Super clássico paulista pelo Brasileirão agita o Morumbi

Se fosse apostar, diria que é um clássico que tem tudo para terminar empatado. Importante, de qualquer forma é que, saia gols

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

São Paulo e Corinthians, dois gigantes do futebol paulista e brasileiro, disputam neste domingo mais um clássico histórico na briga para ficar entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro de 2019 que dará vaga automática a fase de grupos da Copa Libertadores de 2020.

Fábio Carille: futebol feio do Timão
Fábio Carille: futebol feio do Timão

O jogo será disputado no Morumbi a partir das 18 horas com presença maciça da torcida tricolor (já que, pelas leis atuais, a torcida corintiana não pode entrar no estádio).

Com torcida a favor e em seu estádio, o São Paulo vai tentar ganhar os três pontos para desfazer a diferença que tem nos números do campeonato para o time dirigido por Fábio Carille.

TIMÃO NA FRENTE
No momento, a vantagem é o alvinegro paulistano que tem 42 pontos ganhos contra 39 do São Paulo. Além disso, o Timão marcou 27 gols e sofreu 15. Seu saldo é de 12 gols. Já o Sã o Paulo marcou 27 gols, mas sofreu 16 e, por isso, tem um saldo menor: 9 gols (tres a menos que o Corinthians).

Numa dessas, para assumir o quarto lugar do campeonato o time de Felipe Diniz precisará vencer o jogo por dois gols e não levar nenhum,

Nesse caso, chegaria aos 29 gols, continuaria com 16 gols sofridos e seu saldo iria para 13 gols (o Corinthians continuaria com 12).

DURO FAZER GOL

Fernando Diniz na onda dos veteranos
Fernando Diniz na onda dos veteranos


O problema é que fazer dois gols no Corinthians sem sofrer nenhum parece um objetivo quase impossível de se alcançar hoje em dia.

De qualquer maneira, mesmo que o São Paulo vença por outra contagem, já estará no mesmo patamar do Corinthians em numero de pontos ganhos.

As outras diferenças poderiam ser tiradas em futuros jogos. Mas se perder o clássico, o Tricolor do Morumbi passará a ter seis pontos de diferença para o Corinthians, o que o deixaria muito distante do sonho de ao menos ser o quarto colocado do campeonato como pretende.

AS BAIXAS
O São Paulo tem alguns problemas para colocar sua maior força em campo. Daniel Alves e Antony servem as seleções A e B do Brasil. Pablo, Everton, Toró e Juanfran estão machucados e ainda dependem de uma revisão médica.

Enquanto isso o Corinthians não terá Pedrinho, seu maior talento, que está na Seleção Brasileira sub 20. Essas ausências podem prejudicar o futebol dos dois times.

São Paulo empatou na Bahia sem gols
São Paulo empatou na Bahia sem gols

Mas como São Paulo e Corinthians é um jogo entre dois ferrenhos adversários, o normal é que haja uma aplicação acima da média dos dois lados e até superação de alguns jogadores que crescem nos grandes jogos.

EMPATE É MEU PALPITE
Se fosse apostar, diria que é um clássico que tem tudo para terminar empatado. Importante, de qualquer forma é que, se houver o empate, que ele ao menos seja com a marcação de mais de 1 gol para cada lado.

Só lamento que a CBF marcou o jogo para as 18 horas de um domingo. Não dava para programá-lo para as 16 horas como acontecia no passado. Seria melhor para todo mundo, para o torcedor, para os jogadores, para a arbitragem e até para quem estivesse vendo o jogo pela tv.

Mas o que podemos fazer se os cartolas que dirigem nosso futebol são incompetentes??

C * U * R * T * A * S

* TODA a rodada deste fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. Neste sábado, três jogos. Às 17 horas, Goiás x CSA, em Goiânia. Jogo equilibrado. As 19 horas, Fluminense x Bahia, no Rio de Janeiro. Também há equilíbrio nesta partida.

Às 21 horas - Palmeiras x Botafogo, em São Paulo. Favoritismo do Verdão. No domingo as 16 horas. Internacional x Santos, em Porto Alegre, Ceará x Avaí, em Fortaleza, Vasco da Gama x Fortaleza, no Rio, Athletico Paranaense x Flamengo, em Curitiba.

As 19 horas, Atlético MG x Grêmio, em Belo Horizonte, Minas.

Flamengo lidera com folga o Brasileirão
Flamengo lidera com folga o Brasileirão

BRIGA CONTRA A DEGOLA

* PARA concluir, em Chapecó, as 19 horas, Chapeocoense x Cruzeiro. Neste jogo o time da casa vai tentar sair do buraco com vitória sobre o Cruzeiro, que atravessa péssima fase. Em tese, apesar da crise, o time de Abel Braga ainda é melhor que seu adversário.

Por isso, acho que o time azul de Minas vai finalmente ganhar uma partida neste campeonato. Esta será a vigésima quinta rodada do Brasileirão. Assim que se encerrar, vão faltar treze rodadas, ou trinta e nove pontos em jogo. Campeonato termina no começo do mês de dezembro desse ano.

Geralzão do Maracanã deve voltar
Geralzão do Maracanã deve voltar

CLASSIFICAÇÃO GERAL

* A CLASSIFICAÇÃO geral do campeonato. Flamengo é líder absoluto com 55 pontos ganhos. O Santos e o Palmeiras têm 47. Corinthians, 43. São Paulo, 40. Internacional, Grêmio e Bahia, 38. Athletico PR, 35. Goiás, 33. Atlético MG, 31. Botafogo, 30.

Fortaleza e Vasco, 28. Fluminense, 26. CSA, 25. Ceará, 23. Cruzeiro, 21. Avaí, 17 e Chapecoense, 15.

Considero o Flamengo, atual líder do campeonato, como virtual campeão brasileiro da temporada. Não vejo clube que possa impedir o rubro negro de chegar lá. A Chapecoense já está rebaixada.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos