Paulistão: Lusa faz campanha medíocre e tem tudo para cair

Não há como esperar uma forte reação dela nas duas últimas partidas que vai disputar. Ferroviária, Guarani, Inter de Limeira e Ituano também correm risco

No momento, a Lusinha, tem apenas 6 pontos conquistados em dez jogos disputados, e está em último lugar na classificação geral.

Paulistão - Portuguesa
Toninho Cecílio montou o time e caiu. Foto: NetLusa

São Paulo, SP, 21 (AFI) – A  Portuguesa de Desportos está praticamente rebaixada para a segunda divisão do futebol paulista. Lógico que o campeonato ainda não terminou, mas sua campanha foi tão ruim nos dez jogos que ela já disputou pela primeira fase da competição, que não há como esperar uma forte reação dela nas duas últimas partidas que vai disputar nos dois próximos domingos, contra São Bento, no Canindé e Mirassol, no Interior.

O normal é que ela tenha sérias dificuldades para derrotar o time de Sorocaba, mesmo jogando em casa, e seja derrotada pelo Mirassol, fora de casa, no último jogo pela primeira fase do Paulistão 2023. No momento, a Lusinha, como gostamos de chamá-la, tem apenas 6 pontos conquistados em dez jogos disputados, e está em último lugar na classificação geral.

PRECISA SEIS PONTOS
E mesmo se ganhasse um dos jogos citados acima, não teria chance de se salvar. A salvação só seria possível se ganhasse os seis pontos que estarão em disputa  e que, dois de seus adversários que também fazem péssimas campanhas, perdessem os jogos que ainda têm a disputar.

Particularmente, fico triste com essa informação. Gostaria muito que a Portuguesa continuasse na divisão de elite do futebol paulista, mas sua diretoria e seu time trabalharam tão mal, que em 2024 não tenho dúvidas de que ela estará novamente entre os clubes que vão disputar a série B do Paulistão. 

Para que vocês entendam melhor o que estou dizendo, vamos aos números atuais da parte mais baixa da tabela de pontos ganhos do campeonato. De baixo para cima, a Portuguesa é a última colocada com 6 pontos ganhos. A Ferroviária, de Araraquara, tem 8. O Ituano tem 9. O Guarani, de Campinas, e a Inter, de Limeira, 10.

OS OUTROS AMEAÇADOS
Esses são os clubes mais ameaçados pela degola. A Ferroviária, como se percebe, tem apenas dois pontos a mais que a Portuguesa e, por consequência, tem tudo para ser o segundo clube rebaixado.

O Ituano, que reagiu na última rodada, tem a chance de subir para 12 pontos, se ganhar hoje, quarta-feira, do São Bento, de Sorocaba. Depois ele ainda terá Red Bull, fora e Santos, em casa. Em tese, tem chance de escapar do rebaixamento.

O Guarani está com 10 pontos e tem mais dois jogos. Contra a Inter, em Limeira, sábado que vem, e o Palmeiras, em Campinas, no domingo, dia 5 de março.  Precisa ganhar ao menos um destes jogos para escapar da degola.

Já a Inter, tem a chance de chegar a 13 pontos, neste fim de semana contra  o Guarani, em Limeira (pode ser em Sorocaba ou Itu), e depois terá a Ferroviária, que já poderá estar rebaixada, no outro domingo, dia 5, em Araraquara. 

Gilson Kleina
Gilson Kleina (à direita) tenta segurar a Portuguesa. Foto: divulgação

O QUE FALTOU À LUSA
Diante destes esclarecimentos, acredito que, como eu, vocês também considerem a Lusa como praticamente rebaixada e a Ferroviária, como o segundo clube mais perto disso. No caso da Portuguesa, acredito que tenha faltado experiência ou dinheiro para que seus dirigentes montassem um time mais forte e tecnicamente mais equilibrado para disputar o Paulistão desse ano.

A verdade é que o time atual da Lusa é muito fraco e em comparação com seus adversários é realmente o pior deles. No caso da Ferroviária não faltou dinheiro. O clube é administrado por uma empresa de grandes recursos, mas também seus dirigentes erraram ao montar o atual elenco.

Só que, enquanto a Portuguesa não me parece ter recursos para remontar o time para voltar à Série A em 2024, a Ferroviária tem. E antes de encerrar esse texto, quero aproveitar para cobrar dirigentes de Ituano, Guarani e Internacional, que também cometeram erros graves na montagem de seus elencos. 

EXIGE QUALIDADE
O Paulistão pode até parecer um campeonato fraco, mas ele exige um mínimo de qualidade para os clubes que  o disputam. Quem não se preocupou com isso, está sofrendo agora as consequências desse erro que poderia ter sido evitado.

Futebol é coisa séria e exige experiência e competência.
Quem não tem, sempre paga pela ignorância.

Confira também: