GAÚCHO: Caxias vence São José e avança à semifinal em jogo com ataques racistas a zagueiro

A classificação do time grená acabou ficando em segundo plano com o racismo sofrido pelo zagueiro Tiago Pedra

O Placar Ao Vivo do Futebol Interior acompanha todos os jogos da competição

PLACAR FI
Caxias derrota o São José. Foto: Luiz Erbes/ S.E.R. Caxias

Caxias do Sul, RS, 08 (AFI) – O Caxias carimbou sua vaga para a semifinal do Campeonato Gaúcho ao derrotar o São José por 1 a 0, nesta sexta-feira, pela rodada única das quartas de final. O que era para ser uma noite de festa, acabou com mais uma mancha no futebol brasileiro, graças às injúrias raciais sofridas pelo zagueiro Tiago Pedra.

RACISMO

Um torcedor do Caxias foi flagrado cometendo atos racistas direcionados ao zagueiro do São José. O jogo acabou sendo paralisado e o cidadão retirado do estádio e encaminhado à delegacia. Ele foi identificado por outros torcedores da equipe grená.

“O Caxias informa que, em conjunto com seus torcedores, identificou o indivíduo que,  conforme os atletas do São José denunciaram, cometeu ato de racismo.  O mesmo já foi retirado do Estádio e encaminhado às autoridades para sequência da ocorrência.  O Caxias enaltece que repudia veementemente o racismo e qualquer outro tipo de preconceito, e que sempre fará de tudo para combater em nosso estádio ou em qualquer outro lugar”, afirmou o clube em nota.

“A Federação Gaúcha de Futebol – FGF informa que atletas do São José denunciaram um torcedor do Caxias por ofensas racistas na noite desta sexta-feira, no Estádio Centenário. O torcedor foi identificado e está aguardando o final da partida sob a custódia da Brigada Militar. O jogo chegou a ser paralisado por cerca de 10 minutos para que os jogadores pudessem esclarecer o ocorrido. Eles prestarão depoimento ao término do jogo. O São José e seus atletas receberão todo o apoio necessário da FGF. O Projeto Protocolo Zero tem o objetivo de combater esse tipo de crime. Estamos juntos na batalha para eliminar o racismo no futebol gaúcho”, afirmou a Federação em nota.

Após os ataques racistas, a Polícia Militar tentou levar o zagueiro Tiago Pedra para depor de imediato, o que irritou o técnico China Balbino. O treinador queria ter o jogador à disposição. Em comum acordo, decidiram que os depoimentos seriam ouvidos após o embate. 

O JOGO

A partida começou com o Caxias pressionando. O time grená abriu o placar com apenas três minutos. Emerson Martins pegou a sobra, após cobrança de escanteio, e chutou. A bola desviou e acabou sendo ajeitada para Vitor Feijão. O meia só teve o trabalho de empurrar para o gol.

O São José sentiu o golpe, mas deu a volta por cima e chegou a ameaçar o Caxias. O Zeca estava em um bom momento, mas o ato racista fez o jogo ficar paralisado por alguns minutos e quebrou o ímpeto do time visitante.

Quando a bola voltou a rolar, o Caxias ficou muito próximo de marcar o segundo. Foram duas grandes oportunidades. Na melhor delas, aos 54 minutos, Emerson Martins pegou a bola da marca do pênalti e exigiu uma grande defesa do goleiro Fábio Rampi.

No segundo tempo, a situação do São José começou a melhorar aos 14 minutos, quando Gabriel Silva deu um pisão em Marcílio e acabou expulso. Com um jogador a mais, o Zeca cresceu e perdeu boa oportunidade com Renê. Volpi salvou.

O São José dominava a partida até que aos 24 minutos, Robinho ganhou de Matheuzinho e tocou na saída de Rampi. O gol, no entanto, acabou anulado. Com isso, o Caxias resolveu apenas se defender e conseguiu confirmar a vitória e consequentemente a classificação, graças ao goleiro Fabian Volpi, que salvou, com os pés, a tentativa de Fredson. Destaque também para o Cézar Henrique, que, nos acréscimos, tirou uma bola em cima da linha, chutada por Marcílio. 

SEMIFINAL

Na próxima fase, o Caxias enfrentará o vencedor de Grêmio e Brasil de Pelotas, que acontecerá neste domingo. No outro lado da chave, estão: Internacional x São Luiz, além de Guarany de Bagé x Juventude.

FINALIZADO
unnamed file 183
Guarany Bagé-RS
0 4
unnamed file 79
Juventude
FINALIZADO
unnamed file 128
Caxias-RS
1 0
unnamed file 98
São José-RS
PÓS-JOGO
unnamed file 69
Internacional
3 0
unnamed file 188
São Luiz-RS

Confira também: