De volta à Lusa, ídolo Marco Antônio assume papel de mentor na Série D

No novo cargo, terá como foco a mentoria individualizada e o suporte comportamental e mental aos atletas lusos

Para o presidente Alex Bourgeois, a contratação representa um reforço importante na estrutura de apoio ao elenco

Portuguesa
Foto: Divulgação/Portuguesa

Por: Rivail Oliveira

São Paulo, SP , 04 (AFI) – O ídolo está de volta. Campeão brasileiro da Série B em 2011 e líder de um dos times mais marcantes da história recente do clube, o ex-meia Marco Antônio retorna à Portuguesa para exercer uma nova função — agora fora das quatro linhas. Na manhã desta quarta-feira (2), ao lado do presidente Alex Bourgeois, do diretor Tadeu Oliveira Jr. e da comissão técnica, o ex-capitão foi apresentado oficialmente como performance coach.

No novo cargo, terá como foco a mentoria individualizada e o suporte comportamental e mental aos atletas lusos.

Com carreira consolidada dentro de campo, Marco Antônio defendeu a Lusa entre 2009 e 2011. Nesse período, disputou 137 partidas, marcou 21 gols e vestiu a lendária camisa 10 do time que encantou o Brasil com seu futebol envolvente, entrando para a história como a Barcelusa.


REFERÊNCIA FORA DE CAMPO

Para o presidente Alex Bourgeois, a contratação representa um reforço importante na estrutura de apoio ao elenco:

“O Marco sempre foi visto como referência por onde passou e tem uma ligação forte com a Portuguesa. Fico feliz em tê-lo conosco. Vamos integrá-lo ao trabalho de análise comportamental e cognitiva que já desenvolvemos, e tenho certeza de que isso potencializará todo o processo”, destacou o presidente e sócio-investidor da Portuguesa SAF.


DE VOLTA AO CANINDÉ

Após 16 anos desde sua primeira passagem, Marco Antônio celebrou o reencontro com o clube onde fez história:

“Minha vida tem mudado ao longo dos últimos anos, e eu encaro cada novo começo como uma porta aberta por Deus. Aqui me sinto em casa, me sinto bem. Foram três temporadas defendendo essa camisa, culminando com um título expressivo que até hoje é lembrado. Então, é especial voltar para cá, iniciar esse trabalho e poder servir essa garotada que está em busca de um objetivo comum: recolocar esta instituição no lugar que ela merece”, afirmou o ex-meia.


ATUAÇÃO COM OS ATLETAS

O novo performance coach também detalhou como será seu trabalho no dia a dia:

“Acredito em um trabalho individualizado. Participei de muitas dinâmicas em grupo ao longo dos meus 25 anos como atleta, e por experiência, vejo que o jogador está mais aberto a ouvir quando está em um ambiente tranquilo e familiar. Basicamente, trata-se de uma gestão comportamental, postural e mental, para que cada atleta encontre dentro de si o propósito que o move. Isso envolve fortalecimento de identidade, construção de confiança… É um trabalho voltado a entender por que se faz o que se faz.”

O retorno do ídolo, agora em nova função, representa mais um passo no projeto de reestruturação e desenvolvimento humano da Portuguesa, que investe cada vez mais em um modelo moderno de gestão e suporte integral aos atletas.


DEIVID NO PRUDENTE

A Portuguesa informou que o atacante Deivid foi transferido em definitivo para o Grêmio Prudente. O clube manteve 30% dos direitos econômicos do jogador. Formado nas categorias de base da Lusa, Deivid integrou o elenco principal como suplente durante a disputa da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série D.


SÁBADO NO ESPIRITO SANTO

A Portuguesa volta a campo neste sábado (5), às 17h, para enfrentar o Rio Branco (ES) no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). A partida marca o reencontro com o palco onde a Lusa conquistou sua primeira vitória fora de casa na temporada. O jogo é decisivo: um confronto direto entre líder e vice-líder do Grupo A6 da Série D. A Portuguesa lidera com 20 pontos, quatro a mais que o Rio Branco, adversário deste fim de semana.

Confira também: