Começa o melhor Campeonato do Brasil com boas expectativas

Nesta primeira rodada não acontecerão clássicos regionais. Será o encontro entre os principais times dos principais Estados brasileiros

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Paulistão acabou, os estaduais terminaram no último final de semana, e, neste sábado e domingo, começa o melhor campeonato de futebol do País e um dos melhores do mundo, o Brasileirão. Todos os vinte clubes da Série A estarão em ação.

A partir do Santos, que será o primeiro grande clube paulista a jogar. Pega o Ceará, campeão cearense, no Pacaembu, sábado, as 21 horas. No domingo joga o Corinthians, campeão paulista, contra o Fluminense, do Rio de Janeiro. Jogo será no Itaquerão a partir das 16 horas.

Já Palmeiras e São Paulo, só farão suas estreias na segunda-feira à noite, a partir das 20 horas. O Verdão joga fora de casa, contra o Botafogo carioca, no estádio Nilton Santos. Já o Tricolor paulistano estreia em casa, no Morumbi, contra o Paraná, que neste ano volta a disputar a divisão principal do futebol do Brasil.

Corinthians defende o título brasileiro depois de conquistar o bi paulista em cima do rival Palmeiras
Corinthians defende o título brasileiro depois de conquistar o bi paulista em cima do rival Palmeiras

SEM CLÁSSICOS
Nesta primeira rodada não acontecerão clássicos regionais. Será o encontro entre os principais times dos principais Estados brasileiros. No sábado, por exemplo, o Cruzeiro recebe o Grêmio Portoalegrense (campeão mineiro contra campeão gaúcho).

O Vitória encara o Flamengo, em Salvador. No domingo, logo as 11 horas da manhã, jogam América Mineiro, campeão da Série B do ano passado e Sport Recife. A partir das 16 horas jogam Vasco da Gama e Atlético Mineiro em São Januário.

O Internacional, de Porto Alegre, enfrenta o campeão baiano, o Bahia. E o Atlético Paranaense joga em casa contra a Chapecoense. Na segunda, como disse, Palmeiras e São Paulo estreiam. A principio, não dá para apostar em nenhum clube, pois é começo de campeonato.

QUEM VENCE ?
O Corinthians, por exemplo, está com moral alta mas bem desgastado depois da decisão contra o Palmeiras. Ninguém pode adiantar como será a reação dos jogadores corintianos neste jogo. Mas, se valer a lógica, o Timão ganha esse jogo.

O mesmo deve ocorrer com o Santos diante do Ceará. Afinal, o jogo será em Vila Belmiro, onde o Peixe sempre impõe seu futebol.

O Palmeiras é que é uma incógnita. Seu time vem desgastado da final contra o Corinthians e do jogo diante do Boca, pela Libertadores. Como estará o estado físico e psicológico dos jogadores do Verdão neste jogo estreia no Brasileirão, diante do Botafogo, lá no Rio de Janeiro? Difícil dizer.

Mas que tem time para vencer, tem. Quanto ao São Paulo dá para esperar uma boa exibição de seu time. Com Diego Aguirre a equipe tricolor tem demonstrado mais pegada e maior dedicação em busca da vitória. Diante de um Paraná que nem tem um grande time, o normal é que São Paulo vença. Mas não dá para apostar seco nessa possibilidade.

C * U * R * T * A * S

* UM EMPATE heroico foi o que o São Paulo conseguiu em Rosário, diante do Rosário Central, na Argentina. Tricolor teve Rodrigo Caio expulso ainda no primeiro tempo, jogou com dez boa parte do jogo, e, ainda assim, arrancou um empate sem gols dentro do campo do adversário.

Agora basta vencer pela contagem mínima no Morumbi no começo de maio e a vaga na próxima fase da Copa Sul Americana estará garantida. Foi uma boa exibição do time de Diego Aguirre. Mesmo quando ficou com dez o São Paulo jogou uma boa partida.

* MELHOR jogador do time foi o zagueiro Arboleda. Ele está numa fase excepcional. É, sem dúvida, um dos melhores na posição em todo o País. Militão, Liziero, Petros, Jucilei, Nenê também jogaram muito. Ficou provado que a troca de técnico fez muito bem ao São Paulo.

Com Aguirre o time está muito melhor postado do que nos tempos de Dorival Junior. E a tendência é crescer ainda mais de produção. Bom ainda destacar o excelente futebol de Lucas Fernandes, um dos garotos de Cotia. Ele joga com desenvoltura e como se fosse um titular.

VERDÃO ABATIDO

* O PALMEIRAS ainda não se recuperou do trauma de ter perdido o título paulista dentro de casa. Na quarta-feira, em seu estádio, não conseguiu vencer o Boca Juniors, da Argentina pela Copa Libertadores de América. Ficou no empate em 1 a 1, numa partida em que vários setores de seu time não produziu o esperado.

Palmeiras ainda sente perda do título paulista
Palmeiras ainda sente perda do título paulista
Na defesa, por exemplo, o zagueiro Antonio Carlos cometeu erros incríveis. No meio campo Felipe Melo exagerou na pancadaria. E no ataque, Borja foi nulo, assim como Dudu, que pouco fez no jogo. Exibição discreta do Verdão.

* MESMO assim o time de Roger Machado se manteve na liderança do Grupo 8, com 7 pontos ganhos, contra 5 do Boca. Os dois são os mais prováveis classificados deste grupo. Pela Copa Sul Americana o Blooming venceu o Bahia por 1 a 0, o San Lorenzo bateu o Atlético MG por 1 a 0 e o Fluminense venceu o Nacional Potosi, por 3 a 0.

Pela Copa do Brasil, Ponte bateu no Náutico, em Campinas por 3 a 0 e deu passo importante rumo a próxima fase. O Avaí empatou 2 a 2 com o Goias, em casa e o Inter venceu o Vitória, da Bahia, no sul, por 2 a 1.

LIGA DOS CAMPEÕES

* AS QUARTAS de final da Liga dos Campeões da Europa já terminou. No meio de semana o

CR7 salvou o Real Madrid nos acréscimos com um pênalti
CR7 salvou o Real Madrid nos acréscimos com um pênalti
Bayern de Munique empatou com o Sevilla, 0 a 0. O Real perdeu para a Juventus, da Itália por 3 a 1.

A Roma bateu no Barcelona por 3 a 0 e o Manchester City perdeu para o Liverpool por 2 a 1. Com esses resultados classificaram-se para as semifinais Bayern, Real de Madrid, Roma e Liverpool. Dia 24 e 25 de abril serão disputados os jogos desta nova fase. E no dia 1 de maio, jogarão os vencedores desses dois jogos para definir o campeão desta Copa.

* BOM destacar que a desclassificação do Barça foi surpresa. Ninguém poderia esperar que a Roma fizesse 3 gols no time da Catalunha. O Real também sofreu e, não fosse Cristiano Ronaldo que marcou um gol de pênalti no fim do jogo, o time madrilenho também estaria fora.

PALMEIRAS ESTRAGA A FESTA

* A FESTA de final de Paulistão promovida pela FPF foi um fiasco por culpa exclusiva do presidente do Palmeiras. Nem diretores, nem comissão técnica, nem jogadores do Verdão compareceram ao evento.

Cartola palmeirense estragou festa do Paulistão
Cartola palmeirense estragou festa do Paulistão

Como a seleção do campeonato contava oito jogadores do time de Roger Machado, a festa foi esvaziada. O próprio Roger não compareceu como melhor técnico do campeonato. Ficou muito mal para o clube boicotar a festa que homenageava os melhores do Paulistão. Faltou espírito esportivo ao presidente Galliote que, no caso, só merece críticas.

* A SELEÇÃO do campeonato escolhida diretamente pelo voto de jornalistas esportivos, contou com os seguintes jogadores. Jailson; Marcos Rocha, Antonio Carlos, Balbuena e Vitor Luiz. Felipe Melo, Lucas Lima e Rodriguinho. Dudu, Borja e Gabigol. Neste time, eu não colocaria Gabigol.

Sua escolha não tem justificativa. O craque do campeonato foi Jailson, que, realmente, jogou muito. Melhor técnico foi Roger Machado, que perdeu o título, mas levou seu time a ser o que mais pontos ganhos, mais gols marcou e menos gols tomou. Um belo trabalho.

AMÉRICA NA BASE DE LIMINAR

* COMO vocês sabem, moro em São José do Rio Preto hoje em dia. O futebol daqui não anda bem. No América, que é o clube mais conhecido, existe um impasse. O ex presidente Zé Branco entrou com ação em Juízo e ganhou o direito de voltar ao cargo mesmo com mandato encerrado.

O absurdo dos absurdos. Mas um juiz que trabalha no Fórum da cidade deu respaldo jurídico ao Zé Branco que reassumiu o cargo mesmo ilegalmente (vejam só como anda a Justiça em nosso País. Está cheio de Gilmar Mendes nos Tribunais brasileiros!!!)

Zé Branco assume América sob suspeitas e respaldado em liminar
Zé Branco assume América sob suspeitas e respaldado em liminar

* NA CIDADE comentam que o irmão de Zé Branco é muito amigo do juiz que deu a ele o direito de voltar à presidência do clube mesmo sem ter legalmente essa possibilidade (porque seu mandato já tinha se esvaziado). Espero que seja apenas boato.

Se é verdade, como é que o Juiz aceitou analisar um processo onde tem um amigo pessoal interessado? Coisas que ninguém entende, porque, o normal é que nenhum Presidente com mandato encerrado pode ocupar o cargo de novo sem eleição e com veto do Conselho do clube. Mas isso está ocorrendo no América.

* COMO costumo ser muito sério ao abordar temas em minha coluna, não quero precipitar nada. Vou me inteirar direito dos detalhes dessa presença irregular de Zé Branco na presidência do América e depois farei uma matéria especial no Futebol Interior sobre o assunto.

E mais. Pelo que soube, Zé Branco, quando presidente, depositou 84 mil reais do clube na conta de uma sobrinha. Como ele pôde fazer isso eu não sei, mas se confirmado o fato, ele foi totalmente desonesto. Aguardem maiores informações sobre o drama americano nas próximas colunas.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos