Paulista A2: Técnico do São Bento fala em 'cabeça erguida' apesar da eliminação no Estadual

Roberto Fonseca ressaltou o quanto a derrota, que culminou no fim do sonho do acesso, acabou sendo dolorida; treinador garante que o saldo da equipe na competição foi positivo

Comandante afirmou que todos do clube fizeram um trabalho vencedor, digno, honesto e correto

Captura de tela 2024 03 28 153159
Foto: Neto Bonvino/EC São Bento

Sorocaba, SP, 28 (AFI) – O São Bento está fora do Campeonato Paulista A2. Na noite da última quarta-feira, mesmo jogando em casa com o apoio da torcida, os beneditinos foram superados, no Walter Ribeiro, pelo Noroeste por 2 a 1. O resultado negativo fez o clube eliminar as chances de avançar de fase e brigar por um lugar na elite da competição.

Roberto Fonseca, técnico do Azulão, se mostrou triste com o revés, mas garantiu que o balanço da competição acabou sendo positivo. Ele ainda lamentou o fato da competição não ser por pontos corridos. No entendimento do comandante, o Bentão estaria em outra situação, já que ficou na liderança na fase classificatória.

“É uma tristeza muito grande, se não me engano é a primeira vez que sento aqui jogando no CIC com uma derrota. Da outra vez que nós perdemos eu não estava e foram essas duas derrotas dentro de casa. Então, o balanço que eu tenho que fazer é positivo. Claro que o que vale é como termina, infelizmente o futebol é assim. Se tivesse uma justiça e pontos corridos, estaríamos em outra situação. Hoje (ontem) nós tivemos as oito equipes e as quatro que terminaram na parte debaixo da tabela que passaram. Não tem muito o merecimento, o futebol tem as regras e quando começa, tudo pode acontecer.”

Mesmo com a derrota, o treinador alegou que os jogadores precisam sair de “cabeça erguida” por conta do rendimento apresentado nas quatro linhas durante todo o Estadual. De acordo com o profissional, o plantel falhou em certas ocasiões dentro do confronto, porém exaltou a apresentação do adversário.

“Acredito que os próprios atletas e a direção do São Bento têm de estar de cabeça erguida. Fizemos um grande trabalho, vencedor, digno, honesto e correto. Não é uma derrota que apaga todo o trabalho e sacrifício que tivemos. Claro que saímos hoje (ontem) daqui muito tristes, tivemos, sim, nossas falhas e vou colocar como mérito do adversário também. Acredito que foi mérito deles, tivemos nossos erros, se nós tivéssemos a continuidade do trabalho, iríamos apontar para os jogadores. Nesse campeonato foram poucos apontamentos negativos que tivemos e como eu disse, e a primeira vez que estou aqui com a derrota, é uma derrota muito dolorida.”

Por fim, Roberto Fonseca afirmou que, visando a temporada de 2025, será difícil montar um elenco tão qualificado como o deste ano. O “professor” se queixou pelo fato de todo o trabalho de meses ser ruído em um único embate nas eliminatórias.

“Não vai ser fácil montar na A2 uma equipe tão boa igual nós tínhamos. Faltaram algumas coisas de repente nesse mata-mata, claro que se ficamos fora, fomos superados pelo adversário. Mas eu acredito que foi uma A2 muito bem feita e trabalhada e faltou no jogo principal. Tivemos hoje todos os itens, torcedor, trabalho, mas é aquilo, mata-mata é muito duro com o futebol. De repente em uma noite que você não esteja tão bem, você coloca em risco o trabalho de cinco ou seis meses como foi o caso aqui. Foi uma noite dura que o adversário conseguiu também ter esse aproveitamento, mas como eu disse, nós não podemos procurar culpados ou erros quando tem uma derrota, se não fica fácil para apontar o dedo.”

SEQUÊNCIA

O São Bento deve voltar a campo somente no segundo semestre, onde vai disputar a Copa Paulista. A competição, que terá cobertura do Futebol Interior, oferece um lugar na Copa do Brasil ou no Brasileirão Série D. O campeão escolhe qual das duas gostaria de participar, enquanto o vice fica com a opção restante.

Confira também: