Carioca: Tite elogia atuação do Flamengo no clássico diante do Fluminense

Comandante afirmou que o Rubro-Negro teve supremacia nos 45 minutos derradeiros e foi merecedor do placar

Treinador comentou sobre diversos temas em entrevista coletiva após vitória do Fla

1 ghg9rkmxmaaaflg 32110688
Foto: Marcelo Cortes/CRF

Rio de Janeiro, RJ, 26 (AFI) – No Maracanã, na tarde do último domingo (25), pelo Campeonato Carioca, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 0. O jogo era extremamente importante e direto, pois valia o topo da classificação. Tite, técnico do Rubro-Negro, afirmou que o primeiro tempo do clássico foi equilibrado. No entanto, o comandante ressaltou a supremacia dos pretos e vermelhos, equilibrados dentro das quatro linhas, na segunda etapa.

“Na vida, no esporte, em tudo, as pessoas acham que equilíbrio é fácil. Mas é muito difícil. Tem diferentes jogos dentro do jogo. O primeiro tempo foi equilibrado. Mas no segundo tempo tivemos uma supremacia muito grande e nos fizemos merecedores do placar. Quando falo de equilíbrio falo de uma equipe que fez mais de dois gols por jogo e é consistente defensivamente. Ela não é boa porque defende, ela não é boa porque ataca. Ela é boa porque é equilibrada. Uma parte é a consolidação e evolução constante. A gente busca isso.”

O resultado positivo deixou o Fla com a mão na taça. Em caso de empate ou até mesmo de revés na partida do próximo fim de semana, por conta do enorme saldo de gols, o clube leva a Taça Guanabara. O treinador falou ainda sobre outros aspectos dentro do confronto frente ao Tricolor das Laranjeiras.

“Acho que no primeiro tempo a gente conseguiu manter uma pressão alta por um tempo muito grande. Mesmo quando eles conseguiam romper a pressão, eles não conseguiam ter a profundidade. A gente conseguiu fazer o controle e baixar a linha. Fizemos com que eles não gerassem tantas situações. Eles tem o costume de fazer assim. Eles trocaram quatro jogadores, mas colocaram jogadores de qualidade. A gente sabia dos problemas que eles poderiam causar. Acredito que encontrar o timing de fazer a pressão e conseguir organizar o processo ofensivo fez a gente gerar superioridade.”

Perguntado acerca da sua declaração do Estadual do Rio ser superior ao de São Paulo, Tite disse ter se expressado mal. Nas palavras dele, apenas quis mencionar em relação ao momento vivido pelos considerados grandes e não o contexto geral.

“Eu me expressei mal e tomei pau pra caramba. Justo. Quando quis falar que o Carioca era mais difícil era do momento dos quatro grandes em relação a São Paulo, não no contexto todo. Eu não me expressei bem. Mas Flamengo tem um grande poderia, Botafogo que esteve na iminência do título, Fluminense campeão da Libertadores e Vasco em ascensão. E no comparativo ao momento dos grandes de São Paulo, é mais difícil. Mas também, há algum tempo atrás, quando Nova Iguaçu começou a fazer uma série de pontos, fizemos uma roda: “Atenção, temos que pontuar, crescer na tabela porque tem uma equipe botando pressão. Daqui a pouco algum grande vai sobrar”. Sobrou. Fica o reconhecimento ao Nova Iguaçu pelo trabalho.”

OUTROS TEMAS

Negociação com Léo Ortiz

“Não só zagueiro, mas tem outras funções. Existe uma série de jogadores selecionados. O Flamengo tem que ter a responsabilidade de antecipar as situações porque temos que ter jogadores de qualidade. Esse é o ônus de uma equipe como o Flamengo.” 

Gramado do Maracanã

“O gramado hoje estava muito bom. A gente teve uma reunião com a empresa que cuida do gramado e eles estão fazendo um trabalho importante para a gente, para a sequência da temporada.”

Convocação de jogadores do Fla para a Seleção

“Todos os atletas do Flamengo estão disponíveis para a Seleção Brasileira. Não tenho direito nenhum como técnico de restringir. Sabe por quê? Porque é uma forma de ascensão profissional, de valorização, de objetivos, de crescimento. Não tenho esse direito. Que façam a escolha de maneira mais justa. Me permitam a inconfidência. Quando o Juan falou que estava saindo, ele falou: “Vou estar com alguns de vocês”. Eu falei: “Leva todo mundo”. E falei de coração, isso é reconhecimento profissional. E o Flamengo nos dá condições de ter peças de reposição, é garoto que está surgindo, contratações. É a lei do jogo.”

Análise do embate

“Flamengo e Fluminense têm duas ideias muito parecidas. As duas equipes gostam da bola, gostam do jogo. Por vezes uma alterna para ser vertical, daqui a pouco a outra atrai para o lado para procurar o gol pelo outro. Mas são duas equipes que gostam de jogar futebol. Esse lance segue o princípio do basquete. Muitas vezes você roda a bola de um lado, do outro. Nisso, você mexe a marcação do adversário e as coberturas. É o primeiro movimento, segundo movimento, terceiro… Essa coordenação de sequência de movimentos é difícil de fazer. Daqui a pouco você encontra espaço de infiltração, você não faz isso a esmo, faz com objetivo para infiltrar. Nossa equipe é aguda, tem velocistas, tem Arrasca, De La Cruz, Igor…”

Horário da partida

“Com esse calor, eu particularmente queria jogar à noite, te confesso. Eu, isoladamente, contra toda comissão técnica. Sabe por quê? Porque tu mais à noite, cansa menos. A marcação pressão alta fica mais fácil para fazer. Nós estabelecemos: acelera a pressão. Esse sol derrete o cara, então tem que haver uma alternância de movimento de pressão. Fizemos uma marcação média. Então tem que saber jogar nessas três pressões. Assim como a gente joga em contra-ataque. Quem vem fazer bloco alto, nós temos velocistas. Temos jogadas de aproximação, como foi no gol. Então procuramos ter essa alternância de movimentos.”

SEQUÊNCIA NO CARIOCÃO

Pelo compromisso derradeiro do Cariocão, o Flamengo encara o Madureira no sábado (02), às 16h, no Maracanã. O Placar FI acompanha ao vivo todos os detalhes do duelo.

Confira também: