River-PI Ypiranga-RS
River-PI 1 x 1 Ypiranga-RS - Gol no fim salva Canário

Gaúchos avançam por tento marcado pelo zagueiro Fernando e aguardam a CBF definir a data do confronto contra o Porto Velho

Ypiranga sofre durante jogo praticamente inteiro, marca gol heroico na reta final e se garante na segunda fase, frustrando Galo Carijó

Ypiranga elimina River
Gol de Fernando foi a salvação do Canário (Foto: Enoc Júnior - YFC)

Teresina, PI, 21 (AFI) – O Ypiranga-RS marcou no fim do duelo e é mais um a garantir classificação à 2ª fase da Copa do Brasil 2024. Nesta quarta-feira, o Canário saiu em desvantagem para o River-PI no Albertão, em Teresina, mas avançou ao empatar por 1 a 1 com gol de Fernando; Rodrigo Fumaça marcou a favor do Galo Carijó.

Com a classificação, os gaúchos agora enfrentam o Porto Velho no Colosso da Lagoa, em Erechim, em data a confirmar, tendo previsão entre 6 ou 13 de março. Antes disso, os times voltam a campo pelos respectivos estaduais: o Ypiranga visita o Santa Cruz no Estádio dos Plátanos, na próxima segunda-feira (26), às 20h, já os riverinos enfrentam o Corisabbá na ida da 2ª fase, neste domingo (25), às 16h no Tiberão.

BOAS CHANCES A AMBOS

O confronto começou bastante intenso, com River e Ypiranga tendo um grande momento cada. Os donos da casa tiveram o primeiro destes, quando Guilherme Escuro soltou o pé esquerdo e parou em boa intervenção de Alexander. No minuto seguinte, os visitantes assustaram num chute de Edson Cariús, que Joanderson espalmou no susto e evitou a abertura do placar a favor de sua equipe.

River x Ypiranga Copa do Brasil
Times marcaram gols na etapa final (Foto: Enoc Júnior – YFC)

Após ambos assustarem, o jogo caiu drasticamente de ritmo, ficando sem a mesma intensidade de outrora e o Canário fazendo valer a vantagem do empate para controlar o Galo Carijó. Com criatividade praticamente nula, os piauienses não conseguiram levar perigo em direção à meta dos gaúchos, que aproveitaram o baixo poder ofensivo para trocar passes e aguardar a chegada do intervalo.

CANÁRIO MARCA NO FIM E AVANÇA

Na volta para a etapa final, Fabiano Soares realizou mudanças tanto nas peças, quanto na parte tática. O zagueiro Lucas Mingoti e o meio-campista Guilherme Knupp foram sacados, abrindo espaço para Rodrigo Fumaça e Ronald; time saiu do sistema tático formado por três zagueiros. No primeiro lance em campo, Ronald serviu Felipe Pará, que soltou uma pancada e parou numa defesaça do camisa 1 do Ypiranga, enquanto Fumaça completou o rebote a menos de um minuto.

Ainda que o duelo fosse ganhando maior equilíbrio, os riverinos buscaram aproveitar o resultado favorável para deixar os auriverdes mais ansiosos dentro das quatro linhas. As cinco mexidas foram realizadas e o efeito veio somente nos últimos minutos de partida: um dos acionados pelo técnico Thiago Carvalho, o atacante Fabrício cruzou na pequena área pela direita e o zagueiro Fernando cabeceou firme, garantindo a vaga.

FICHA TÉCNICA

River-PI
River-PI
1 1
Ypiranga-RS
Ypiranga-RS
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
21/02/2024
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Paulo Belence (PE)
Fase Assistentes:
Humberto Martins (PE)
Karla Renata (PE)
Fase Cartões Amarelos:
River-PI: Rodrigo Fumaça, Dedé, Darlan, Doda e Iago Felipe
Fase GOLS:
River-PI: Rodrigo Fumaça
Ypiranga-RS: Fernando
Fase Público:
873 (643 pagantes)
Fase Renda:
R$ 19.980,00
Fase Estádio:
Albertão
Fase Local:
Teresina (PI)

Confira também: