Após anos de sucesso na Ásia, Carlos Oliveira volta ao Brasil

Treinador poliglota de 62 anos foi campeão no Vietnã e comandou clube da Indonésia famoso por tragédia

Carlos Oliveira retorna ao Brasil para curtir férias e terminar curso Licença PRO da Federação Peruana de Futebol

Carlos Oliveira Treinador
Carlos Oliveira visita Futebol Interior (Foto: Eduardo Tolentino)

Campinas, SP, 23 (AFI) – Após anos de sucesso no futebol asiático, o treinador Carlos Oliveira retornou ao Brasil para um período de férias e, também, para terminar o curso Licença PRO da Federação Peruana de Futebol. “Cacá” estava no Gresik United, da Indonésia, como diretor técnico, onde participou da boa campanha do clube na temporada.

Ele começou sua trajetória no futebol como jogador, tendo atuado por Santos, Portuguesa, Inter de Limeira e Caldense-MG. Chegou a ser treinado por Nelsinho Baptista e Vadão no Mogi Mirim e jogar com Mirandinha no Palmeiras Futebol Clube, de São João da Boa Vista-SP, mas teve uma lesão grave no joelho que atrapalhou sua carreira.

“COACH” CARLOS OLIVEIRA

Teve uma oportunidade de ir para os Estados Unidos defender a universidade Sacred Heart, em Fairfield, onde construiu uma bela história e se tornou treinador. Carlos, então, foi chamado para comandar o time sub-20 do Atlas, do México, onde teve seu primeiro trabalho no início dos anos 2000.

Posteriormente, foi chamado por Toninho Cerezo para ser seu auxiliar no Kashima Antlers, do Japão. Na Finlândia, foi vice-campeão nacional com o FC Honka. Foi também auxiliar-técnico da seleção da Bolívia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006.

ÁSIA

No futebol asiático, a primeira oportunidade foi em 2019, quando aceitou o convite do Becamex Binh Duong, do Vietnã, onde foi campeão nacional. De 2020 a 2021, treinou o Arema FC, famoso clube da Indonésia que protagonizou a tragédia que matou mais de 100 torcedores em 2022. Carlos já havia deixado o clube no momento do acidente.

Carlos Oliveira treinador Becamex Vietnã
Carlos Oliveira comandando treino no Becamex, do Vietnã (Foto: Arquivo Pessoal)

Após uma derrota, os torcedores invadiram o gramado e foram asfixiados pelo gás lacrimogêneo atirado pelos policiais na tentativa de controlar a situação. Dezenas de torcedores foram sufocados e pisoteados enquanto fugiam do gás.

Confira também: