Paulistão: Ponte Preta disputa com Santo André para evitar o rebaixamento à Série A2

O outro rebaixado vai sair do confronto direto entre Mirassol, com 11, e o Linense, com nove pontos.

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 9 (AFI) – Faltando apenas uma rodada para o término da fase de classificação do campeonato Paulista – o Paulistão 2018 – quatro clubes continuam ameaçados pelo rebaixamento. A Ponte Preta, com 11 pontos, disputa uma vaga com o Santo André, lanterna com oito. O outro rebaixado vai sair do confronto direto entre Mirassol, com 11, e o Linense, com nove pontos.

Na verdade, um empate da Ponte Preta contra a Ferroviária, domingo, às 17 horas, em Campinas, a livra da queda. Daí ela atingira os 12 pontos. Mas em caso de derrota para a Ferroviária, daí a Macaca vai precisar contar com a sorte dos outros resultados. Todos os oito jogos da última rodada serão disputados domingo a partir das 17 horas.

Ponte Preta precisa se defender bem para evitar derrota para a Ferroviária dentro do Majestoso
Ponte Preta precisa se defender bem para evitar derrota para a Ferroviária dentro do Majestoso

QUEDA AMEAÇADORA
Mesmo com apenas oito pontos, o Santo André pode derrubar a Ponte Preta. Precisa vence em casa o Novorizontino, já classificado, e com boa margem de gols. Estaria com 11 pontos, igual a Ponte (no caso de derrota) e iria para os critérios de desempate.

Ambos teriam duas vitórias, daí dependeriam dos resultados. Mas são placares possíveis. Por exemplo: a Macaca perde da Ferroviária por dois gols, enquanto o Santo André vence o Novorizontino por 3 a 0. Isso deixaria o saldo de gols igual: 3 a 3 (no momento é -2 para a Ponte e -6 para o Santo André).

Neste caso, a definição se daria pelo número de gols marcados. No momento o Ramalhão leva vantagem sobre a Macaca: 9 a 6. O time campineiro não vence há sete jogos seguidos no Paulistão e tem o pior ataque da competição.

Linense renasceu após vitória sobre o Santo André
Linense renasceu após vitória sobre o Santo André

UM VAI MORRER
No jogo na cidade de Mirassol, alguém vai ser rebaixado. O time da casa tem 11 pontos e se livra com um empate ao chegar aos 12 pontos. Mas em caso de derrota ficaria com 11 pontos, contra 12 do Linense.

Em caso de derrota, o Mirassol pode até disputar a vaga nos critérios com a Ponte Preta, em caso também de derrota. Ambos ficariam com 11 pontos. Daí valeria o saldo de gols, que hoje é de -2 da Ponte e -4 do Mirassol.

TUDO PODE ACONTECER
Se o Linense ganhar do Mirassol isso também vai ajudar a Ponte Preta, que tem melhor saldo do que o time de amarelo (-2 a -4).

Na verdade, o clube em pior situação é o Santo André. Não depende apenas de suas forças. Os outros três ameaçados só dependem deles próprios.

Mas ele pode escapar e derrubar Ponte Preta e Mirassol. Os três podem terminar com 11 pontos e daí decidiriam no saldo de gols quem cai e quem entra no Paulistão 2019.

 
 
" />