogou nas categorias de base do clube em 2004 e 2005, na categoria sub-15.

IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ESPORTIVO

O gestor de futebol Douglas Pimenta também ressaltou a importância da chegada dessa nova função na comissão técnica do XV: “É um profissional que vai acrescentar muito para o desenvolvimento do trabalho como um todo, principalmente porque estará dentro de campo, no dia a dia, dando um feedback mais rápido tanto pro treinador quanto para a direção. A chegada dele contribui para aumentar ainda mais a qualidade da comissão”.

Confira também: