Nova Venécia-ES Portuguesa-RJ
Nova Venécia-ES 2 x 2 Portuguesa-RJ - Com muita raça, Lusa mostra valentia e garante classificação

Portuguesa garante empate e vaga nas quartas de final

Emerson Carioca
Com um a menos, Lusa mostra valentia e garante classificação. (twitter/emerson carioca)

Nova Venécia, ES, 14 (AFI) – O Nova Venécia-ES recebeu a Portuguesa-RJ no seu estádio neste domingo, 14, para disputar o jogo de volta das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro de 2022.

Em jogo de quatro gols, a Lusa não se deixou abater e conseguiu o empate para se classificar para as quartas de final da Série D. A Lusa jogou o segundo tempo quase todo com um jogador a menos após ter um atleta expulso logo aos 4 minutos da segunda etapa. Emerson marcou duas vezes para os donos da casa e Emerson Carioca também balançou as redes duas vezes para o time carioca.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo se iniciou e o Nova Venécia se lançou ao ataque, porém antes dos cinco minutos, a Portuguesa aproveitou uma roubada de bola e conseguiu sair num contra-ataque que parecia muito promissor, mas foi parado com falta pelo zagueiro do time da casa que recebeu amarelo.

O Leão continuou pressionando a Lusa, e criou boas chances com Jairo cobrando uma falta aos oito minutos, e com um cabeceio de Caio após escanteio que assustou os adversários aos 11 minutos.

Aos 13 minutos, em uma subida promissora ao ataque dos donos da casa, Diego Souza acabou se lesionando sozinho e pediu substituição na mesma hora. O Leão sentiu a saída do jogador durante um curto período e o Rubro-verde conseguiu chegar com um chute perigoso aos 20 minutos, mas o arqueiro dos donos da casa fez uma boa defesa.

Após se recuperar por ter perdido um jogador importante, o Nova Venécia conseguiu voltar a imprimir seu ritmo de jogo, até que aos 30 minutos, após uma boa cobrança de escanteio, Emerson subiu sozinho e cabeceou no canto direito do gol para vencer o goleiro adversário e balançar as redes, fazendo assim 1 a 0 para o Leão. Esse resultado estava levando o jogo para os pênaltis.

Com a desvantagem no placar, a Portuguesa teve que se abrir mais para tentar o empate, que forçaria o time mandante a fazer mais um gol para tentar empatar no placar agregado novamente. Com a bola no chão, a Lusa conseguiu chegar com perigo aos 32 minutos, porém o goleiro dos donos da casa fez uma grande defesa.

Aos 40 minutos, o Rubro-verde teve uma falta muito boa no lado esquerdo da entrada da área. Emerson Carioca foi pra bola, ajeitou com carinho e mandou no ângulo esquerdo do goleiro do Nova Venécia que só pulou para sair na foto.

A Portuguesa-RJ ainda conseguiu chegar no ataque no finalzinho do tempo regulamentar, porém Emerson Carioca perdeu a grande oportunidade de virar a partida.

Após o lance perdido, o juiz apitou o fim da primeira etapa.

SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo começou mais animado do que o primeiro. O Nova Venécia se lançou para o ataque e logo aos 4 minutos conseguiu um pênalti, quando o zagueiro da Portuguesa abriu os braços para impedir um passe do ataque do Leão.

Após muita confusão em cima do árbitro, o zagueiro da Lusa foi expulso e Emerson pôde colocar a bola na marca da cal para realizar a cobrança.

Emerson conseguiu bater a penalidade máxima somente aos oito minutos. Ele pensou, correu para a bola e bateu. Goleiro para um lado, bola para o outro. Com esse resultado os donos da casa estavam levando a decisão para os pênaltis novamente.

Mas não deu nem tempo do time capixaba comemorar, pois logo aos 14 minutos, Emerson Carioca, que já havia feito o primeiro gol. Invadiu a área com a bola dominada e soltou um foguete com a esquerda para vencer o goleiro dos donos da casa e empatar novamente a partida.

A partir daí, com o placar a seu favor e com um a menos, a Lusa abdicou do jogo e começou a fazer faltas e fazer cera para conseguir passar o máximo de tempo possível. Aos 26 minutos, o goleiro tomou foi advertido com um cartão amarelo por conta da cera que estava fazendo.

Com o jogo muito mais truncado e travado, o Nova Venécia não conseguiu criar tantas chances. O time Capixaba conseguiu finalizar aos 29 minutos com Dodô que aproveitou um bate-rebate na área, porém chutou fraco para a defesa do goleiro João Lopes. Após essa chance o Leão só conseguiu finalizar novamente aos 48, quando houve uma falta muito perigosa na entrada da área, porém após muita demora, Jairo bateu fraco e no meio do gol.

Após a cobrança de falta, o juiz apitou o final da partida. Com o resultado, a Portuguesa-RJ se classificou para as quartas de final da Série D e está a apenas um passo do tão sonhado acesso.

PROXIMA FASE

O ASA-AL agora encara o Pouso Alegre-RS para tentar buscar o tão sonhado acesso.

FICHA TÉCNICA

Nova Venécia-ES
Nova Venécia-ES
2 2
Portuguesa-RJ
Portuguesa-RJ
Fase Fase:
Oitavas
Fase Rodada:
Fase Data:
14/08/2022
Fase Horário:
15:00
Fase Árbitro:
Roger Goulart (RS)
Fase Assistentes:
Mauricio Coelho Silva Penna e Gustavo Marin Schier (RS)
Fase Cartões Amarelos:
Nova Venécia-ES: Max, Matheus Lira e Lucas
Portuguesa-RJ: João Lopes, Neto, Emerson e Leandro
Fase Cartões Vermelhos:
Portuguesa-RJ:
Fase GOLS:
Nova Venécia-ES: Emerson (30’/1T e 8’/2T)
Portuguesa-RJ: Emerson Carioca (40’/1T e 14’/2T)
Fase Estádio:
Zenor Rocha
Fase Local:
Nova Venécia (ES)

Confira também: