Série A3: Comercial visa título para consolidar acesso

Técnico Gustavo Marciano concede entrevista ao Portal FI e fala do futuro

Técnico finalista da Série A3 projeta os jogos das finais e o planejamento para o futuro

comercial suplentes
Técnico Gustavo Marciano, auxiliar Pinho e suplentes do Comercial durante Série A3 — Foto: Bárbara Pires/Divulgação/Comercial FC

Ribeirão Preto, SP 09 (AFI) – Uma das revelações do ano no futebol paulista, finalista da Série A3, com uma campanha espetacular, e um trabalho iniciado no ano passado, que levou o Comercial ao acesso para A2 de 2023, e às finais da A3 deste ano, o treinador do Comercial, Gustavo Marciano falou nesta segunda-feira ao Futebol Interior sobre vários assuntos: o caminho do acesso, as finais com o Noroeste, sua situação no clube e o planejamento para a Copa Paulista e para 2023. Mas a próxima meta é buscar o título estadual antes de pensar na Copa Paulista.

Inicialmente, o treinador falou que, o trabalho teve de superar a desconfiança inicial no começo, pois o clube vinha em anos anteriores de resultados não tão satisfatórios. Mas Marciano, avaliou a trajetória do início da A3 até o acesso no último sábado, contra a Votuporanguense, no Palma Travassos.  “Foi uma caminhada muito difícil. Enfrentamos uma primeira fase complicada, com time muito qualificados. Inclusive ficaram de fora dos oito que passaram, grandes e tradicionais times. Mas com um elenco bastante focado e que trabalhou muito, conseguimos passar de fase e com uma boa campanha”, disse o treinador, que seguiu analisando: “Em seguida fizemos uma grande segunda fase e somamos 14 pontos, pontuação muito boa. E chegamos às semifinais, enfrentando um time muito qualificado, como a Votuporanguense, que também teve um planejamento que começou na Copa Paulista (de 2021), e em dois grandes jogos, nosso time fez por merecer esse acesso para o Comercial”, ressaltou Marciano.

DOIS GRANDES CLÁSSICOS DO INTERIOR

O técnico comercialino falou ainda das finais da A3, contra o Noroeste, com primeiro jogo em Bauru e o segundo em Ribeirão Preto. “Serão dois grandes jogos. Dois grandes clássicos do interior de São Paulo. Vamos enfrentar um grande time muito bem comandados (experiente Luiz Carlos Martins), uma equipe que gosta de propor o jogo. No jogo da primeira fase, se não me engano, sexta rodada eles nos venceram por 2 a 1. Agora serão outras duas grandes partidas”, explicou.

Segundo Marciano, desde o jogo da primeira fase, o Noroeste teve algumas mudanças, assim como o Comercial, que contratou Dudu Itapagé e o goleiro Matheus. “São duas camisas muito pesadas do interior e dois times que brigaram muitos anos para sair da A3 e agora mereceram esse acesso”, conta o treinador do Bafo.

PLANEJAMENTO, FUTURO, ELENCO

Futebol Interior também perguntou a Marciano sobre o futuro seu no Comercial, o planejamento para a Copa Paulista e A2 de 2023. Sobre seu futuro, Gustavo Marciano disse que por conta da correria das duas primeiras fases e das semifinais ainda não houve oportunidade de conversar com a direção comercialina sobre isso. “Ainda não falei com a diretoria sobre minha situação (para a Copa Paulista e Serie A2)”, explicou. Porém, adiantou que conversou com o comando do clube a respeito da Copa Paulista e Série A2 de 2023, numa projeção que poderá ficar para a sequência do ótimo trabalho que vem sendo feito no Leão. Marciano destacou, inclusive, que vários jogadores, já renovaram até 2023 (cerca de 17). E que outros do elenco vem tendo conversas com a diretoria para essa renovação.

Marciano enfatizou o projeto iniciado em 2021. “Acredito que foi muito importante para esse resultado o planejamento, que veio da Copa Paulista do ano passado, onde seguramos muitos jogadores, e reforçamos o elenco e tivemos 24 jogadores, mais a base”, destacou.

COPA PAULISTA E VAGA NO BRASILEIRO

O treinador falou ao FI também da participação do Comercial na Copa Paulista. “Será outra competição difícil onde estamos num grupo com times tradicionais – Marília, Noroeste Sertãozinho e Botafogo. Aliás teremos dois Come-Fogos e um torneio muito equilibrado, um grupo muito qualificado com times tradicionais”, destacou. Por conta disso, Gustavo Marciano acredita que além de manter o grupo que conquistou o acesso será preciso qualificar ainda mais o elenco do Bafo. “É uma competição muito importante pois dá vaga para o clube para o Brasileiro ou Copa do Brasil”, enfatizou, dizendo ainda que com muito trabalho e foco, se conseguiu os resultados, e que as cobranças são normais na medida que vai se subindo degraus como vem sendo, com o acesso para a Série A2. Segundo o treinador, depois do fim da Série A3, os jogadores terão dez dias de folga e depois voltam para iniciar com tudo novamente o trabalho para a Copa Paulista.

NUMEROS EM 2022

Sob o comando de Gustavo Marciano, Comercial conquistou o acesso e está nas finais da Série A3 com números muito positivos. Foi líder na primeira fase (31 pontos), e na segunda (14 pontos), o Bafo totaliza antes das finais, 47 pontos, 23 jogos, 13 vitórias, 8 empates e 2 derrotas, 40 gols pró e 19 contra e 68,1% de aproveitamento dos pontos.

Confira também: