Sérgio Gomes, o goleiro que levou os últimos gols oficiais de Pelé

Naquele domingo, o Rei fez os dois gols no empate do Santos por 2 a 2 com o Guarani no Brinco. Um de pênalti, outro da intermediária.

Goleiro lembra que no pênalti não teve chances de defesa e acabou surpreendido no chute de longe, que resultou no segundo gol

1672351406145862 Easy Resize.com
Sérgio Gomes, o goleiro que levou os últimos gols oficiais de Pelé.

Campinas, SP, 29 (AFI) – Os últimos dois gols oficiais de Pelé no Brasil foram marcados em Campinas, no estádio Brinco de Ouro, no empate em 2 a 2 contra o Guarani, pelo Campeonato Paulista de 1974.

Naquele domingo, no dia 22 de setembro de 1974, Pelé fez dois gols. O primeiro, chutando de longa distância, pegou Sérgio Gomes desprevenido. O segundo gol foi de pênalti, sofrido pelo próprio Pelé e cometido pelo lateral Cláudio. O Santos abriu 2 a 0, mas o Guarani se recuperou nos minutos finais e empatou a partida em 2 a 2, com gols de Flamarion, aos 35, e Amilton Rocha, aos 40 minutos do segundo tempo.

1672351406145862 Easy Resize.com
Sérgio Gomes, o goleiro que levou os últimos gols oficiais de Pelé.

‘NÃO TINHA JEITO’
Sérgio Gomes foi o goleiro do Guarani que entrou para a história ao levar os últimos gols oficiais de Pelé no Brasil. Hoje, com 71 anos, ele ainda lembra aqueles momentos que entraram para a história.

Sérgio Gomes não acreditou no primeiro gol que levou logo aos 10 minutos. Pelé recebeu a bola na intermediária do campo, deu sua tradicional paradinha e olhou para seu marcador, o então garoto Estevam (Soares). Sem que ninguém esperasse, Pelé chutou forte, a bola subiu e fez a curva no alto, passando por cima de Sérgio Gomes, morrendo no ângulo.
“Eu não acreditei que ele fosse chutar de tão longe. Pensei que ele fosse passar pelo Estevam, mas não. Ele chutou e quando vi a bola já tinha passado por mim. Eu saltei, mas não deu tempo de evitar o gol” – confessa Sérgio Gomes, goleiro que apareceu bem no Juventus antes de chegar ao Guarani no início dos anos 1970.

No segundo gol, na cobrança de pênalti, não teve chances de defesa, quando o goleiro caiu para o lado esquerdo e a bola entrou do outro lado.
“Não dava para saber para que lado a bola iria. Ele tinha um jeito de bate que não dava nenhuma dica para os goleiros” – lembra Sérgio Gomes.

ÁRBITRO DO JOGO MORREU NO ANO SEGUINTE

Nesta partida, o árbitro foi Edson Valter Pantozzi, que morreria no ano seguinte justamente em um hospital na cidade de Campinas. Pantozzi sofreu um acidente de carro quando voltava de Campinas para São Paulo após ter trabalhado na partida Ponte Preta 1 x 2 Marília.

Sérgio Gomes, hoje com 71 anos e residindo em Campinas, foi revelado pelo Juventus e chegou ao Guarani em 1973, ficando 1975, quando foi negociado com o Ceará-CE, onde conquistou títulos e ainda hoje é ídolo local. Também foi campeão no Paysandu-PA e jogou em outras equipes como Moto Clube-MA, Mixto-MT, Bragantino, Primavera de Indaiatuba, Fernandópolis, Estela de Porto Feliz, entre outras.

Sérgio Gomes foi treinador de goleiros e chegou a trabalhar na Seleção Brasileira Feminina ao lado do técnico Zé Duarte.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DO JOGO DOS ÚLTIMOS GOLS DE PELÉ

Guarani 2 x 2 Santos

Estádio “Brinco de Ouro” – Campinas/SP

Árbitro: Edson Walter Pantozzi

Gols: Pelé, aos 10’/1º Tempo; Pelé, aos 30’, Flamarion, aos 35’ e Hamilton Rocha, aos 40’/2ºTempo

Público: 18.297 pagantes

Expulsões: Estevam Soares (Guarani) e Oberdan (Santos)

Guarani: Sérgio Gomes; Odair, Estevam Soares, Amaral e Cláudio; Flamarion, Alexandre Bueno e Afrânio; Hamilton Rocha, Jarbas (Washington) e Darci (Gilberto). Treinador: Zé Duarte

Santos: Cejas; Wilson Campos, Oberdan, Marinho Perez e Zé Carlos; Léo Oliveira, Brecha (Vicente) e Pelé; Adilson, Cláudio Adão e Edu (Mazinho). Treinador: Elba da Pádua Lima (Tim)

Confira também: