Luto! Ícone do jornalismo cearense e eterno trem bala morre aos 83 anos

O comunicador deixa esposa, uma filha e uma neta. Referência no jornalismo do Ceará, Alan Neto se dedicou ao máximo à profissão

Aos domingos, ele escrevia uma coluna sobre os bastidores da política cearense.

Trem Bala
Foto: Fábio Lima

Fortaleza, CE , 03 (AFI) – Ícone do jornalismo cearense, Alan Neto, o eterno “Trem Bala”, morreu nesta quarta-feira, 3º. O jornalista e colunista do O Povo, que marcou época pelo seu jeito polêmico e irreverente em todas as plataformas, do rádio ao Youtube, estava hospitalizado desde o fim de janeiro após sofrer um acidente doméstico.

O comunicador deixa esposa, uma filha e uma neta. Referência no jornalismo do Ceará, Alan Neto se dedicou ao máximo à profissão no qual era profundamente apaixonado e desfilou todo o seu talento em quase 60 anos de carreira, escrevendo para jornal e portal e comandando programas em rádio, televisão e Youtube.

No O Povo, Alan Neto mantinha textos sobre o futebol cearense em sua coluna, de segunda a sábado, uma das mais lidas do grupo. Aos domingos, ele escrevia uma coluna sobre os bastidores da política cearense. O jornalista também apresentava o famoso programa Trem Bala no canal do O Povo no Youtube e na Rádio O Povo CBN.

Performático e criativo, o apresentador do Trem Bala colecionou bordões e se tornou viral na era da internet. Um dos maiores streamers e youtubers do Brasil, Casimiro, o Cazé, chegou a reagir a vídeos do programa. Bordões como “Olha o dedo do Trem Bala”, “passe adiante” e “bombas de milmegatons” estarão eternizados na crônica esportiva cearense.

Entrevista marcante com Pelé – A habilidade como repórter, função tão valorizada por Alan durante toda a vida, o levou a entrevistas marcantes. A mais importante delas, considerado o auge da carreira do jornalista, foi com o Rei do Futebol, Pelé.

O eterno camisa 10 revelou a Alan Neto, de forma exclusiva, num encontro no Savanah Hotel, no Centro de Fortaleza, que a Copa do Mundo de 1970 seria a última da sua carreira.

Sincero e bem-humorado, o jornalista narrou sua trajetória quando foi o entrevistado das Páginas Azuis do O Povo, principal espaço de entrevistas do jornal. O eterno Trem Bala contou bastidores da sua carreira, os causos no jornalismo e os momentos marcantes.

Confira também: