Vitória-ES garante participação na Série D em 2026

Com pentacampeonato da Copa Espírito Santo, Vitória garante vaga na Série D 2026 e iguala Real Noroeste em participações.

IMG 2506
Vitória-ES conquista o título estadual e disputará novamente a Série D do Campeonato Brasileiro após ausência em 2024 e 2025. (Reprodução/VFC)

Vitória, ES, 04 (AFI) – O Vitória-ES está de volta ao cenário nacional. Com a conquista do pentacampeonato da Copa Espírito Santo, neste domingo, diante do Porto Vitória, o Alvianil Centenário garantiu sua vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. O título coroou a campanha da equipe e marcou mais um passo importante na retomada do clube no futebol capixaba.

VAGA GARANTIDA NA SÉRIE D

O triunfo diante do Porto Vitória, válido pela final da Copa ES, assegurou ao Vitória o direito de disputar a quarta divisão nacional na próxima temporada. Com isso, o clube de Bento Ferreira iguala o Real Noroeste em número de participações na competição. O maior rival, Rio Branco-ES, segue como o capixaba com mais presenças na Série D: cinco no total, podendo chegar à sexta em 2026 caso não suba à Série C.

A Série D 2026 está prevista para começar entre os meses de abril e maio, logo após o término do Campeonato Capixaba.

HISTÓRICO NA COMPETIÇÃO

A estreia do Vitória na Série D ocorreu em 2019, ano em que a equipe teve uma das melhores campanhas de sua história recente. Naquela edição, o Alvianil avançou até as oitavas de final, sendo eliminado pelo Ituano em um confronto marcado por forte polêmica envolvendo a arbitragem.

No ano seguinte, em 2020, o clube voltou a disputar o campeonato nacional, mas não passou da fase de grupos. Já em 2023, sob o comando de Ney Barreto, o Vitória mostrou poder de reação e conseguiu chegar à segunda fase, onde acabou sendo eliminado pelo Ceilândia.

ALVIANIL CENTENÁRIO EM CRESCIMENTO

O novo título da Copa Espírito Santo consolida o momento de retomada do Vitória-ES, que segue em busca de reerguer seu protagonismo dentro e fora do Estado. Com o retorno à Série D, o clube terá mais uma oportunidade de representar o Espírito Santo no futebol brasileiro e, quem sabe, buscar voos mais altos em 2026.

Confira também: