Série B: Bahia busca manter histórico positivo de acessos em casa

Bahia pode chegar ao terceiro dos quatro acessos na história como mandante

Torcida do Bahia espera acesso à Série A
Torcedores do Bahia acreditam no acesso (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Salvador, BA, 27 (AFI) – O Bahia tem o jogo do ano nesta sexta-feira (28), às 19h, na Série B do Campeonato Brasileiro. Diante do Guarani, o Esquadrão pode conquistar o acesso faltando apenas uma rodada para terminar a competição. Caso confirme, manterá um histórico positivo diante de sua torcida.

Em toda a história, a equipe foi promovida de divisão por três vezes, sendo duas atuando como mandante. A primeira delas ocorreu ainda em 2007, quando o Bahia estava na Série C, e precisava de um simples empate frente ao Vila Nova; duelo terminou empatado sem gols. Além da vaga na Segundona, a partida ainda ficou marcada pela tragédia na Fonte Nova, que matou sete torcedores após um lance de arquibancada despencar.

Bahia conquistou o acesso em 2010
Baianos conquistaram acesso no estádio de Pituaçu em 2010 (Foto: Divulgação)

Em 2010, novamente mais uma promoção, desta vez voltando à elite do futebol nacional, da qual estava fora desde 2004. Capitaneado por Adriano Michael Jackson, o Tricolor de Aço bateu a Portuguesa por 3 x 0 no confronto disputado no estádio de Pituaçu e fez a festa do torcedor. Restavam duas partidas para encerrar a Série B.

BAHIA SOBE FORA DE CASA

Seis anos depois, novamente pela Segundona, a história foi diferente. E até mais dramática. Podendo até perder e contando com tropeço do Náutico, que recebeu o desesperado Oeste na Arena de Pernambuco, o time da Boa Terra acabou derrotado por 2 x 1 para o Atlético-GO, em Goiânia, porém o Timbu foi derrotado pelo Rubrão por 2 x 0 e acabou sucumbindo, resultando no único acesso tricolor como visitante.

FORÇA NA FONTE

Foi atuando na condição de mandante que o Bahia se credenciou para ter uma das quatro vagas na Série em 2023. Dos 58 pontos conquistados na competição, 40 foram diante de seus torcedores, vencendo 12 de 18 partidas e tendo a sexta melhor campanha geral no contexto. Tendência ainda é de quebra de recorde no público, havendo possibilidade de superar os 48.183 contra o Vasco dos 48.902 liberados pelos órgãos de segurança.

SITUAÇÃO DO ACESSO

Mesmo precisando de um simples triunfo sobre o Bugre, o Bahia pode ser promovido com o empate ou até perdendo. Para isso, torce para o Sport não vencer o já rebaixado Operário, em Pernambuco, e Londrina e Ituano empatarem, bem como derrota do Sampaio Corrêa diante do Vasco.

Confira também: