TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho: Brasil encara Bolívia nas alturas

Com altitude e tudo acredito numa vitória brasileira nesta noite. São mais de 4 mil e cem metros de altitude, um abuso contra a saúde dos jogadores

Rodada vai definir uma seleção sul-americana que irá disputar a repescagem contra uma seleção da asiática. Venezuela e Bolívia estão na briga.

Eliminatórias - 2025
Raphinha é destaque no ataque do Brasil. Foto: Rafael Ribeiro - CBF

São Paulo, SP, 9 (AFI) – A Seleção Brasileira encerra na noite desta terça-feira,  (20h30), em El Alto, Bolívia, sua participação nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Será a 18ª rodada deste torneio que foi criado para definir quais as seis seleções da América do Sul que irão disputar a próxima Copa.

E também, a seleção sul-americana que iria disputar um jogo repescagem contra uma seleção da asiática, em data ainda a ser ainda programada pela FIFA (Venezuela ou Bolívia ainda sonham com essa possibilidade).

BRASIL É FAVORITO, MESMO NAS ALTURAS

Por esse aspecto, portanto, a rodada desta terça-feira não classifica ninguém. Apenas define em que posição cada País vai ficar na classificação geral deste torneio.

Quanto ao jogo do Brasil diante da Seleção boliviana, a temida altitude até preocupa um pouco, mas chegando em cima da hora como vai acontecer, o time brasileiro pode sim vencer o frágil time da Bolívia, mesmo em território boliviano e numa altitude imprópria para se jogar futebol profissional.

São mais de 4 mil e cem metros de altitude, um abuso contra a saúde dos jogadores que estarão em campo. E só para confirmar. Com altitude e tudo acredito numa vitória brasileira nesta noite.

ÚLTIMOS JOGOS DAS ELIMINATÓRIAS

Os outros jogos: às 20 horas, Equador x Argentina. Como joga em casa e tem a melhor defesa do torneio, o time da casa tem chance de, pelo menos, conseguir mais um empate. Tá bom demais.

Às 20h30, o frágil Peru recebe o equilibrado Paraguai, em Lima. Favoritismo para o time visitante.

Em Quito, a Venezuela luta por uma vitória que poderá levá-la à repescagem. Seu adversário será a Colômbia, que é sexto colocado do grupo. Um jogo sem um favorito destacado.

Finalmente, em Santiago, o debilitado Chile encara o Uruguai, que, tecnicamente, lhe é muito superior. Favoritismo total da equipe uruguaia. Antes destes jogos a classificação é a seguinte.

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA

Seleção que mais venceu – Argentina, 12 vezes.
Seleção que mais empatou – Equador, 8.
Seleção que mais perdeu, Chile, 11 vezes.
Melhor ataque – Argentina, 31 gols pró.
Defesa menos vazada, Equador, apenas 5 gols contra em 17 jogos disputados.

Assim que esses jogos terminarem também estará encerrada a fase sul-americana das Eliminatórias da Copa. Dia 5 de dezembro, em Washington, EUA, às 12 horas, será o sorteio dos grupos e tabela de jogos da primeira fase do mundo que terá como sede Estados Unidos, Canadá e México.  

CONFIRA OS JOGOS DA 18ª RODADA:

PÓS-JOGO
VEN
Venezuela
3 6
COL
Colômbia
FINALIZADO
EQU
Equador
1 0
ARG
Argentina