Afogados-PE Belo Jardim
PERNAMBUCANO: Quatro jogos movimentam fim de semana

Confronto de opostos entre Caruaru City e Sport, assim como a disputa pelo G-2, de Retrô e Santa Cruz, agitam Estadual

Pernambucano tem três partidas a serem disputadas pela abertura da 10ª rodada no domingo (26), já Retrô x Santa Cruz é pela 1ª rodada

Santa Cruz Retrô
Adversários em duelo atrasado da 1ª rodada do Pernambucano, Fênix e Cobra Coral se enfrentaram no mata-mata da Série D (Foto: Evelyn Victoria - SCFC)

Recife, PE, 24 (AFI) – O Campeonato Pernambucano 2023 tem quatro confrontos movimentando o fim de semana, sendo três válidos pela 10ª rodada e um pela 1ª rodada. Neste sábado (25), o Retrô recebe o Santa Cruz na Arena de Pernambuco, às 16h30, na partida que abriria a competição, enquanto o Belo Jardim enfrenta o Central, no SESC Mendonção, às 15h do domingo (26); Caruaru City x Sport, também na Arena, e Afogados x Maguary, no Vianão, fecham a lista às 16h.

SITUAÇÃO DOS TIMES NA TABELA

O líder do Pernambucano é o Leão da Ilha, que tem 18 pontos e busca seguir no topo, já a vice-liderança é ocupada pela Fênix, logo atrás com 16. A Cobra Coral busca encostar no G-2, já que é a 6ª colocada, tendo 11 pontos ganhos, mesma pontuação do Azulão de Bonito, em desvantagem pelo saldo de gols (2 a 1). A Patativa está na 8ª posição e soma 10, penúltima fora do Z-4, atualmente formado por Coruja, Calango e Leopardo, sendo 11º, 12º e 13º lugares, respectivamente; Porto encerra grupo da degola.

RIVALIDADE RECENTE

Buscando consolidação na parte de cima da tabela, Retrô e Santa Cruz duelam em partida atrasada pela 1ª rodada do Pernambucano com boas expectativas. Com cinco embates na história entre si, incluindo o mata-mata da última Série D vencido pelos tricolores, as equipes chegam em momentos opostos; azulinos, que perderam apenas para o Sport, vêm de vitória diante do Afogados fora de casa, já os corais viram a invencibilidade em 2023 cair após derrota frente ao CRB, na 5ª rodada da Copa do Nordeste.

Central Belo Jardim Pernambucano
Central e Belo Jardim fizeram a decisão da última Série A-2 do Pernambucano (Foto: Rafael Vieira – FPF-PE)

EMBATE DO DESESPERO

Reeditando a última final da Série A-2, Belo Jardim e Central entram em campo visando não disputar a competição na atual temporada. O Calango ainda não venceu na atual edição da elite do Pernambucano e foi derrotado em casa pelo Salgueiro na última vez que atuou, enquanto a Patativa arrancou importante empate da Maguary, longe de seus domínios, que a deixou em situação menos desconfortável na luta contra o descenso.

DUELO DE OPOSTOS

Ocupando posições antagônicas na tabela de classificação do Pernambucano, Caruaru City e Sport vão a campo por objetivos também distintos. Enquanto o Leopardo sonha ainda com sua primeira vitória e milagre para evitar o rebaixamento, por ocupar a última colocação, o Leão da Ilha visa seguir cada vez mais isolado no topo; caruaruenses se afundaram na lanterna após a derrota para o Petrolina, já os rubro-negros vêm embalados por uma goleada histórcia, sobre o Bahia, na Copa do Nordeste, além de continuarem invictos no Estadual.

RESPIRO NA TABELA

Após iniciarem o campeonato de maneiras opostas, Afogados e Maguary agora tentam dar uma melhora na classificação. A Coruja começou surpreendendo, passando quatro duelos sem perder, mas engatou três derrotas consecutivas e entrou na degola; Azulão, por outro lado, perdeu somente na estreia frente ao Salgueiro e desde então emendou cinco empates e duas vitórias.

Confira também: