Paulista A2: Com São José e São Bento encaminhados, restam seis vagas para as quartas; VEJA CENÁRIO

Com 12 pontos em disputa, ainda existem possibilidades matemáticas de classificação para todos os clubes da Série A2, porém, com probabilidades distintas

Até o momento, apenas São José e São Bento podem garantir a classificação matemática na próxima rodada, restando seis vagas

Sao Jose e Sao Bento estao virtualmente classificados na A2 Easy Resize.com
Foto: Italo Gabriel / São José E.C.

Campinas, SP, 26 (AFI) – Restando apenas quatro rodadas para o fim da primeira fase do Paulista A2, a briga por vaga nas quartas de final e acesso à elite do Campeonato Paulista vai pegar fogo. Até o momento, apenas São José e São Bento podem garantir a classificação matemática na próxima rodada, restando seis vagas em disputa.

Com 12 pontos em disputa, ainda existem possibilidades matemáticas de classificação para todos os clubes da Série A2, porém, com probabilidades distintas.

QUASE LÁ

Os únicos dois clubes que estão tranquilos quanto a classificação, São José e Sã Bento, podem abrir a fila de classificados já neste final de semana. Com 25 pontos, o líder São José tem 10 de vantagem para o Velo Clube, primeiro time fora do G8. Caso vença a Portuguesa Santista, que aparece em oitavo, com 16, carimba a classificação.

O mesmo acontece com o São Bento, que tem 24 e nove de vantagem para o Velo. Em caso de triunfo sobre o Noroeste, que também tem 16, abre 11 de vantagem para o adversário, também garantindo a classificação.

CENÁRIO

Tirando as equipes do topo, o G8 vive um cenário de muita disputa e indefinição. A distância entre Ferroviária, em terceiro, para o Velo Clube, em nono, é de apenas três pontos. Por isso, as equipes na disputa não podem vacilar na reta final, onde qualquer derrota pode ser definitiva.

O desafio dos times do G8, porém, não são nada fáceis. Logo atrás, mais quatro times possuem grandes chances de classificação, enquanto outros quatro estão praticamente eliminados. Confira os cenários:

G8

1 – São José (25 pontos) – Pode chegar a 37 pontos

2 – São Bento (24 pontos) – Pode chegar a 36 pontos

3 – Ferroviária (18 pontos) – Pode chegar a 30 pontos

4 – XV de Piracicaba (17 pontos) – Pode chegar a 29 pontos

5 – Rio Claro (16 pontos) – Pode chegar a 28 pontos

6 – Noroeste (16 pontos) – Pode chegar a 28 pontos

7 – Oeste (16 pontos) – Pode chegar a 28 pontos

8 – Portuguesa Santista (16 pontos) – Pode chegar a 28 pontos


NA BRIGA

9 – Velo Clube (15 pontos) – Pode chegar a 27 pontos

10 – Juventus (14 pontos) – Pode chegar a 26 pontos

11 – Taubaté (13 pontos) – Pode chegar a 25 pontos

12 – Linense (12 pontos) – Pode chegar a 24 pontos


CHANCES REMOTAS

13 – Capivariano (9 pontos) – Pode chegar a 21 pontos

14 – Primavera (8 pontos) – Pode chegar a 20 pontos

15 – Monte Azul (7 pontos) – Pode chegar a 19 pontos

16 – Comercial (5 pontos) – pode chegar a 17 pontos

QUEM AVANÇA?

Levando em conta as últimas três edições da Série A2, o oitavo colocado se classificou com uma média de 20 pontos, que pode ser ultrapassada na atual edição do estadual. Com isso, Capivariano, Primavera, Monte Azul e Comercial, que brigam contra o rebaixamento, estão praticamente eliminados.

Em 2021, o XV de Piracicaba avançou com 21 pontos. O Velo Clube, primeiro time fora do G8, fez 20. Já em 2022, o Primavera avançou com 22, tendo o Lemense logo atrás, com 21.

Na última temporada, a vaga foi definida nos critérios de desempate. O Comercial avançou com os mesmos 19 do nono colocado Primavera, que ficou atrás no número de vitórias (5 a 4).

Confira também: