Ciclismo: Ciclista goiano é referência para atletas locais

Aos 25 anos de idade, o atleta faz parte do seleto time da equipe Dataro-PR

por Agência Futebol Interior


Goiânia, GO, 31 (AFI) - Rodrigo Araújo tem 25 anos e é ciclista de uma das grandes equipes brasileiras de ciclismo, a paranaense Dataro. O goiano pedala em equipes profissionais desde 2007 e, na próxima semana, tem como objetivo estar entre os vencedores de uma das 6 etapas da 10ª Volta Ciclística de Goiás, categoria Elite. O evento será realizado de 4 a 8 de Junho, em Caldas Novas-GO.

"Desde quando decidi que queria seguir carreira tive de sair do meu estado", conta, remetendo a uma história comum entre os atletas que despontam em Goiás. A Dataro é a quarta equipe da carreira profissional de Rodrigo. Antes passou por Sorocaba, Ribeirão Preto e Assis.

O ciclista é "sprintista" e garante que está em uma boa fase para a Volta. "Tem uma semana que a equipe está concentrada em Cascavel-PR fazendo uma seletiva interna para a prova. São 12 ciclistas disputando de 6 a 8 vagas. Mas, eu já garanti a minha", adianta.

Na preparação para a competição o goiano já perdeu 5 kg nos treinos específicos para enfrentas a subidas das provas de estrada. "Mesmo sendo um atleta de explosão, estou preparado para passar a subida no grupo da frente e poder defender as etapas. Vou brigar mais por etapa."

Equipe goiana
Assim como conseguiu construir sua carreira como profissional no ciclismo, desde o início do ano Rodrigo Araújo treina um time goiano. A JC Bike é um projeto que já existe há mais de 20 anos e agora ganhou um novo padrinho. "A equipe vai participar da Volta com 6 ciclistas. Todos sabem que não têm muitas chances de vencer uma etapa ou na classificação geral, mas temos o compromisso de incentivar o esporte em Goiás", contou.

O time, mesmo ainda sem expressão nacional já tem seus destaques. Éric Garcia, Maykel Vieira e Leandro Moura, todos com idade entre 25 e 30 anos poderão ser vistos entre os primeiros colocados nas 6 etapas que serão realizadas nos cinco dias de provas. Quem garante é Rodrigo Araújo.

A 10ª Volta Ciclística de Goiás é organizada pela Liga Goiana de Ciclismo com realização da Magalhães Sports e TV Anhanguera e tem o apoio da Prefeitura de Caldas Novas. Por ser uma prova supervisionada pela Liga Nacional de Ciclismo, conta pontos para o ranking desta entidade.

 
 
" />