Almanaque do Santos traz as fichas técnicas do clube durante os 100 anos de história

Livro tem mais de 5.600 ficha com dados completos dos jogos do clube

por Agência Futebol Interior

São Paulo, 29 de janeiro de 2013 – Em seus mais de 100 anos de história o Santos apresentou o Rei do Futebol ao mundo e diversos outros craques do futebol brasileiro. Foram quase 100 títulos, entre eles o Bicampeonato Mundial e o Tricampeonato da Libertadores. Mas toda a história de um clube é escrita a cada partida jogada e por isso o Almanaque do Santos é um dos livros mais esperados por torcedores, pesquisadores e amantes do futebol.

Escrito pelo pesquisador Guilherme Nascimento, o livro traz fichas técnicas de mais de 5.600 partidas jogadas pelo Santos em seus 100 anos de história. Entre as informações estão: local do jogo, data do confronto, escalação das duas equipes, placar, além de curiosidades e comentários sobre as partidas.

Segundo o autor, as pesquisas para o Almanaque do Santos tiveram início após o milésimo gol do Rei Pelé, em 17 de novembro de 1969, quando ele passou a fazer anotações e guardar livros, revistas e jornais. Mas somente em 2004, após a conquista do oitavo título de Campeão Brasileiro, Nascimento resolveu montar o Almanaque. Ele acreditava que terminaria em um ou dois anos, mas levou sete anos para finalizar a obra.

Na apresentação do livro, Nascimento destaca santistas e também torcedores de outros clubes que o auxiliaram na elaboração e pesquisa das informações, inclusive com pessoas que residem fora do Brasil. Mas ressalta também que esta não é uma obra acabada.

Além das informações completas sobre cada partida, o Almanaque do Santos traz textos do atual presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, e do jornalista e pesquisador da história do Clube, Odir Cunha. Segundo Luis Alvaro, “este Almanaque traduz nossa [Santos] grandeza em números, dados e estatísticas”.

Já Cunha destaca que outros clubes já tinham o seu almanaque, faltava o do Santos. “Se outros clubes, menos espetaculares, já tinham os seus, por que nosso querido Alvinegro Praiano, de façanhas inesgotáveis, ainda não possuía um livro que contasse em detalhes seus duelos ao longo da história?”.

Sobre o livro
Título: Almanaque do Santos FC
Autor: Guilherme Nascimento
ISBN.: 9788598230344
Formato: 21x27cm
Edição: 1 / 2013
Idioma: Português
Número de páginas: 392
Preço de capa: R$ 99,00

aaa