Tite convoca Seleção com uma novidade e grupo quase definido

A lista contou com vinte e sete nomes, dos quais, o único que ainda não havia sido chamado pelo treinador, foi o meio campista do Verdão

Muitos nomes conhecidos, outros nem tanto, mas, no geral, é aquela mesma base criada por Tite durante as Eliminatórias da Copa.

Categorias: Colunas

Por: Agência Futebol Interior, 11/05/2022

Tite faz convocação para amistosos da seleção brasileira
Tite faz convocação para amistosos

Campinas, SP, 11 (AFI) – O volante Danilo, do Palmeiras, foi a grande novidade na convocação feita pelo técnico Tite, da Seleção Brasileira, na tarde desta quarta-feira. A lista contou com vinte e sete nomes, dos quais, o único que ainda não havia sido chamado pelo treinador, foi o meio campista do Verdão. No mais, muitos nomes conhecidos, outros nem tanto, mas, no geral, é aquela mesma base criada por Tite durante as Eliminatórias da Copa.
Esses jogadores vão participar dos dois amistosos pré-Copa, contratados pela CBF, contra a Coreia do Sul (em Seul) e Japão (em Tóquio), nos dias 2 e 6 de junho, respectivamente. Serão os últimos confrontos da Seleção Brasileira antes da próxima Copa do Mundo que será disputada no Catar a partir do final de novembro deste ano.

Vamos aos nomes:
Goleiros – Alisson, Ederson e Weverton.
Laterais – Danilo (da Juventus), Daniel Alves, Alex Telles, Guilherme Arana e Alex Sandro.
Zagueiros de área – Marquinhos, Thiago Silva, Eder Militão, Gabriel Magalhães.
Meio  campistas – Casemiro, Danilo (do Palmeiras), Fabinho, Fred, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Phillippe Coutinho.
Atacantes – Neymar, Raphinha (do Leeds), Gabriel Jesus, Vini Junior, Gabriel Martinelli, Richarlison, Rodrygo e Matheus Cunha.
TIME BASE
Em tese, e com base naquilo que Tite já fez, o time base seria formado por Allisson. Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana ou Alex Sandro. Casemiro, Fred, Lucas Paquetá e Phillippe Coutinho. Neymar e Richarlison. Durante os jogos, Tite deverá trocar jogadores e fazer suas últimas observações para definir o elenco definitivo da Seleção.

Numa análise fria sobre esta lista divulgada por Tite, acho que há vários jogadores que não deveriam ser convocados e outros que foram esquecidos e deveriam ter seus nomes incluídos nesta relação. Nossa análise começa pelo gol. Os três convocados são ótimos. Nenhuma objeção.
SERVE OU NÃO
Entre os laterais eu não convocaria Daniel Alves que está velho e superado. Além disso, é pernóstico. No miolo de zaga manteria os quatro convocados. São competentes. No meio campo não chamaria Phillippe Coutinho porque já foi convocado outras vezes e não agradou.
Em compensação, elogio a convocação de Danilo, do Palmeiras. E cobro a chamada de Raphael Veiga que é um meia excepcional que também sabe fazer gols.  Meu ataque não teria Gabriel Martinelli, do Arsenal, e sim o atacante Hulk, do Atlético Mineiro. 

NÃO CONCORDO
A escalação básica que apresentei acima é reflexo daquilo que Tite  fez durante as Eliminatórias e jogos de outras competições nos últimos dois anos. Na sua cabeça, o time titular deveria ser esse. Eu não concordo. Meu time para começar a Copa do Catar teria Alisson no gol. Danilo (da Juventus). Marquinhos, Thiago Silva e Arana. Casemiro, Fred, Raphael Veiga. Neymar, Hulk e Vini Junior.
Detalhe: estes são os jogadores que iniciariam a Copa se eu fosse o Tite. Mas, pelo visto, o técnico da seleção não vai chamar nem Raphael Veiga, nem Hulk e não fará de Vinicius um de seus titulares.
ARGENTINA FORA
Em tempo: o Brasil deveria enfrentar a Argentina dia 6 de junho, mas o amistoso foi cancelado. A CBF trabalha no sentido de acertar com outra Seleção. A Inglaterra já foi consultada, mas pediu muito dinheiro para jogar no Brasil.    

Confira também: