Mundial: Palmeiras estreia em 8 de fevereiro e reajusta planejamento

O Palmeiras faz sua estreia no dia 8 de fevereiro, às 13h30 (de Brasília), contra Al Ahly

Categorias: Futebol Mundo

Por: Agência Estado, 01/12/2021

Screenshot 8

Campinas, SP, 01 – A Fifa definiu os dias, horários e locais dos jogos do Mundial de Clubes, a ser disputado em 2022 em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos. O Palmeiras, campeão da Libertadores, faz sua estreia no dia 8 de fevereiro, às 13h30 (de Brasília). O palco da partida contra Al Ahly ou Monterrey será o Al Nahyan Stadium, pequeno estádio que pertence ao Al Wahda e tem capacidade para 15 mil torcedores.

Al Jazira x Auckland City é a partida que inaugura o Mundial, marcada para 3 de fevereiro, às 13h30 (de Brasília). Monterrey e Al Ahly se enfrentam no dia 5. Quem vencer encara o Palmeiras três dias depois. O time alviverde já duelou com o rival egípcio na disputa do terceiro lugar da última edição do torneio da Fifa. Na ocasião, perdeu nos pênaltis.

Desta vez, a equipe de Abel Ferreira deve entrar mais bem preparada, uma vez que os principais atletas já estão de férias e terão mais tempo para descanso. As duas últimas partidas do Brasileirão serão jogadas com jovens oriundos da base e jogadores com pouca minutagem na temporada. Como o Mundial será disputado na primeira quinzena de fevereiro, o clube reajustou seu planejamento e o elenco se reapresenta na Academia de Futebol no dia 5 de janeiro de 2022. Haverá, portanto, um mês para o grupo se preparar para o torneio da Fifa.

Se ganhar de mexicanos ou egípcios, o Palmeiras estará na final. A grande decisão está agendada para o dia 12, às 13h30, no Mohammed bin Zayed Stadium. O adversário pode ser o Chelsea. No caminho do atual campeão europeu está o saudita Al Hilal, vencedor da Liga dos Campeões da Ásia, o anfitrião Al Jazira ou o neozelandês Auckland City-NZL, representante da Oceania.

O Mundial de Clubes 2021 seria disputado no Japão, mas o país asiático desistiu em setembro de ser sede da competição em virtude do temor do agravamento da pandemia de covid-19. Os Emirados Árabes Unidos, junção de sete pequenos emirados situados na península Arábica, no Golfo Pérsico, então, aceitaram receber o torneio pela quinta vez. A nação é próxima ao Catar, sede da Copa do Mundo de 2022.

O Mohammed bin Zayed Stadium, palco da decisão, pode receber até 40 mil pessoas e é a casa do Al Jazira, representante do país anfitrião no evento. Além da final, o estádio também vai abrigar o jogo de abertura, o duelo das quartas e a semifinal com o Chelsea em campo.

O Mundial de Clubes de 2021 deve ser o último realizado no atual formato. A Fifa quer reformular a competição e pretende aumentar o número de times para 24. A entidade também planeja realizar o campeonato apenas a cada quatro anos, não mais anualmente. Entre idas e vindas, a proposta já gerou polêmicas e a entidade máxima do futebol mundial não avançou com a ideia por enquanto.

Veja as datas e horário dos jogos do Mundial de Clubes

3 de fevereiro

13h30 – Al Jazira x Auckland City – Mohammed bin Zayed Stadium

5 de fevereiro

13h30 – Monterrey x Al Ahly – Al Nahyan Stadium

6 de fevereiro

13h30 – Al Hilal x Al Jazira ou Auckland City – Mohammed bin Zayed Stadium

8 de fevereiro

13h30 – Palmeiras x Monterrey ou Al Ahly – Al Nahyan Stadium

9 de fevereiro

10h30 – Disputa do 5º lugar – Al Nahyan Stadium

13h30 – Chelsea x Al Hilal, Auckland City ou Al Jazira – Mohammed bin Zayed Stadium

12 de fevereiro

10h – Disputa do 3º lugar – Al Nahyan Stadium Final

13h30 – Final – Mohammed bin Zayed Stadium

Confira também: